Anúncio

Utilização de animais de estimação como ferramenta na terapia de crianças autistas

por Revista Sou

Publicado em 16 de novembro de 2023 às 10:38 / Atualizado em 16 de novembro de 2023 às 10:38
Esse é o Lucca, autista que vem fazendo terapia, e trouxe a Lolly (cachorrinha de pelúcia) para atendimento aqui na clínica. A Lolly, vem sendo utilizada pela escolinha na socialização dele.

Um animal de estimação pode fornecer companheirismo, amizade, reduzir a solidão e aliviar a ansiedade. Os benefícios do contato humano com os animais são muitos e nesse artigo venho abordar tópicos dessa relação entre os animais com o indivíduo autista.

Relação animal X Autista na infância

Um dos benefícios mais reconhecíveis do contato de animais com indivíduos autistas é o aumento de comportamentos sociais positivos. Quando as crianças do espectro são acompanhadas por um animal, elas sorriem, falam, e participam mais. Ter um animal de estimação também pode aumentar o estímulo de responsabilidade nas crianças, devido à exigência de cuidados requeridas pelo animal. Pode ser mais fácil uma pessoa autista interagir com animais porque eles não são verbais e não julgam. A posse de um cão pode ser associada também a melhorias duradouras no funcionamento familiar e também no alívio do estresse nas interações entre pais e filhos.

Ponderações
É notável que existem muitos aspectos positivos em ter animais de estimação para crianças com autismo, mas é de suma importância considerar as necessidades específicas dessa relação antes de adotar um animal. O bem-estar tanto da autista quanto do animal devem ser levados em consideração numa avaliação criteriosa. Algumas pessoas têm obstáculos físicos ou psicológicos que podem contraindicar tal relação. Portanto, faz-se necessário um acompanhamento terapêutico com psicólogo e psiquiatras antes da tomada de decisão em adotar um bichinho. Encontre um animal que produza resultados positivos e melhore as necessidades do indivíduo com transtorno espectro autista, com um acompanhamento profissional multidisciplinar. Os animais também precisam ser acompanhados por um veterinário, pois sabemos que existem doenças zoonóticas (que podem ser transmitidas dos animais aos seres humanos), e faz-se necessário a certeza de que o seu animalzinho não possua nenhuma delas.

Dr. Leonardo Lyria Lyrio – CMRV/ES 974 – mestre em ciência Animal com ênfase em reprodução e residência em anestesiologia e cirurgia; sócio proprietário – Centro de Especialidades Veterinária Guarapari

R. Fernando de Abreu, 19 – São Judas Tadeu, Guarapari (em frente a Primeira Igreja Batista em Guarapari)
(27) 3117-0021 | (27) 99630-4815

Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h30 | sábados, das 8h às 14h

Emergência 24h

Veja também

IMG_20240422_092510

“Saí da cachaça para o xampu”, relembra a empresária Marinete Pertel

top-view-box-with-food-donation

Baile da Sou – a festa continua tem iniciativa solidária

Faltam apenas dez dias para a noite que consolida o evento no calendário social de Guarapari

20240510_195851

Mães homenageadas e alunos brilhando em 4º Sarau Cultural da Escola Rui Barbosa

APROXIMA-BEM-ELA-NA-ESPACO-DELA-2

Maternidade e saúde bucal: a importância do pré-natal odontológico

20240417_091949

Fonoaudiologia: cuidado na primeira infância com grandes resultados para o futuro

Capa - Site SOU

Missão especial: ser mãe