Anúncio

Sicoob premia alunos da região com o Concurso Cultural ‘Cooperar para Transformar’

por Pedro Henrique Oliveira

Publicado em 30 de novembro de 2022 às 09:12 / Atualizado em 27 de dezembro de 2022 às 08:04
Luzia Gallina, Rayane Bressanelli, Maria Sofia Antunes, Fábio Novaes, Gabriela Petri, Fabrício Soares e José Américo Barreto. Foto: divulgação.

O Instituto Sicoob realizou em outubro o Concurso Cultural Cooperar para Transformar 2022. Com o objetivo de promover o desenvolvimento das práticas e princípios cooperativistas, o programa premia alunos de diversas escolas em diferentes categorias. Este ano, participaram do concurso estudantes de cinco escolas de quatro municípios da região: Alfredo Chaves, Itapemirim, Viana e Anchieta.

“A realização do Concurso Cultural é um alinhamento do SICOOB com o 4º princípio do Cooperativismo que é levar a Educação, a Formação e a Informação para a sociedade em geral. Com o tema deste ano “Cooperar para Transformar”, levamos para os alunos um exercício para desenvolver e fortalecer a cultura de cooperação através da arte”, destacou o presidente do Sicoob Sul Litorâneo, Fábio Novaes.

Dividido em quatro categorias, o Concurso convida os alunos de 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental a produzirem trabalhos que retratem o tema proposto. Os estudantes do 3° ano de cada escola devem criar desenhos que expressem o tema do Concurso. No 5º ano, as crianças produzem crônicas, que valorizem a relação entre o tema do programa e a realidade local.

Já os alunos do 7º ano devem criar poemas compostos por versos livres ou de estrutura fixa, utilizando recursos visuais, semânticos e sonoros da linguagem que viabilizem a compreensão do tema do Concurso. No 9º ano, as crianças produzem tiras em quadrinhos com texto crítico-reflexivo produzido a partir do tema do Concurso.

Os três melhores trabalhos de cada escola foram premiados na etapa local do Concurso com kits escolares. Na premiação regional, realizada em novembro, um aluno de cada categoria foi premiado com um tablet e o professor responsável ganhou R$ 1 mil. Nessa etapa, a estudante Maria Sofia, da EEEFM Camila Mota, de Alfredo Chaves, ganhou na categoria Poema, e foi premiada com sua professora Rayane Bressanelli.

Em dezembro, a disputa segue para a etapa nacional onde alunos do Brasil inteiro levarão seus trabalhos sobre o tema.

Veja também

usar-esta-destacada

Muquiçaba ganha uma loja completa em produtos de puericultura, enxoval e vestuário para crianças

A puericultura trata do cuidado de crianças nos primeiros anos de vida e engloba produtos que vão desde a amamentação até a higiene, passando por itens de segurança e alimentação, por exemplo

Luana-retrato-fotos-May-Rabello-19

Cada fase uma beleza: Cuidando do corpo após a gestação

IMG_20240422_092510

“Saí da cachaça para o xampu”, relembra a empresária Marinete Pertel

top-view-box-with-food-donation

Baile da Sou – a festa continua tem iniciativa solidária

Faltam apenas dez dias para a noite que consolida o evento no calendário social de Guarapari

20240510_195851

Mães homenageadas e alunos brilhando em 4º Sarau Cultural da Escola Rui Barbosa

APROXIMA-BEM-ELA-NA-ESPACO-DELA-2

Maternidade e saúde bucal: a importância do pré-natal odontológico