Anúncio

Vamos falar sobre Oncologia Veterinária?

por Revista Sou

Publicado em 29 de dezembro de 2022 às 09:45 / Atualizado em 29 de dezembro de 2022 às 11:54

Nos últimos tempos, a Medicina Veterinária vem vivenciando numerosos avanços e os beneficiados são os nossos queridos pets. As vacinas estão mais eficazes na prevenção contra doenças; novos antiparasitários foram lançados; antibióticos estão mais específicos e eficientes; procedimentos cirúrgicos avançaram, e são agora mais bem sucedidos; além de alimentos comerciais mais saudáveis e completos, que proporcionam melhor qualidade de vida e longevidade aos pacientes sob nossos cuidados. 

Percebe-se uma consolidação das especialidades veterinárias no país. E uma das que mais evoluiu foi a Oncologia. O setor de oncologia em cães e gatos vem crescendo paralelamente ao aumento do tempo de vida dos pets, já que, com o aumento da idade, as neoplasias surgem com maior frequência. 

“Nossa missão é prevenir, diagnosticar e buscar o tratamento com qualidade de vida para os pacientes oncológicos, conscientizando os proprietários da importância do bem-estar animal e o quanto isso reflete no equilíbrio e na harmonia familiar. Não apenas oferecer dias de vida ao paciente oncológico, mas sim QUALIDADE DE VIDA para esses dias, ou até mesmo a cura, dependendo do tipo de câncer e em qual estágio foi diagnosticado” – Dra. Denise Marchesi 

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, o tratamento do câncer em pets está evoluído e não se trata apenas de retirar a neoplasia visível através de cirurgia. Chama a atenção a inclusão de novas terapias além das convencionais. As técnicas de diagnóstico incluem o diagnóstico por imagem, a avaliação citopatológica, histopatológica e a imuno-histoquímica (que se baseia no uso de anticorpos primários contra antígenos a serem identificados em tecidos; a célula tumoral tem antígenos que que são identificados por alguns anticorpos específicos). Como tratamentos oncológicos são oferecidos atualmente os serviços de cirurgia, cirurgia reconstrutiva, videocirurgia, criocirurgia, eletroquimioterapia e terapia fotodinâmica, quimioterapia com fármacos convencionais e novos, terapia metronômica, imunoterapia, terapia com inibidores de tirosinaquinase, sem deixar de mencionar a anestesia e o controle da dor nos pacientes oncológicos. Para melhor tratar os pacientes oncológicos essas terapias podem ser únicas ou em conjunto a depender do estado de cada paciente. Em conjunto com o câncer, frequentemente os pacientes oncológicos trazem consigo diversas doenças concomitantes que devem ser tratadas paralelamente para que o animal obtenha melhor qualidade de vida, o objetivo principal de todos os tutores e veterinários. 

O oncologista é o médico especializado e treinado para o melhor e mais rápido diagnóstico e tratamento de neoplasias, sejam elas benignas ou malignas como o caso do câncer. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maiores são as chances de cura. Se o diagnóstico for feito tardiamente, o índice de cura do câncer diminui e complicações ainda podem aparecer mesmo após o tratamento. Procure imediatamente o especialista caso encontre um nódulo em seu pet.

A eletroquimioterapia é uma técnica que demanda conhecimento específico e se trata da aplicação de campos elétricos sobre o tecido afetado, aumentando assim a permeabilidade da membrana celular aos quimioterápicos, potencializando a ação. Nessa técnica as células cancerígenas morrem e as normais não são afetadas. Ela pode ser utilizada como terapia única ou associada a outra terapia. Pode ainda ser utilizada no pré, trans e pós-cirúrgico dependendo do tipo de neoplasia e de como ela se manifesta em cada paciente, isto é, a melhor forma de tratamento é escolhida individualmente. Se trata de um tratamento local. 

Dra. Denise Marchesi 

Médica veterinária especialista em Oncologia  
(pioneira e única em Guarapari/ES) 

Análise, diagnóstico, tratamento – cirurgia, quimioterapia, eletroquimioterapia, inibidores de tirosinaquinase dentre outras terapias como a terapia com Viscum album (planta semiparasita que age promovendo a autorregulação do sistema imunológico, cujas indicações oncológicas abrangem todo o tipo de câncer) – e acompanhamento dos diferentes tipos de câncer em cães e gatos. 

Atendimento direto ao cliente, trabalho em conjunto com demais profissionais veterinários e clínicas parceiras. 

E-mail: [email protected] 
Instagram: @dra_denise_marchesi_vet 
WhatsApp: (27) 99505-5157 / (27) 3030-8516 

Veja também

WhatsApp-Image-2024-05-14-at-11.38.11

Marcado para julho, “Eita, sô” está com ingressos à venda em Guarapari

Segunda edição do arraiá beneficente acontece no dia 7 do próximo mês

Festa Junina RB 2024 (1)

Integração família e escola marca tradicional Festa Junina da Escola Rui Barbosa

Centro-de-Eventos-Morangao

Domingos Martins se prepara para mais uma Festa do Morango; confira a programação

baile_sou_2024 (549)

Baile da Sou – galeria de fotos

baile_sou_2024 (289)

Noite consagra evento da Sou e marca momento de confraternização

czechoslovakian wolf dogteeths  in front of white background

Tártaro ou tartarectomia?