Anúncio

Vai viajar? Atenção para a revisão de férias antes de pegar a estrada

por Redação Revista Sou

Publicado em 22 de dezembro de 2020 às 09:00 / Atualizado em 22 de dezembro de 2020 às 09:05
A revisão de férias deve ser feita com pelo menos uma semana de antecedência à viagem. Fotos: Divulgação

Se você pretende curtir o verão e fazer uma viagem de carro em família, lembre-se que será necessário fazer uma revisão de férias. Existem inúmeros preparativos que vão garantir que o veículo tenha perfeitas condições para viajar.

Segundo Wanderley Gobbi, sócio-proprietário do Centro Automotivo 3 irmãos, a revisão do veículo não deve ser feita um ou dois dias antes da data da viagem, mas com pelo menos uma semana de antecedência. “Sempre realize a revisão em uma oficina de confiança e faça com antecedência, dessa forma, caso seja preciso trocar alguma peça ou fazer algum procedimento mais demorado, terá tempo para deixar o carro na oficina, sem comprometer o planejamento das férias”, ressaltou.

Wanderley ainda lembrou que não basta só chegar e deixar o carro na oficina. “Nesta revisão de férias, assim como em qualquer outra, tire um tempinho e acompanhe a revisão; tente prestar atenção ao que está sendo feito, até mesmo para garantir a sua segurança e da sua família, caso aconteça algo durante a viagem. Demora em torno de quatro horas”, comentou.

Wanderley Gobbi, Fabiano Gobbi e Alcides Junior.

Além da antecedência em realizar a manutenção, alguns pontos merecem atenção especial:

Pneus e freios

Os pneus (e o estepe) são os primeiros itens do veículo para os quais você deve dispensar cuidados. Perceba o desgaste através da profundidade dos sulcos, e mantenha-os sempre com a pressão correta. Já no sistema de freios: verifique pastilhas, discos, lonas e fluido; analisar também as mangueiras, tubulações e cilindros atuadores.

Alinhamento e balanceamento

Quando as rodas não estão alinhadas, há o desgaste dos pneus e sobrecarga da suspensão; o que torna o veículo menos estável. O balanceamento irregular pode fazer o volante tremer, o que é bem desconfortável e perigoso.

Fluido e sistema elétrico

Óleo do motor, fluido da direção hidráulica e do câmbio, além da água do radiador são itens que devem ser verificados na revisão de férias. Além disso, o sistema elétrico do carro, para evitar panes. “É importante reforçar que a manutenção em dia é fundamental para evitar surpresas e gastos muito maiores. Isso porque, manutenção em dia evita que os problemas prejudiquem outras peças, ou até mesmo o sistema todo”, concluiu o empresário.

*Texto: Alice Mourão

Veja também

foto-1-1

Sob nova direção, Cheirin Bão é o sabor mineiro na cidade

20240412_163652-1

Roupas como novas com os serviços da LavExpress

20240419_164559338_iOS

Desvendando o futuro da Odontologia: o poder da digitalização

IMG_0795

Está chegando a hora! Faltam três dias para o Baile da Sou

traballhar-em-destaque

Enxergar e se reconhecer: Óticas Sara chegam com estilo e qualidade a Guarapari

USAR-ESTA-FOTO

A nutri te ensina: Mamãe em forma – é possível recuperar a boa forma após o parto?