Anúncio

Coluna Gestão de Empresas Competitivas #02

por Revista Sou

Publicado em 21 de março de 2023 às 10:42 / Atualizado em 21 de março de 2023 às 10:43

*por Sebastião Simões

Olá, caro leitor!

2023 chegou com tudo! Muitos são os desafios, e lógico, as oportunidades, sobretudo, para pessoas e empresas que desejam ir mais longe e que buscam estar um passo à frente de seus concorrentes.

Então, bora trabalhar – estrategicamente – e crescer?!

Nesta edição daremos sequência em nossa “Jornada” iniciada na edição anterior – Revista SOU nº 46 – “A construção, implementação e gestão de – Um Planejamento Estratégico customizado da Empresa Familiar – Uma Jornada para a Prosperidade! – Módulo 01: A Identidade Organizacional da Empresa”.

A Identidade da Empresa frente o Mercado.

 (Negócio, Propósito, Missão, Visão e Carta de Valores)

Tudo começa aqui.

Quer tornar sua empresa mais competitiva, avançar, faturar mais e crescer?

Comece aqui!

Toda a gestão estratégica (Decisões) que levará sua empresa a percorrer um caminho de melhores resultados, sucesso e prosperidade, começa com a adequada, sagaz e inteligente construção de uma Identidade Organizacional singular frente as realidades, desafios e oportunidades que o mercado despeja todos os dias, ao alcance de todos, o dia todo.

A empresa que busca liderança e longevidade de mercado deve iniciar sua caminhada de sucesso definindo de forma deliberada e estratégica seu negócio, propósito, missão, visão, e sobretudo, sua carta de valores (Ou seja, seus Princípios e Crenças), e assim, conduzir todo o seu esforço, e investimentos, de forma alinhada, e sobretudo, coerente a esta atual Identidade Empresarial (Planejada).

Deve-se fazer com que a conduta empresarial (Identidade) seja clara e confiável, de modo que, quem a perceba, possa seguir o direcionamento e comportamento propostos.

Algumas empresas, enunciando separadamente ou não, os conceitos e as informações do negócio, propósito, missão, visão e valores, os chamam de Filosofia Corporativa, Ideologia Central ou Identidade Organizacional.

Acredito que compartilhar separadamente cada conceito, facilitará a compreensão e exercício dos mesmos por todos os públicos alvos (Partes Interessadas da Empresa).

Durante todo o processo de construção estratégica (Planejamento e Gestão), a definição da Identidade Organizacional faz com que a Direção (Empresários e Gestores) se volte para o mercado, e busque identificar qual é o espaço em relação às necessidades, expectativas e desejos (Intrínsecos e extrínsecos) gerados pela sociedade (Clientes e demais Partes) que ela deseja agregar valor, atender e satisfazer, ou seja, qual é o Propósito do Negócio (Empresa).

Já a Missão é a razão da existência da empresa. A Missão representa a forma de como a empresa perpetuará o seu Negócio no dia a dia. As definições do Negócio e da Missão da empresa estão focadas no tempo presente (O dia a dia).

Para traçarmos os caminhos para o futuro, necessitamos definir nossa Visão (Visão de Qualidade e de Quantidade), ou seja, em quais estados futuros, ambiciosos e – associados aos Públicos de Interesse (Alvos da Empresa) – desejamos estar.

A Missão e a Visão para o Negócio proposto devem basear-se nos Valores (Crenças) mais essenciais à Organização. Os Valores podem ser definidos como sendo um conjunto de convicções íntimas adotadas com fé, agregadas durante toda a nossa vida. Valores são crenças internalizadas as quais verdadeiramente acreditamos, defendemos e não abrimos mão.

A Identidade Organizacional deve ser amplamente difundida e compartilhada com e por todos da empresa, pois, constitui a base fundamental para um ótimo funcionamento estratégico e operacional da Empresa frente os desafios e oportunidades do Mercado. Uma empresa bem sucedida é aquela em que sua equipe de colaboradores e demais Stakeholders (Partes de Interesse) “vivem” sua Identidade.

Você sabe apontar qual a diferença entre uma empresa de sucesso e uma inclinada a fracassar?

Eu te digo: A correta, sagaz e inteligente gestão de uma Identidade Organizacional (Singular).

O Planejamento Estratégico da sua Empresa versus o Mercado.

Empresário(a), conforme orientado na edição 46, irei aqui – a cada nova edição da Revista SOU, via esta coluna e o site sebastiaosimoes.com.br – compartilhar informações que poderão contribuir para que você possa construir, implementar e melhor gerir um “Planejamento Estratégico customizado a sua Empresa versus a realidade do Mercado onde atua”.

Acesse o site – sebastiaosimoes.com.br – e siga as orientações e receba o material (Módulo 01 de 10) – “O Planejamento Estratégico customizado da Empresa Familiar – Uma Jornada para a Prosperidade!” – Módulo 01: A Identidade Organizacional da Empresa.

“Se quer ir rápido, vá sozinho.

Se quer ir longe, vá acompanhado”.

Provérbio Africano

Desejo a todos importantes reflexões, decisões e resultados. Até a próxima.

Sebastião Simões

Planejamento e Gestão Estratégica de Empresas

www.sebastiaosimoes.com.br

Instagram: @slsimoes / WhatsApp: (27) 99533-2701

Veja também

foto-1-1

Sob nova direção, Cheirin Bão é o sabor mineiro na cidade

20240412_163652-1

Roupas como novas com os serviços da LavExpress

20240419_164559338_iOS

Desvendando o futuro da Odontologia: o poder da digitalização

IMG_0795

Está chegando a hora! Faltam três dias para o Baile da Sou

traballhar-em-destaque

Enxergar e se reconhecer: Óticas Sara chegam com estilo e qualidade a Guarapari

USAR-ESTA-FOTO

A nutri te ensina: Mamãe em forma – é possível recuperar a boa forma após o parto?