Anúncio

Secreção ocular: atente-se aos sinais do seu cão

por Larissa Castro

Publicado em 16 de setembro de 2020 às 13:08
Atualizado em 16 de setembro de 2020 às 13:13
Anúncio

Assim como nós seres humanos, os cães também produzem a secreção ocular, popularmente conhecida como remela. O sinal liberado pelo animal é comum, se ocorrido apenas uma vez ao dia. Mais que isso, o tutor deve buscar um médico veterinário para receber o verdadeiro diagnóstico, que pode ser resultado de diversas doenças internas.

A secreção é considerada excesso a partir do momento em que o pet passa a eliminar a “remela” com frequência, em cor escura, ter coceira ou mau cheiro. Com uma vasta possibilidade de doenças, a busca pelo veterinário pode promover a cura do problema.

Secreção ocular em excesso não deve ser considerada normal.

“Isso tem que levar em consideração, pois essa secreção, popularmente chamada de remela, nem sempre é uma conjuntivite. As vezes é o anúncio de uma infecção, doença sistêmica, e aí temos o olho como uma janela, para ficar atento. A doença mais comum dessa reação, está ligada à doenças oculares; a ceratoconjuntivite seca, por exemplo. Mas não fica descartado outros problemas como alergia, verminosa, e infecções que são do corpo, não apenas do olho”, orienta e veterinária Marcela Barro Azevedo.

Marcela Barros e um cão da raça bulldog francês. Foto: Arquivo pessoal.

Apesar de cães braquiocefálicos, como as raças pug, bulldog, shitzu e Lhasa apso terem maior chance de contraírem a ceratoconjuntivite seca, o problema pode se manifestar em qualquer idade do cãozinho, e em outras raças. “Independente da idade do animal, não é normal. Deve buscar o veterinário assim que isso se manifestar, pois há cura, e no caso de conjuntivite seca, há manutenção através de tratamentos”, reforça a veterinária Marcela, que atende na clínica Cane & Gatto, em Guarapari.

Anúncio

Veja também

Costela-com-barbecue

Costela suína ao molho barbecue

Korpus-2020 filme

Filme descortina Guarapari e celebra 30 anos de escola de dança

Anúncio
Portrait beautiful young asian woman happy smile with floating breakfast in tray on swimming pool

Cinco doenças comuns no verão que você pode evitar

Com cuidados básicos é possível se prevenir contra doenças como intoxicação alimentar, conjuntivite, otite, micose e dengue

marcos-massoterapeuta

Duas mãos pelo seu bem-estar geral

Sabores-Espaco-Buffet-5

Sabores e estrutura alinhados

Montagem - Toninha - Helaine - Adriana (capa)

Máscaras faciais: proteção e ferramenta para superar a crise