Anúncio

Viver e manter-se ativa!

por Carolina Brasil

Publicado em 28 de junho de 2021 às 08:00 / Atualizado em 28 de junho de 2021 às 08:30
Shirley com as obras que produz no atelier. Foto: HM Comunicação

Esse pode ser considerado o lema de Shirley Lessa Pasinato, de 73 anos. Aposentada, a professora de Artes da rede pública municipal do Rio de Janeiro escolheu Guarapari para viver, buscando qualidade de vida, saúde física e mental, deixando de lado as tristezas e enfrentando com fé as próprias dores. Hoje, o Espaço Viver Com Arte’s completa o dia a dia da artista plástica. 

Shirley sabe que a vida é um presente e não deixou a arte ao se afastar das salas de aula, pelo contrário. Há 12 anos na cidade, dedica talento e amor pela pintura; e a técnica escolhida pela artista é óleo sobre tela. “Comecei com um espaço em Muquiçaba, dando aula para crianças carentes, era o Núcleo de Arte Giovanni – NAG uma homenagem ao meu filho que era piloto e faleceu trabalhando; depois, abri um espaço próprio para pintar e expor minhas pinturas. Agora, estou em novo endereço no centro de Guarapari com o Espaço Viver Com Arte’s, onde pinto e dou aulas de pintura, exponho e comercializo minhas obras”, contou ela que também é mãe do Igor e avó de dois meninos, Thiago e Yuri.

De artista plástica à escritora: Shirley é autora do livro “Asas de um Ideal”, que conta a história do filho Giovanni. 

Retratando a natureza, paisagens, e se permitindo passear pelo moderno e o abstrato, entre cores sóbrias e vibrantes, os pincéis, as telas e as tintas da artista servem de refúgio e autoestima. “Quando estou no espaço, pintando, saio de mim; lá também tenho contato com as pessoas, recebo elogios pelo meu trabalho e isso me faz um bem danado. A dor da perda de um filho é um sentimento que fica, mas dando lugar a muita saudade; por isso, desde então, tento fazer tudo que ele gostava, como ajudar o próximo, curtir muito os amigos e a família e praticar esportes”. 

Dedica à arte e compartilhando a vida com o marido Hugo, Shirley ainda encontra tempo para ser multitarefas: adora cozinhar, é quem cuida dos afazeres em casa, faz questão de estar sempre entre amigos e não abre mão de dividir o que tem com quem precisa. Mantém uma rotina cheia de atividades físicas entre musculação, pilates, passeio de bicicleta e canoa havaiana. “Tenho uma vida muito ativa e adoro o mar, a canoa havaiana é uma paixão, com ela trabalho todo meu corpo e ainda aprecio a natureza. Pratico há mais de um ano, três vezes por semana, e sempre estou lá bem cedinho. Isso sem contar que a turma do Clube Amigos da Canoa é incrível”, elencou Shirley. 

A artista e uma paixão: a canoa havaiana. Foto: arquivo pessoal

Espaço Viver com Arte’s 

Rua Dr. Silva Melo,106 – Ed. Altamiro Aarão loja 09

Centro – Guarapari/ES 

27 9 9233-7913 

[email protected] 

Veja também

mulher-lendo

Dia Mundial do Livro: confira 8 obras sobre saúde feminina para melhorar a relação com seu corpo

Moqueca-servida-em-Anchieta_9070

Rota dos Sabores: Espírito Santo tem diversidade gastronômica para todos os gostos

doações RB capa

Escola Rui Barbosa une solidariedade e carinho em forma de doações

Campanha para arrecadar roupas e calçados ganhou traço marcante da escola

meaipe-nova-orla-projeto

Meaípe vai ganhar nova orla e Festival de Frutos do Mar para atrair mais turistas

DSC_5545-1

Jornalista lança livro sobre festival de música que marcou Guarapari nos anos 70

WhatsApp-Image-2024-04-10-at-16.31.00

Mamma mia! Cardápio variado é uma das principais atrações da Festa da Imigração Italiana

Evento acontece em Buenos Aires nos dias 13 e 14 de abril