Anúncio

Turismo e rede hoteleira registram balanço positivo em janeiro

por Aline Couto

Publicado em 2 de fevereiro de 2023 às 09:51 / Atualizado em 2 de fevereiro de 2023 às 09:51
A Praia do Morro é um dos destinos mais frequentados pelos turistas em Guarapari. Foto: arquivo Folha.

Apesar dos números de ocupações na rede hoteleira e do giro econômico em Guarapari ainda não se equipararem aos conquistados nos períodos que antecederam a pandemia da Covid-19, os setores de turismo e eventos da cidade tem o que comemorar. Janeiro de 2023 superou o mesmo mês do ano passado e a expectativa é que os números sigam crescendo. Assim avaliaram Fernando Otávio Campos, diretor da ABIH-ES – Associação Brasileira da Indústria Hoteleira do Espírito Santo; e Gustavo Guimarães, vice-presidente do Sindihotéis-ES – Sindicato de Hotéis e Meios de Hospedagem do Estado do Espírito Santo.

De acordo com Fernando Otávio, apesar dos muitos dias de chuva no mês, os números se mostraram melhores, principalmente no Réveillon e na primeira quinzena de janeiro. “A expectativa era de uma segunda quinzena mais fraca pela ausência de eventos, porém os números, auxiliados pelo fim das chuvas, foram crescendo. Empreendimentos foram valorizados, principalmente dos empresários que investiram em novidades e bom atendimento, melhorando os espaços e à boa ocupação. Com isso, conseguimos elevar os valores para hospedagem e o giro econômico aumentou”.

Mas o diretor da ABIH também apresenta melhorias a serem realizados no município. “Um verão para comemorar, mas também para buscar corrigir os problemas. Praias poluídas, desorganização no trânsito, excesso de ocupação de alguns espaços e maior captação ou incentivo para eventos privados de grande público são necessários”.

Gustavo Guimarães reforçou que a ocupação hoteleira deste ano foi melhor que 2022, mas disse que ainda está aquém do período anterior a pandemia. “As expectativas eram bastante positivas, mas não foram superadas. Havia uma expectativa em torno de 90% e esse percentual não foi atingido”.

Carnaval

Sobre o as reservas para o Carnaval 2023, que acontece entre 18 e 22 de fevereiro, Gustavo relatou que ainda estão inferiores as expectativas. “Porém, como as reservas atualmente estão acontecendo mais próximas da data de hospedagem, creio que ainda haverá uma reação positiva. O mês de fevereiro é de menor movimento que janeiro, por isso muitos turistas, sobretudo os que buscam hospedagem em hotéis e pousadas, que preferem viajar neste mês menos concorrido, mantém uma ocupação relativa ainda neste período”.

Para Fernando Otávio, o Carnaval é um período ainda com muita preocupação devido ao poder público não valorizar a festa. “O poder público não definiu há tempo o que permitiria ou iria investir no período. Quando definiu os valores, foram irrisórios e a iniciativa privada ficou sem tempo de investir. O turismo se faz com previsibilidade e nestas festividades as informações e divulgações precisam acontecer com no mínimo seis meses de antecedência.  Guarapari perdeu a atração como destino de Carnaval, perdeu a marca de Carnaval Família (agora é de Santa Teresa) e só será um destino de praia em um feriado prolongado que não oferece nem festa nem tranquilidade”.

Com relação a ocupação da cidade nessa época, o diretor disse que esse primeiro final de semana já está com ocupação elevada devido ao evento Meia Maratona das Praias. “Um exemplo de que se o município não pode investir, mas permite que o setor privado invista, e incentive com apoio facilitado, o turismo em Guarapari vai continuar crescendo e gerando empregos e renda para todos. No restante do mês, a esperança é que haja sol e que as atrações privadas compensem a falta de parcerias do setor público.  Também as cidades vizinhas como Anchieta e Piúma, com as atrações, podem ajudar a trazer diversão para os turistas de Guarapari, pela sua proximidade”.

Veja também

DSC_5545-1

Jornalista lança livro sobre festival de música que marcou Guarapari nos anos 70

WhatsApp-Image-2024-04-10-at-16.31.00

Mamma mia! Cardápio variado é uma das principais atrações da Festa da Imigração Italiana

Evento acontece em Buenos Aires nos dias 13 e 14 de abril

exposicao-secult-tribos

Palácio Anchieta recebe exposição fotográfica ‘Juruti – Festival das Tribos’

xr:d:DAF0c5wR7DY:23,j:8257773838823460586,t:24040514

No cinema, na música ou literatura: Sou indica o que curtir neste fim de semana prolongado

imagem-02-1

Estudo aponta crescimento na altura e no sobrepeso de crianças brasileiras

Ativo 12-80 2

Educação e turismo: o que esperar do novo Radium Hotel

A Sou separou detalhes e fotos do projeto de reforma do prédio histórico