Anúncio

Vai viajar? Atenção para a revisão de férias antes de pegar a estrada

por Redação Revista Sou

Publicado em 22 de dezembro de 2020 às 09:00
Atualizado em 22 de dezembro de 2020 às 09:05
Anúncio
A revisão de férias deve ser feita com pelo menos uma semana de antecedência à viagem. Fotos: Divulgação

Se você pretende curtir o verão e fazer uma viagem de carro em família, lembre-se que será necessário fazer uma revisão de férias. Existem inúmeros preparativos que vão garantir que o veículo tenha perfeitas condições para viajar.

Segundo Wanderley Gobbi, sócio-proprietário do Centro Automotivo 3 irmãos, a revisão do veículo não deve ser feita um ou dois dias antes da data da viagem, mas com pelo menos uma semana de antecedência. “Sempre realize a revisão em uma oficina de confiança e faça com antecedência, dessa forma, caso seja preciso trocar alguma peça ou fazer algum procedimento mais demorado, terá tempo para deixar o carro na oficina, sem comprometer o planejamento das férias”, ressaltou.

Wanderley ainda lembrou que não basta só chegar e deixar o carro na oficina. “Nesta revisão de férias, assim como em qualquer outra, tire um tempinho e acompanhe a revisão; tente prestar atenção ao que está sendo feito, até mesmo para garantir a sua segurança e da sua família, caso aconteça algo durante a viagem. Demora em torno de quatro horas”, comentou.

Wanderley Gobbi, Fabiano Gobbi e Alcides Junior.

Além da antecedência em realizar a manutenção, alguns pontos merecem atenção especial:

Pneus e freios

Os pneus (e o estepe) são os primeiros itens do veículo para os quais você deve dispensar cuidados. Perceba o desgaste através da profundidade dos sulcos, e mantenha-os sempre com a pressão correta. Já no sistema de freios: verifique pastilhas, discos, lonas e fluido; analisar também as mangueiras, tubulações e cilindros atuadores.

Alinhamento e balanceamento

Quando as rodas não estão alinhadas, há o desgaste dos pneus e sobrecarga da suspensão; o que torna o veículo menos estável. O balanceamento irregular pode fazer o volante tremer, o que é bem desconfortável e perigoso.

Fluido e sistema elétrico

Óleo do motor, fluido da direção hidráulica e do câmbio, além da água do radiador são itens que devem ser verificados na revisão de férias. Além disso, o sistema elétrico do carro, para evitar panes. “É importante reforçar que a manutenção em dia é fundamental para evitar surpresas e gastos muito maiores. Isso porque, manutenção em dia evita que os problemas prejudiquem outras peças, ou até mesmo o sistema todo”, concluiu o empresário.

*Texto: Alice Mourão

Anúncio

Veja também

Costela-com-barbecue

Costela suína ao molho barbecue

Korpus-2020 filme

Filme descortina Guarapari e celebra 30 anos de escola de dança

Anúncio
Portrait beautiful young asian woman happy smile with floating breakfast in tray on swimming pool

Cinco doenças comuns no verão que você pode evitar

Com cuidados básicos é possível se prevenir contra doenças como intoxicação alimentar, conjuntivite, otite, micose e dengue

marcos-massoterapeuta

Duas mãos pelo seu bem-estar geral

Sabores-Espaco-Buffet-5

Sabores e estrutura alinhados

Montagem - Toninha - Helaine - Adriana (capa)

Máscaras faciais: proteção e ferramenta para superar a crise