Anúncio

Treinamento socioemocional marca novidades para o ano letivo na Escola Rui Barbosa

Além da imersão de 20h, a instituição reserva outras novidades para a volta às aulas

por Carolina Brasil

Publicado em 1 de fevereiro de 2024 às 14:31 / Atualizado em 1 de fevereiro de 2024 às 14:31
Anúncio
Ao todo, o programa proporcionou 20h de imersão e aprendizado socioemocional. Fotos: divulgação

Nesta semana, professores e membros da equipe pedagógica da Escola Rui Barbosa participaram do programa “Líder em Mim”, um treinamento socioemocional que visa mudanças e impactos positivos em comportamentos, atitudes, além do modo de pensar e sentir das pessoas. O objetivo da imersão foi capacitar a equipe para aplicar os ensinamentos aos alunos.

A implementação do “Líder em Mim” é uma das novidades da instituição para o ano letivo de 2024. O programa trabalha um conjunto de habilidades sociais e emocionais que capacitam para o protagonismo próprio, para a tomada de decisões e estudar a melhor forma de lidar com os desafios. “O Líder em Mim confere uma linguagem comum para melhorar os relacionamentos, trabalhando os 7 hábitos, que são baseados em princípios e valores, consegue-se estabelecer a abordagem para desenvolver o autodomínio e autoconhecimento, além dos recursos internos que cada um de nós pode mobilizar para se colocar no mundo de uma maneira melhor”, explicou Clímaco Nardi, Palestrante, Psicoterapeuta e Especialista em Desenvolvimento Humano.

Clímaco Nardi, Palestrante, Psicoterapeuta e Especialista em Desenvolvimento Humano.

Durante 20 horas, os professores e a equipe pedagógica mergulharam na abordagem do socioemocional, percorrendo um caminho de descobertas e de autoconhecimento, que também será trabalhado com os alunos. “Estamos formando profissionais ainda melhores e mais capacitados. O que eles estão aprendendo hoje, será disseminado semanalmente em todas as nossas turmas”, completou Dona Ridamar, Diretora da escola.

Para a professora de Matemática Jaciara Santiago foi uma satisfação tanto aprendizado. Segundo ela “a escola proporcionou para nós uma oportunidade ímpar de rever a nossa postura profissional, pessoal, interpessoal. As relações entre professores e entre professores e alunos serão ainda mais construtivas; estou muito feliz”.

Já a professora Marina Cury destacou o quanto a troca de informações contribuem para um ambiente mais enriquecedor. “É o processo de aprender para ensinar e continuar aprendendo. É fundamental que nós, enquanto professores, tenhamos essa oportunidade de desenvolver as nossas próprias habilidades para contribuirmos no desenvolvimento das habilidades dos nossos alunos”.

Com a implementação do “Líder em Mim”, a Escola Rui Barbosa irá além dos conteúdos tradicionais, e promover uma reflexão do modelo VER-FAZER-OBTER, como resumiu o Sr. Clímaco. “Com esse processo de desenvolvimento, o grande projeto é dar oportunidade ao aluno de se tornar um adulto completo no socioemocional; e nós dedicamos muito tempo para isso. Então, quando se proporciona esse aprendizado aos alunos desde cedo, eles ganham aptidão para lidar com emoções, sentimentos e a mobilizar esses recursos internos para dar melhores respostas”.

Dinâmicas fizeram parte do treinamento baseado no modelo VER-FAZER-OBTER.

“O tratar da mente e das emoções é muito importante. Acreditamos que esse autoconhecimento e esse domínio de nós mesmos são elementos que contribuem para o aprendizado acadêmico”, finalizaram as professoras Jaciara e Marina.

Outras novidades

Recentemente, a Escola Rui Barbosa fez modificações na fachada e está executando melhorias internas na estrutura, que incluem um elevador de acessibilidade. Para fechar a semana, realiza, ainda, um treinamento para os professores se prepararem para trabalhar com o novo material didático (Anglo) escolhido pela instituição para ser utilizado a partir deste ano letivo de 2024. As aulas retornam na próxima segunda-feira (5).

Confira demais registros do “Líder em Mim”:

Anúncio

Veja também

image-5

Ação ambiental ensina a transformar restos de alimentos em adubo

Iniciativa é parte do projeto Xapuri, que tem como um dos pilares a conscientização ambiental

WhatsApp-Image-2024-02-20-at-08.59.32-1

Em busca de uma vaga nas Paralimpíadas, nadador de Guarapari compete na Austrália

Anúncio
image-1 (1)

Jovens do CRJ de Guarapari conquistam vagas em Universidades Federais e no IFES

image (59)

Atrium Verona: Aguiar de Paula entrega novo empreendimento no centro de Guarapari

Projeto Odonto Alegria da Creche Alegria

Jogos de Verão distribuem prêmios e doações em dinheiro

Além das disputas esportivas, uma feira de adoção encontrou novo lar para 10 animais entre cães e gatos

carnavala mais capa

Sorteio vai dar pares de ingressos para o Carnaval do Multiplace Mais em Guarapari; participe!

A folia da casa de shows será de três dias, com programação que privilegia artistas locais