Anúncio

Você costuma sonhar?

por Larissa Castro

Publicado em 25 de agosto de 2020 às 10:00
Atualizado em 25 de agosto de 2020 às 10:00
Anúncio

Sonhar durante a noite é algo relativo e algumas pessoas não entendem o que foi sonhado. Muitas vezes, se esquecem de partes do ocorrido na mente. Há quem diga que não sonha. Saiba que até crianças sonham, porém não sabem descrever o imaginário. Mas todo mundo sonha!

Usando como referência os ideais de Sigmund Freud, a psicóloga e professora Alba Sampaio, explica que, muito diferente do que as pessoas imaginam, sonhos não possuem significados como se vê por aí. “Antes das teorias freudianas, os sonhos eram, muitas vezes, interpretados como premonições ou como meros símbolos. Após as teorias de Freud, o sonho passou a ter outra interpretação. Sendo ele visto como características ou reflexos de nosso inconsciente. A internet está cheia de significados para sonhos, e estes são sensacionalistas. É bom lembrar que “o sonho é do sonhador”; tem sentido para quem sonha!”, explica.

Alba Sampaio, psicóloga e professora. Foto: Arquivo pessoal.

Nas noites de sono da Patrícia Reis, 24, o sonho é sempre presente. E ela se recorda. “Costumam ser sempre com a mesma pessoa, em cenários diferentes, e me trazem uma sensação tranquilizante”.

Uma noite bem dormida, serve tanto para descansar o corpo, quanto a mente. Por isso, temos de brinde, os sonhos. “Algumas de nossas noites de sono são presenteadas com o sonho. No livro ‘A Interpretação dos Sonhos’, Freud descreve que o fenômeno psíquico é uma realização de desejos inconscientes. Isso ocorre para que a gente reelabore nosso inconsciente, durante os sonhos”, detalha a psicóloga Alba.

Há quem tema os pesadelos, como a Luanara Loiola, 26, que lembra de parte do imaginário ocorrido durante a noite. “Não consigo lembrar de tudo, na maioria das vezes. Mas nunca fazem sentido, e algumas vezes não são bons. Fico tentando entender, por eu ter medo que aconteça algo comigo”, relata.

Alba explica que, o termo ‘pesadelo’ nada mais é que o “nome” do sonho ruim. “Sonhos são sonhos; algumas vezes bons, e outras ruins”.

Anúncio

Veja também

guaravet_aline-e-renato-marcondes

O que fazer para seu pet viver mais?

maria luiza bem-estar sou 37

Atividade física: uma aliada contra a depressão

Anúncio
7 - Tnais Ribeiro Mai, Regina Bretas, Luciana Pessanha e Bea Rios

Sou Vip – edição 37

isencao-tributaria

O reconhecimento da isenção tributária municipal (*)

(*) por Wesley Bittencourt de Almeida Siqueira, advogado especialista em Direito Tributário – IBET, e pós-graduando em Direito de Família – PUC-SP

Pedro Lucci 1

Amor pela Educação; o legado de Pedro Lucci

Arroz-negro-com-frutos-do-mar

Arroz negro com frutos do mar