Anúncio

Saúde ao ar livre e com segurança

por Larissa Castro

Publicado em 20 de outubro de 2020 às 15:15
Atualizado em 20 de outubro de 2020 às 15:16
Anúncio

A busca pela vida saudável tem crescido cada vez mais, e o treinamento funcional é um forte aliado para sair do sedentarismo. Em contato com a natureza, seja de manhã ou a noite, a prática do circuito funcional na praia tem ganhado adeptos de diversas idades. Na Praia do Morro, por exemplo, há grupos com foco na corrida e no desenvolvimento corporal. 

Com propostas de inovar no conceito de atividade física, alunos recebem exercícios que possuem trabalhos aeróbicos e busca por resistência muscular, diferentes a cada dia. As atividades na areia ajudam a trabalhar glúteos, panturrilhas, quadríceps e a intensificar a potência dos movimentos. Além de ser um grande aliado, estar ao ar livre em tempos de pandemia oferece uma segurança ainda melhor. 

Os benefícios além da estética 

Como toda atividade física, o treinamento funcional possui diversos benefícios. Estar em contato com a natureza, é um diferencial dos treinos propostos em grupos na praia. “O funcional auxilia no processo de emagrecimento, autoestima, melhora o fluxo sanguíneo, cardiorrespiratório e não trabalha só o corpo, mas também a mente. Proporcionar aulas ao ar livre é algo que considero privilégio; poder cumprir este papel, levar qualidade de vida é algo muito bom”, enfatiza a personal trainer Mariana Garcia, que trabalha com grupos na Praia do Morro. 

Mariana Garcia CREF: 011089-G/ES.

Com a chegada da estação mais quente do ano, Mariana prevê o aumento de pessoas interessadas na prática, e em momento de pandemia, ela considera o ambiente um diferencial.  “Com o verão, muita gente procura, além das pessoas da cidade, aquelas que passam férias aqui. O problema do período é que as praias enchem e ficam sujas; isso é perigoso, mas estudo uma saída que agrade a todos, pois os alunos têm me dado um retorno ótimo; seja em sentimento de bem-estar ou resultados físicos. Mas independente de estarmos em um local arejado, exijo o uso de máscaras, não compartilhamos equipamentos e minhas turmas estão reduzidas, para que não haja proximidade entre alunos”. 

Instagram: @marigarcia.personal 

Telefone: 27 998085357 

Pioneiro e inovador 

O treinador Felipe Rocha chegou a Guarapari para inovar. Formado em Educação Física há 15 anos, ele montou a primeira equipe de treinamento funcional na praia. Com o sonho colocado em prática, atualmente o TeamFR Assessoria Esportiva possui cerca de 70 alunos. “Sempre foi meu sonho atuar na praia, desde quando eu me formei. Iniciei há oito anos com o treinamento funcional na praia e o treinamento de corrida; um auxiliando o desenvolvimento do outro. A vibe que a praia proporciona, o mar, o sol, as pessoas passando, local aberto, específico para atividades físicas, dá a sensação de estar em um local onde todo mundo faz alguma atividade, isso traz uma energia muito gostosa”, destaca o profissional de Educação Física. 

Felipe Rocha CREF 4162-G/ES .

Com treinamentos de três a seis dias da semana, Felipe adapta as aulas de acordo com o condicionamento físico de cada praticante. “O treinamento funcional tem que ser específico para funcionar para determinadas situações, se não, não é funcional, mas sim um treinamento físico. Nosso treinamento é o Funcional Running (treinamento funcional para corrida), que auxilia no desenvolvimento da capacidade cardiorrespiratória, movimentos básicos da corrida, coordenação motora e no fortalecimento da musculatura envolvida na corrida, e a questão estética é alcançada de forma natural”.   

Instagram: @teamfr_assessoria 

 Telefone: 027 99700-3252 

De mãe para filha 

“Eu não gosto do ambiente fechado de academia, e apesar de eu ter sido por muitos anos sedentária, já analisava iniciar alguma atividade. Minha filha fazia funcional na praia, e ao fazermos contato com a Mariana, me senti ainda mais motivada. Em meu segundo mês, posso dizer que amo! Hoje não quero outra coisa. Percebi mudanças e foi através do funcional, hoje é algo muito importante para mim. Treinamos eu e minha filha, que é minha maior influenciadora, ela adaptou o horário dela para ir comigo, agora uma motiva a outra. O ambiente é ótimo, as pessoas são tranquilas, não há o que falar, sou apaixonada por cada detalhe, e estar em contato com a natureza me traz uma energia sem igual, indico para muita gente. Qualquer pessoa pode fazer”. 

Ana Paula Campos, 45 anos, comerciante. 

Ana Paula Campos.

 Compartilhar o que é bom 

“Eu fazia exercício na orla, e quando eu passei, me chamou atenção o grupo ali na praia; recebi indicação de uma amiga e foi a minha melhor escolha. Vou sempre pela manhã, e me exercitar ao ar livre traz a sensação de liberdade e paz; a natureza é maravilhosa. Não há cansaço que desanime. Vejo resultados em mim, e logo no início percebi a mudança; isso motiva ainda mais, além da Mariana ser atenciosa e animada. Por isso recomendo para mais pessoas”. 

Cintia Cristina Rodrigues da Silva, 45 anos, vendedora. 

Cintia Cristina Rodrigues da Silva.

A influência do ambiente 

“Faço funcional na praia há dois anos, e eu entrei com o objetivo de perder peso; consegui além do esperado e ganhei qualidade de vida, recuperei autoestima, fiz amizades, além de eu perceber mudanças gerais. Já passei por academias e não consigo me adaptar a ambientes fechados. É uma vibe muito bacana, a interação com os colegas, estar ao ar livre, toda essa beleza que temos, estimula mais. É uma energia totalmente diferente, além de eu me sentir mais segura no momento em que vivemos, por ser um ambiente aberto e o Felipe dar todo o suporte de segurança e higienização”. 

Sandra Maria Marques Porto, 44 anos, professora.  

Sandra Maria Marques Porto.

O incentivo e a determinação 

“Fiz uma aula experimental a convite do Felipe e me apaixonei pela metodologia. Hoje, além de eu ter emagrecido, tenho o condicionamento físico e a força muscular elevados, metabolismo acelerado, e equilíbrio. Sinto mais disposição; é automático o benefício. Quando eu saio de casa e vejo aquela praia linda, com o sol nascendo, a disposição chega, é muito mais agradável, além de somar à Vitamina D. Conheci novas pessoas e isso me fez muito bem. Através do Felipe, por ele acreditar em mim, após dois meses que eu estava no treino funcional, ele incentivou a prática da corrida, e hoje participo de meias maratonas e desafios que envolvam a prática; passei a amar algo que eu nunca me vi fazendo, por achar que era difícil”. 

Joana D’arc, 43 anos, decoradora de festas. 

Joana D’arc.

E quando chove? 

Apesar dos treinos serem realizados ao ar livre, em dias de chuva, os treinadores se organizam com antecedência para fornecerem as aulas através de aplicativos virtuais e vídeos, adaptados para serem praticados em qualquer ambiente de casa.  

Anúncio

Veja também

gestante

Exercícios na gestação: o que não te contaram

Ailana Vilela_capa

Antes do retorno, Samarco implanta o “Força Local”

Anúncio
azul-conecta-voo

Voos diretos para Guarapari

negros

Novembro Negro: conheça algumas expressões racistas e seus significados

socorro quero bolo (1)

Venda de bolos liberta mulher da depressão

Fábio Novaes Sicoob

O que é e o que muda com Pix