Anúncio

Sicoob premia alunos da região com o Concurso Cultural ‘Cooperar para Transformar’

por Pedro Henrique Oliveira

Publicado em 30 de novembro de 2022 às 09:12 / Atualizado em 27 de dezembro de 2022 às 08:04
Anúncio
Luzia Gallina, Rayane Bressanelli, Maria Sofia Antunes, Fábio Novaes, Gabriela Petri, Fabrício Soares e José Américo Barreto. Foto: divulgação.

O Instituto Sicoob realizou em outubro o Concurso Cultural Cooperar para Transformar 2022. Com o objetivo de promover o desenvolvimento das práticas e princípios cooperativistas, o programa premia alunos de diversas escolas em diferentes categorias. Este ano, participaram do concurso estudantes de cinco escolas de quatro municípios da região: Alfredo Chaves, Itapemirim, Viana e Anchieta.

“A realização do Concurso Cultural é um alinhamento do SICOOB com o 4º princípio do Cooperativismo que é levar a Educação, a Formação e a Informação para a sociedade em geral. Com o tema deste ano “Cooperar para Transformar”, levamos para os alunos um exercício para desenvolver e fortalecer a cultura de cooperação através da arte”, destacou o presidente do Sicoob Sul Litorâneo, Fábio Novaes.

Dividido em quatro categorias, o Concurso convida os alunos de 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental a produzirem trabalhos que retratem o tema proposto. Os estudantes do 3° ano de cada escola devem criar desenhos que expressem o tema do Concurso. No 5º ano, as crianças produzem crônicas, que valorizem a relação entre o tema do programa e a realidade local.

Já os alunos do 7º ano devem criar poemas compostos por versos livres ou de estrutura fixa, utilizando recursos visuais, semânticos e sonoros da linguagem que viabilizem a compreensão do tema do Concurso. No 9º ano, as crianças produzem tiras em quadrinhos com texto crítico-reflexivo produzido a partir do tema do Concurso.

Os três melhores trabalhos de cada escola foram premiados na etapa local do Concurso com kits escolares. Na premiação regional, realizada em novembro, um aluno de cada categoria foi premiado com um tablet e o professor responsável ganhou R$ 1 mil. Nessa etapa, a estudante Maria Sofia, da EEEFM Camila Mota, de Alfredo Chaves, ganhou na categoria Poema, e foi premiada com sua professora Rayane Bressanelli.

Em dezembro, a disputa segue para a etapa nacional onde alunos do Brasil inteiro levarão seus trabalhos sobre o tema.

Anúncio

Veja também

alunos-escola-angelica

Alunos da escola Angélica Paixão fazem releitura de crônica e contos durante 4ª Mostra Literária

image-1

Feira da Mulher Empreendedora: evento busca promover negócios locais

Anúncio
USAR-COMO-PRNCIPAL

Recém-inaugurada, Tibruf leva ‘doces com propósitos’ para a Praia do Morro

20230825_094427816_iOS

Maple Bear Guarapari promove workshop sobre como agir em caso de acidentes domésticos

WhatsApp-Image-2023-11-21-at-20.18.57

Tradicional festival de ginástica rítmica de Ana Paula Ribeiro terá Divas do Pop como tema

L28A3757-1

Simpatia dos palcos para as telas