Anúncio

Uma história de união e coragem: Gotardo Construtora completa 50 anos

por Carolina Brasil

Publicado em 8 de setembro de 2023 às 14:08 / Atualizado em 8 de setembro de 2023 às 14:10
Clauber Gottardo, Danielli Gottardo, Virginia Gotardo e Ederaldo Gotardo

Em 2023 a Gotardo Construtora completa 50 anos de fundação e números expressivos que refletem a ousadia de quatro irmãos destemidos, mas que não sabiam sequer o que era um rodapé (assunto para mais adiante). A empresa, sólida e de credibilidade, com sede em Guarapari, já entregou 35 empreendimentos incorporados e mais de 1700 unidades. Atualmente, dois novos residenciais estão sendo erguidos, um na Praia do Morro e o outro na Prainha de Muquiçaba.

Em cinco décadas de muito trabalho e dedicação, a família Gotardo consolidou valores como seriedade, pontualidade e determinação em cada projeto, mantendo-se atualizada com as tendências de mercado e as inovações tecnológicas para seguir entregando com alta qualidade e profissionalismo, se destacando na construção civil capixaba.

Hoje, o que nasceu pela união dos irmãos Antônio Gottardo (in memoriam), Claudino Gottardo, Jamir Gotardo e Nilton Gotardo, recebe os cuidados e os conhecimentos da geração seguinte: Clauber Gottardo, Danielli Gottardo, Ederaldo Gotardo e Virgínia Gotardo, atuais diretores que representam os respectivos pais.

Atrevimento marcou o nascimento da construtora

“Nós éramos muito atrevidos”, exclama Jamir com a certeza de que fizeram a escolha certa e completa “se tivesse que rever o que nós fizemos, eu faria tudo de novo”.

“Começamos a fazer umas casas em Nova Guarapari e, no começo, não sabia fazer a conta certa tinha que pegar outra obra para conseguir terminar a primeira (…)”

NILTON

Ele, o mais novo dos quatro, foi o primeiro a deixar o interior de Alfredo Chaves, em 1967, para desbravar postos de trabalho diferentes dos que tinha na roça. Saiu no carro do leite e de carona chegou a Guarapari, iniciando a trajetória de coragem que teria toda a família. Em um ano, todos estavam em um ‘barraco’ alugado no Morro da Caixa D’água. “Tinha um lote do lado da nossa casa meio sujo, precisamos colocar papai para limpar todo dia um pouquinho para ele não querer ir embora”, relembra Nilton.

Os quatro irmãos entre 11, encontraram oportunidade na construção civil, ainda sem perspectiva de ser um dos grandes setores de Guarapari, como pedreiros e como empreiteiros; em determinado momento, dois trabalhavam ‘a dia’ e dois tinham carteira assinada. Mas o que cada um ganhava era somado ao do outro e dividido com todos. A união foi um pilar fundamental para eles, o que confirmaram unanimemente Claudino, Jamir e Nilton, durante a recepção agradável e descontraída que a família fez para receber a Sou. “Teve um tempo que até bicicleta a gente precisava alugar para ir trabalhar. E na época em que conseguimos comprar duas, a gente dividia; aí dois iam de bicicleta e dois a pé, quem estava de bicicleta voltava em casa pegar o almoço dos outros”.

“Nós éramos muito atrevidos (…) se tivesse que rever o que nós fizemos, eu faria tudo de novo”

JAMIR

E o atrevimento também ficou por conta de encarar uma área até então desconhecida dos irmãos, que relembram, inclusive, histórias engraçadas como a de quando Antônio errou a colocação de uma fechadura. “Não sabíamos nada, aprendemos na marra, errando, eu não sabia nem o que era um rodapé. E teve um dia que fui entrando no edifício em obras, subindo e, de repente, não sabia como sair, e pensei ‘onde fui amarrar minha égua’”, conta Claudino aos risos. “A gente corria atrás de aprender, era muito curioso e gostava desse negócio de obra”, acrescenta Nilton.

De tantas experiências e aprendizados, a família Gotardo desbravou o mundo dos negócios. O primeiro passo empresarial deles foi uma marcenaria improvisada que depois ganhou níveis mais profissionais. “Comprei 12 máquinas lá no Rio de Janeiro, pesquisando, pra lá, pra cá, fui lá e comprei”, destaca Jamir enquanto Nilton continua: “Começamos a fazer umas casas em Nova Guarapari e, no começo, não sabia fazer a conta certa tinha que pegar outra obra para conseguir terminar a primeira, mas a gente ia seguindo. Depois de cinco anos pegamos o primeiro prédio para fazer, o Edifício Garios, no Centro”.

“Não sabíamos nada, aprendemos na marra, errando, eu não sabia nem o que era um rodapé. E teve um dia que fui entrando no edifício em obras, subindo e, de repente, não sabia como sair (…)”

CLAUDINO

Depois desse momento, em outra obra, veio a necessidade de fundar uma empresa para continuarem no ramo e prosperar. Assim nascia a Gotardo Construtora, em 1973.

Guarapari foi escolhida e escolheu os Gotardo

Na ousadia e na busca por trabalho e experiência, os irmãos construtores ultrapassaram as barreiras da cidade. Vieram morar em Guarapari, mas levaram a mão de obra deles para a Grande Vitória e para o interior do ES, cidades como Apiacá, Aracruz, Vila Velha e Vitória estão na história da família. E, mesmo com a possibilidade de erguer a construtora em outro local, escolheram Guarapari que, por sua vez, escolheu os Gotardo interligando as histórias da família e da cidade.

Depois da marcenaria e já com a construtora, seguindo o lema tão apreciado por Jamir “vamos em frente que atrás vem gente”, a família Gotardo ainda foi responsável por montar um material de construção, uma faculdade – com o mérito de ser a pioneira de Guarapari e primeira do Espírito Santo a ter o curso de Turismo –, uma escola – que se destacou pela inclusão –, uma imobiliária, e uma sociedade na extinta construtora GMS.

Antônio Gottardo: da saúde debilitada a prefeito

Além de sócio fundador da Gotardo Construtora, Antônio se dedicou com empenho à vida pública e foi, por dois mandatos, prefeito de Guarapari; marcando sua história com a cidade que o recebeu ao sair de São João de Crubixá, interior de Alfredo Chaves. Para realizar os próprios sonhos de se dedicar ao próximo e à sociedade, teve que enfrentar problemas de saúde durante a infância e a adolescência que só foram superados após uma cirurgia custeada com dificuldades pela família. Antônio faleceu em 06 de dezembro de 2015.

Linha sucessória

Afastados das atividades da construtora devido à pandemia, Claudino, Jamir e Nilton seguem assinando as atas da empresa e sendo o pilar dos filhos que estão na linha de frente e sabem o tamanho da responsabilidade e do privilégio que têm.  

“Quando penso em toda trajetória o que se destaca é a persistência, não foi fácil, nós conhecemos histórias de muita dificuldade, prejuízos, e eles lutaram para manter e preservar o nome que eles tinham” – Danielli Gottardo, diretora financeira

“A história da nossa família, da construtora, é de muita coragem e, especialmente, de muito respeito, por mais que tratassem de questões sérias familiares ou da empresa, nunca brigaram” – Virginia Gotardo, diretora jurídica

“Todos os dias eles nos ensinam, nos ensinam enquanto pais, enquanto gestores, enquanto homens de coragem; e todos os dias, mesmo depois da sucessão, cada história ou conversa é um aprendizado novo” – Clauber Gottardo, diretor técnico

“Me impressiona como eles conseguiram fazer amizades e formar mais que funcionários, profissionais que são nosso esteio hoje, muitos que se dedicaram e outros que continuam se dedicando à nossa empresa; e cabe a nós dar continuidade” – Ederaldo Gotardo, diretor comercial

Depoimentos

Falar da Construtora Gotardo, para mim, é muito fácil! Simplesmente uma das maiores de Guarapari, por toda solidez, transparência, qualidade, pontualidade com os clientes e, principalmente, por serem amigos de todos nós, corretores! Sempre valorizaram o nosso trabalho com premiações, nas quais tive a felicidade de ser contemplado por duas vezes, com uma moto e um carro. E foi sempre um prazer enorme trabalhar e ser cliente deles por todos esses anos; sou muito grato a todos os sócios e, em especial, ao Sr. Claudino e Sr. Antônio, que foram fundamentais na compra da minha loja; um sonho realizado. Deixo aqui, em nome da Carlinhos Imóveis, minha eterna gratidão a empresa Gotardo e parabéns pelos 50 anos!Carlinhos Imóveis

“São 50 anos de construções e realizações que juntos somamos! Creio que a empresa é a extensão dos nossos lares, e estou certa de que convivemos com respeito e parceria sempre, trocando experiências e convivências diárias, assim formamos uma verdadeira família, trabalhando unidos, sendo colegas e parceiros ricos em gentileza e respeito mútuo. Nessa empresa realizei vários sonhos, entre eles, a faculdade, que foi paga por eles, meu primeiro apartamento, meu primeiro carro e muitos outros. Foram e são muitas emoções. Toda a minha gratidão a Gotardo, onde atuo ainda hoje desempenhando meu papel e realizando sonhos!” – Maura Gottardo

Novos empreendimentos

Os novos edifícios que recebem o selo de qualidade de uma das construtoras mais tradicionais do Espírito Santo são o Napoli Residencial, na Praia do Morro, e o Antônio Gottardo Residencial, na Prainha de Muquiçaba. Empreendimentos que terão muita modernidade, com automação em todos os apartamentos.

Napoli Residencial

Inspirado na Itália, o Napoli Residencial, na Praia do Morro vai contar com apartamentos de 69,65 m² a 277 m² com terraço descoberto, 3 suítes e lavabo, 3 quartos com 2 suítes e 2 quartos com 1 suíte. O condomínio ainda possui piscina com deck, sauna integrada à piscina, salão de festas com espaço gourmet, churrasqueira, salão de jogos e academia.

Residencial Antônio Gottardo

Escolhido para homenagear um dos fundadores no ano em que a construtora celebra 50 anos, o Residencial Antônio Gottardo, de frente para o mar da Prainha de Muquiçaba tem elementos pensados para melhor comodidade e segurança, e terá unidades com 4, 3 e 2 quartos com suítes. O condomínio também contará com espaço coworking, piscina com borda infinita e prainha infantil, espaço gourmet e sauna integrada à piscina, além de uma horta comunitária, solarium e área de lazer acessível.

Descendentes de italianos e valorizando aos laços familiares, os irmãos Gotardo priorizam homenagear essas duas características ao dar nomes aos empreendimentos.

Gotardo Construtora

Site: gotardoconstrutora.com.br

Contato: (27) 3261-9400

Instagram: @gotardoconstrutora

Veja também

WhatsApp-Image-2024-05-14-at-11.38.11

Marcado para julho, “Eita, sô” está com ingressos à venda em Guarapari

Segunda edição do arraiá beneficente acontece no dia 7 do próximo mês

Festa Junina RB 2024 (1)

Integração família e escola marca tradicional Festa Junina da Escola Rui Barbosa

Centro-de-Eventos-Morangao

Domingos Martins se prepara para mais uma Festa do Morango; confira a programação

baile_sou_2024 (549)

Baile da Sou – galeria de fotos

baile_sou_2024 (289)

Noite consagra evento da Sou e marca momento de confraternização

czechoslovakian wolf dogteeths  in front of white background

Tártaro ou tartarectomia?