Anúncio

Com orientação profissional, suplementação alimentar é aliada do corpo saudável

por Carolina Brasil

Publicado em 20 de abril de 2021 às 12:00 / Atualizado em 20 de abril de 2021 às 12:02
Produtos naturais e industrializados podem suprir as necessidades do corpo e completar a dieta alimentar. Foto: reprodução|Freepik

Fontes de vitaminas, minerais e outras substâncias, os suplementos alimentares têm a função de complementar a alimentação, seja ela deficiente ou voltada a um objetivo corporal. Não em vão, os mais populares estão associados à perda de peso e ao ganho de massa muscular.

Entre os suplementos mais conhecido estão: a proteína do soro de leite (whey protein) e a creatina, além do os chamados termogênicos que são compostos por cafeína e/ou metilxantinas naturais. “A suplementação evoluiu bastante, é possível encontrar suplementos para todos os objetivos como emagrecimento, hipertrofia, melhor desempenho e maior concentração, por exemplo. É muito válido, ainda, aliar a suplementação com a prática de atividade física e/ou esportiva”, explicou Luiz Tamer Alves Regis Dutra, empresário do setor.

Luiz Tamer e a sócia Isla Honorato de Souza com os ‘queridinhos’ da loja. Foto: divulgação

De acordo com a nutricionista Maria Aracy, a suplementação alimentar ou a complementação alimentar não está restrita aos praticantes de atividade física. “Atualmente, existem diversos produtos de suplementação no mercado com objetivos distintos, como auxiliar a melhora no desempenho esportivo e na recuperação após o exercício físico; auxiliar na perda de peso ou no ganho de massa muscular. Porém, a suplementação alimentar pode ser bem-vinda no intuito de complementar a deficiência de vitaminas e minerais, bem como de macro nutrientes como a proteína na alimentação”, destacou.

Contudo, independente do objetivo e da razão, a suplementação alimentar é uma alternativa que requer a orientação profissional para a garantia de resultados (que não são imediatos) e mitigação dos riscos. “A contraindicação maior para suplementação é falta de orientação profissional, pois quando utilizados de forma errada podem trazer malefícios para a saúde como problema renal, alteração na pressão arterial, aceleração dos batimentos cardíacos, ganho de peso, entre outros”, alertou Maria Aracy.

Dra. Maria Aracy, nutricionista a frente da SerNutri em Guarapari. Foto: reprodução

Para finalizar, a especialista ressaltou que cabe ao nutricionista indicar e orientar quanto à inclusão dos suplementos, considerando as características individuas de cada um e associada à uma alimentação saudável e balanceada, para que assim os objetivos possam ser alcançados e as necessidades corpóreas supridas de forma correta.

Veja também

WhatsApp-Image-2024-03-22-at-11.35.14

Sicoob Sul Litorâneo proporcionou R$ 102 milhões em ganhos aos cooperados em 2023

WhatsApp-Image-2024-05-02-at-14.50.06

ExpoNoivas chega à 11ª edição com novidades e tendências do setor de festas e eventos

Detalhes deste ano foram apresentados durante apresentação nesta quinta-feira

Baile da Sou - Capa de Informe

Patrocínios validam prestígio da 2ª edição de evento da revista SOU

O Baile da Sou – a festa continua – acontece no dia 25 de maio

argeoneherbst_parquepedraazul_domingosmartins_es_40733020655_o

Conheça cinco passeios apaixonantes para fazer no Espírito Santo

WhatsApp-Image-2024-04-19-at-09.33.19

ES Gás investirá R$ 50 milhões na implantação de rede de gás em Guarapari

mulher-lendo

Dia Mundial do Livro: confira 8 obras sobre saúde feminina para melhorar a relação com seu corpo