Anúncio

Uma história, muitos capítulos…

por Revista Sou

Publicado em 16 de maio de 2022 às 18:37
Atualizado em 17 de maio de 2022 às 09:22
Anúncio
Cerli Magnago e Maria da Glória Lopes da Rocha (Pretinha)

Tudo começou com a realização do sonho de quatro profissionais únicas, éticas e comprometidas com a Educação. Ermelinda Caldeira, Cerli Magnago, Maria da Glória Lopes da Rocha (Pretinha) e Arly Braga Secchin idealizaram e fundaram o Instituto Educacional Jesus Menino, em 1982.
Já são 40 anos de trabalho e de sucesso que transformaram uma missão alicerçada em valores e em princípios morais, baseados na integridade,  na honradez e na sabedoria, em resultados reconhecidos por profissionais, alunos e toda a sociedade guarapariense.
A seguir, prepare -se para sentir-se parte dessa trajetória, sob a grata narração da fundadora, carinhosamente conhecida como Pretinha:

Instituto Educacional “Jesus Menino” – 40 anos de lutas, de vitórias, coroadas de Bênçãos de Deus. Bênçãos que foram profetizadas quando, em 1981, montando o processo de autorização da escola, pensamos em um nome e fomos aconselhadas por meu pai, que disse com muita firmeza: Qualquer empreendimento para dar certo deve ter Deus à frente. Portanto, coloquem o nome de Jesus ou, até mesmo, de um santo. E aí surgiu Instituto Educacional “Jesus Menino”. Logo em seguida, ele mesmo escreveu para Roma, pedindo uma Bênção Apostólica e, ainda em 1983, recebemos, por meio da Nunciatura Apostólica, a bênção do então Papa João Paulo II – hoje, São João Paulo II.

Uma instituição com essa filosofia só poderia trilhar o caminho do sucesso: sucesso este, cada vez mais estampado nas notícias de alunos, dos ex-alunos que desabrocham tanto nos estudos, quanto na vida profissional, no Brasil, e além das fronteiras.

Para a escolha do uniforme, na época, optamos pelo bege e o verde. Mais tarde, com o surgimento da oferta das séries finais do Ensino Fundamental, surgiu o branco e o cinza. E, agora, em 2022, com o surgimento da oferta desde o Berçário na Educação Infantil, o branco ocupou definitivamente o lugar do bege e surgiu o laranja. Mas, tanto o branco, quanto o cinza e o laranja estão entremeados pelo verde, que sempre foi nossa paixão maior: nele depositamos esperança de dias cada vez melhores.

Com a construção da nova Unidade, no bairro Itapebussu, nasce, em 2014, a Escola Jesus Menino. E o que mudou em 40 anos?

Com o avanço tecnológico, muita coisa mudou, mas um fator de maior destaque é que o aluno deixou de ser o “depositário” do saber e passou a ser o protagonista do seu processo de aprendizagem. E o professor passou a desempenhar o papel de facilitador desse processo, aquele que desperta o aluno para o conhecimento. Todavia, o pano de fundo sempre foi a disciplina, o respeito e o amor, elementos fundamentais para a formação do ser humano, o que nos impulsionaram a lutar por um ensino de qualidade.

Sempre acreditamos que, quando o ensino é de qualidade, o aluno leva o conhecimento para o resto da vida.

Quando nos preparávamos para celebrar os 40 anos, mais uma vez fomos questionadas como em anos anteriores: “E a festa? Não vai ter “comes e bebes”? Sim. Respondi. Onde? Na Matriz Nossa Senhora da Conceição. Um grande banquete. Alimento de ótima qualidade, regada ao melhor vinho – Corpo e Sangue de Jesus Cristo. O mesmo Jesus que nos deu Força, Sabedoria e Discernimento para chegarmos até aqui.

Em pé: Georgea, Giselle e Ana Rosa | Sentadas: Pretinha e Cerli

Só nos resta, agradecer:

A Deus por esta Vitória.

À Paroquia Nossa Senhora da Conceição, na pessoa de Padre Diego, sempre de braços abertos a nos acolher.

Aos Professores e aos ex-professores que, junto conosco, trilharam e ainda trilham o caminho do saber.

Aos alunos, ex-alunos que são a razão de nossa existência.

Aos Pais e pais de ex-alunos que acreditaram e acreditam em nosso trabalho. (ou que confiaram e confiam a nós a formação acadêmica de seus filhos).

Às nossas filhas que, aos poucos, estão assumindo as rédeas desse empreendimento. Esperamos ter deixado um testemunho de luta, de garra, de desprendimento e, principalmente, de amor à educação, testemunho este muito maior do que o patrimônio que construímos ao longo desses 40 anos.

Agradecemos, ainda, aos amigos e a todos que nos prestigiaram com a presença no dia 25/03/2022, dia de Ação de Graças, ao unir suas vozes às nossas, no Louvor e no Agradecimento a Deus.

A você, Arly Braga Secchin, seu “know how” contribuiu, e muito, para a edificação da nossa escola.

A você, Ermelinda Caldeira, que plantou no nosso coração sonhos que Deus sonhou para nós, nossa homenagem póstuma. Seu desejo, sua coragem e determinação foram combustíveis essenciais, para que chegássemos até aqui. Interceda junto a Deus por nós.

A você Cerli, a “loirinha” que queria montar uma escola. Parceira, Amiga, companheira, irmã. Juntamos duas vidas e formamos uma história.

E 40 anos juntas, entre desafios e superação, construímos uma história, baseada, principalmente, no Respeito, na Disciplina e no Amor, dedicados à formação de cidadãos éticos – Pessoas do Bem.

…novos capítulos, a mesma essência

O que começou com três profissionais tem ganhado nuances de renovação e de continuidade. Com exemplo, Cerli e Pretinha são fonte de inspiração para as filhas Georgea, Giselle, Ana Rosa e Flávia, que também escolheram se dedicar ao propósito do Instituto Educacional Jesus Menino. Por ora, as quatro prestam homenagem às mães e a essas quatro décadas de existência.

Como escrever uma homenagem à altura do que essa data representa? À altura de duas protagonistas tão especiais que, desde aquele encontro de ideias despretensioso, fizeram com que a fé movesse montanhas, para chegarmos até aqui hoje. Quando se está diante da comemoração de tantos anos de uma empresa de sucesso, muitos são os detalhes, os méritos e as conquistas a serem celebrados… anos de crise econômica, política, mudanças drásticas na Educação, recentemente, uma pandemia, além de todos os outros desafios enfrentados por todas as demais empresas.

Ana Rosa, Giselle e Georgea

Mas, quando se está diante do aniversário de décadas de uma ESCOLA, a comemoração, sem dúvida, torna-se ainda mais significativa. Quando se sonha em abrir uma escola, sonha-se em um lugar que vai ser a segunda casa de milhares de pessoas, o lugar que vai ser confiado por famílias para deixarem seus bens mais preciosos… a quem se confia não apenas a integridade dos filhos, mas também a sua formação enquanto cidadãos.

Se o Dia das Mães é uma data importante e, mundialmente, reconhecida, o que dizer da data em que se comemora duas mães que há quarenta anos, foram mães de tantas outras pessoas, além de suas próprias filhas? Porque é assim que o Jesus Menino precisa ser visto. O zelo, o carinho e a dedicação, que vocês duas empenham, no dia a dia da escola, além de levarem em consideração cada vida confiada a vocês, semelhante ao que uma mãe faz pelos filhos, demonstra que não conduzem apenas uma empresa.

Caio, Flávia e Isadora

Vocês duas sempre foram incansáveis, e nós presenciamos todas as renúncias, os sacrifícios e os julgamentos. E, felizmente, estamos aqui presentes para comemorarmos com vocês esse momento de vitória e de alegrias. Queremos que nunca lhes falte a certeza de que temos um orgulho imenso de tudo o que vocês construíram e puderam semear nas tantas vidas que tiveram o privilégio de serem confiadas a vocês! Obrigada por serem testemunho vivo de fé, de perseverança e de garra! Amamos vocês! Beijos, de suas filhas: Georgea, Giselle, Ana Rosa e Flávia.

Por fim, não poderíamos deixar de agradecer e de homenagear a todos aqueles que, de alguma forma, participaram da história do Jesus Menino: equipe, alunos, famílias inteiras que, por pouco ou muito tempo, estiveram presentes aqueles que ainda continuam fazendo parte dessa nossa grande família. Que Deus derrame infinitas bênçãos nas vidas de todos vocês!

Faço, junto aos meus filhos, João Pedro e de Gabriel, alunos de 8 e 4 anos, respectivamente, parte da família Jesus Menino há 7 anos . A palavra GRATIDÃO resume o meu sentimento pelo colégio. Durante todos esses anos, sempre tivemos o carinho, a atenção e as atitudes que colaboram com o desenvolvimento intelectual e social dos meus filhos, agindo sempre em parceria com a minha família, para a construção de homens de bem. Gostaria que essa homenagem e os meus agradecimentos se estendessem para todos os professores, porteiros, equipe da cantina , equipe da limpeza , diretoras e outros colaboradores. – Alessandra Soares

Nos momentos de reflexão, concluí que tudo na vida tem algum significado. A Escola Jesus Menino significou, para mim, o lugar onde encontrei valorização profissional, amizade sincera, ambiente de trabalho sadio e muita satisfação para trabalhar. Aos alunos, que foram preciosos para o desempenho de minha função de coordenadora, devo-lhes o prazer da convivência que me impulsionou a aprender com o vigor que emana de cada um.
Parabenizo à Maria da Glória e à Cerli, pela Escola Jesus Menino e por ter sido a melhor base de minha vida. – Alda Silva e Silva

Parabenizamos o Instituto Educacional Jesus Menino pelos seus 40 anos de existência e aproveitamos para demonstrar nossa eterna gratidão pelo período que nossos filhos passaram por essa escola; sem dúvida nenhuma, foi uma escolha assertiva e essencial para o desenvolvimento e crescimento deles. Desejamos muito sucesso para os próximos anos e que Deus continue os abençoando! – Dora Nossa e Orly Gomes

Temos orgulho de dizer que nossas filhas fizeram parte da história dessa escola que é referência de ensino, do amor e de competência.
Nossa eterna gratidão à Família Jesus Menino , em especial às queridas diretoras Cerli e Pretinha. Parabéns e sucesso sempre! – ELizabeth Pádua e Darcy Lugão

É um privilégio falar da escola Jesus Menino e fazer parte também desses 40 anos! A Biotipo Uniformes tem uma parceria de muitos anos e, desde o início, tínhamos certeza de que seria de muita harmonia e sucesso! Que Deus abençoe a toda a equipe e que continue fazendo esse trabalho belíssimo, tendo como objetivo sempre priorizar a família e um ensino com excelência! – Adriana e Alencar Rampinelli

Falar do Jesus Menino é falar de uma parceria de mais  de 25 anos, foi quando fizemos a matricula de nossa filha mais velha, Gabriella, confesso, que foi realização de um sonho vê-la na escola que sempre foi referência para mim, logo depois, a Leticia, filha do meio, começou a sua jornada na escola e foi acolhida  com todo amor e, agora, o Matheus, o mais novo, está seguindo o caminho das irmãs, no sétimo ano do Ensino Fundamental. Estrutura, experiência, professores excelentes, equipe pedagógica comprometida, uma diretoria acessível, tudo isso é comprovado pelos 40 anos de sucesso e de crescimento da escola, o que me faz ter certeza que a nossa escolha foi muito acertada. O que temos em nosso coração é gratidão, por fazerem da empresa de vocês um lugar também de acolhimento, de respeito ao próximo, de muito amor e de oração, minhas filhas foram muitos felizes no tempo que estiveram na escola e, hoje, são formadas e têm muito orgulho de dizer que estudaram no Jesus Menino. Desejo a vocês muito sucesso  e bênçãos de Deus, e que venham mais 40 anos! – Cristiana Rodrigues Rocio

JESUS MENINO é exemplo de Escola e de qualidade de ensino.
Que maravilha poder PARABENIZAR e AGRADECER pelos seus 40 anos!
Parabéns, Pretinha, Cerli e sua equipe, por todo o trabalho prestado e muito obrigada por acreditarem também em nossos serviços. – Lelena Lorenzoni

Anúncio

Veja também

Geak-sede-1

Campanha para arrecadar roupas e alimentos é realizada por grupo espírita em Guarapari

Grupo está arrecadando também cestas básicas e cobertores

Lançamento do livro o jardineiro

Obra infantil tem ilustração de jovem autista de Guarapari

Anúncio
Nilton-Leite

Alerta: cuidados e observação são importantes mesmo após recuperação da Covid-19

Conversamos sobre o tema com o médico especialista em clínica médica, Dr Nilton Santos Leite

alimentacao_animal-obesidade_canina

Obesidade canina: dois passos para manter o peso saudável do animal

qiabo-gigapixel-6_00x

Receita: Frango com quiabo

Aromatic oil diffuser lamp on the table on a blurred background with a beautiful spring bouquet of tulips and burning candles .

Os benefícios da aromaterapia