Anúncio

Verão: veja alternativas para conhecer Guarapari além das praias

por Pedro Henrique Oliveira

Publicado em 9 de janeiro de 2023 às 15:22 / Atualizado em 9 de janeiro de 2023 às 15:24
Foto: Terence J. Nascentes

Com o verão e as férias escolares, Guarapari se torna o destino de milhares de turistas anualmente, mas, para além das já famosas praias da cidade, há diversos lugares para aproveitar a “Cidade Saúde” da melhor maneira. São parques, restaurantes e passeios de escunas que deixam qualquer pessoa maravilhada.

O Parque Estadual Paulo César Vinha, em Setiba, é uma das reservas ambientais mais conhecidas do Espírito Santo. Nele, há uma grande diversidade de ambientes como lagoas, dunas, planícies alagadas e as formações vegetais de restinga, onde das dez fitofisionomias conhecidas, nove delas se encontram no Parque, como a Mata Seca, a Floresta Permanentemente Inundada, o Brejo Herbáceo, o Aberto de Clúseas, entre outras.

Já o Parque Natural Municipal Morro da Pescaria, na Praia do Morro, possui uma área de 73 hectares coberto por vegetação de restinga e de Mata Atlântica, abrigando diferentes espécies da fauna, como macaco-prego, sagui, raposa, preá, esquilo, jiboias e uma diversidade de aves, bem como, rica biodiversidade marinha.

Morro da Pescaria

O Morro da Pescaria é formado por trilhas que dão acesso à Praia Vermelha, Prainha do Sul, Praia do Ermitão, que preservam a característica de praias desertas, e também por mirantes, que proporcionam uma visão panorâmica da Praia do Morro, do relevo que circunda o município de Guarapari e da Ilha da Raposa, situada na lateral do Morro da Pescaria. Dispõem ainda como atração a Pedra das Mesas e das Tartarugas Gêmeas.

No Centro da cidade, os visitantes podem encontrar as Escunas, que realizam passeios pelas principais praias da cidade, incluindo algumas paradas para mergulho. São diversas companhias espalhadas ao longo do Canal de Guarapari.

Para quem busca restaurantes e bares, há uma variedade de opções na cidade, não só no Centro e na Praia do Morro. Nas montanhas, a Cervejaria Speranza oferece um cardápio diversificado e, claro, boa cerveja. O espaço ainda possui uma área kids para as crianças se divertirem. A Vila Anunciatta também chama a atenção em Buenos Aires. Com um cardápio que inclui chope, café, pães caseiros e produtos da roça, o restaurante costuma agradar diferentes gostos. Também em Buenos Aires, o café e bistrô Bosque das Pedras possui um cardápio variado com entradas, belisquetes, cerveja artesanal e mais.

Serviço:

Parque Estadual Paulo César Vinha – Rodovia ES-060 – Km 37.5, Setiba

  • Aberto todos os dias, de 08 às 17 horas.
  • Acesso às trilhas somente até às 15 horas.
  • Não é necessário agendamento.
  • Entrada gratuita.
  • Projeto de acessibilidade Trilha Cidadã: Quinta-feira de 08 às 17 horas. Necessário agendamento prévio pelo telefone (27) 3636-2522.

Parque Natural Municipal Morro da Pescaria – Av. Beira Mar 30 – Praia do Morro

  • Aberto todos os dias, das 07h às 17h
  • Entrada gratuita / Para trilhas: R$ 4,00

Escunas

Podem ser encontradas no Canal de Guarapari. São diversas companhias com passeios que custam, em média, R$ 40,00 por pessoa.

Cervejaria Speranza Estr. Boa Esperança, S/N – Boa Esperança

  • Funcionamento: sexta, sábado e domingo, 11h às 18h
  • Instagram: @cervejariasperanza

Vila Anunciatta – Av. Arthur Arpini – Buenos Aires 

  • Funcionamento: sexta, das 11h às 17h / sábado e domingo, das 09h às 18h
  • Instagram: @vilaanunciattacafeechopp

Bosque das Pedras – Estrada para Buenos Aires, km 3,5

  • Funcionamento: quinta a domingo – 12h às 19hs
  • Instagram: @bosquedaspedras

Veja também

foto-1-1

Sob nova direção, Cheirin Bão é o sabor mineiro na cidade

20240412_163652-1

Roupas como novas com os serviços da LavExpress

20240419_164559338_iOS

Desvendando o futuro da Odontologia: o poder da digitalização

IMG_0795

Está chegando a hora! Faltam três dias para o Baile da Sou

traballhar-em-destaque

Enxergar e se reconhecer: Óticas Sara chegam com estilo e qualidade a Guarapari

USAR-ESTA-FOTO

A nutri te ensina: Mamãe em forma – é possível recuperar a boa forma após o parto?