Anúncio

Utilização de animais de estimação como ferramenta na terapia de crianças autistas

por Revista Sou

Publicado em 16 de novembro de 2023 às 10:38 / Atualizado em 16 de novembro de 2023 às 10:38
Esse é o Lucca, autista que vem fazendo terapia, e trouxe a Lolly (cachorrinha de pelúcia) para atendimento aqui na clínica. A Lolly, vem sendo utilizada pela escolinha na socialização dele.

Um animal de estimação pode fornecer companheirismo, amizade, reduzir a solidão e aliviar a ansiedade. Os benefícios do contato humano com os animais são muitos e nesse artigo venho abordar tópicos dessa relação entre os animais com o indivíduo autista.

Relação animal X Autista na infância

Um dos benefícios mais reconhecíveis do contato de animais com indivíduos autistas é o aumento de comportamentos sociais positivos. Quando as crianças do espectro são acompanhadas por um animal, elas sorriem, falam, e participam mais. Ter um animal de estimação também pode aumentar o estímulo de responsabilidade nas crianças, devido à exigência de cuidados requeridas pelo animal. Pode ser mais fácil uma pessoa autista interagir com animais porque eles não são verbais e não julgam. A posse de um cão pode ser associada também a melhorias duradouras no funcionamento familiar e também no alívio do estresse nas interações entre pais e filhos.

Ponderações
É notável que existem muitos aspectos positivos em ter animais de estimação para crianças com autismo, mas é de suma importância considerar as necessidades específicas dessa relação antes de adotar um animal. O bem-estar tanto da autista quanto do animal devem ser levados em consideração numa avaliação criteriosa. Algumas pessoas têm obstáculos físicos ou psicológicos que podem contraindicar tal relação. Portanto, faz-se necessário um acompanhamento terapêutico com psicólogo e psiquiatras antes da tomada de decisão em adotar um bichinho. Encontre um animal que produza resultados positivos e melhore as necessidades do indivíduo com transtorno espectro autista, com um acompanhamento profissional multidisciplinar. Os animais também precisam ser acompanhados por um veterinário, pois sabemos que existem doenças zoonóticas (que podem ser transmitidas dos animais aos seres humanos), e faz-se necessário a certeza de que o seu animalzinho não possua nenhuma delas.

Dr. Leonardo Lyria Lyrio – CMRV/ES 974 – mestre em ciência Animal com ênfase em reprodução e residência em anestesiologia e cirurgia; sócio proprietário – Centro de Especialidades Veterinária Guarapari

R. Fernando de Abreu, 19 – São Judas Tadeu, Guarapari (em frente a Primeira Igreja Batista em Guarapari)
(27) 3117-0021 | (27) 99630-4815

Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h30 | sábados, das 8h às 14h

Emergência 24h

Veja também

IMG_0795

Está chegando a hora! Faltam três dias para o Baile da Sou

traballhar-em-destaque

Enxergar e se reconhecer: Óticas Sara chegam com estilo e qualidade a Guarapari

USAR-ESTA-FOTO

A nutri te ensina: Mamãe em forma – é possível recuperar a boa forma após o parto?

d20b55c1-2cef-4766-928f-80d82fef7ea8

Em clima de debutante, Brilho das Noivas apresenta nova coleção

20240410_111048-1

O melhor bolo da cidade! A Minha Avó Fazia ganha espaço físico em Guarapari

usar-esta-destacada

Muquiçaba ganha uma loja completa em produtos de puericultura, enxoval e vestuário para crianças

A puericultura trata do cuidado de crianças nos primeiros anos de vida e engloba produtos que vão desde a amamentação até a higiene, passando por itens de segurança e alimentação, por exemplo