Anúncio
Sou-Header_Site_Entrevista

Entrevista da semana

Carolina Brasil é jornalista, formada em 2005/2 pelo Centro Universitário Faesa. Iniciou a carreira como estagiária na TV Educativa do ES e, com o diploma em mãos, trabalhou por cinco anos na TV Vitória/Record. Capixaba, mudou-se para o Rio de Janeiro onde passou por agências de Publicidade e Propaganda. Após retornar ao Estado, passou a fazer parte da equipe da HM Propaganda, contribuindo com os veículos jornalísticos, Revista Sou, e outros jobs publicitários. Neste espaço, com ela, você confere uma entrevista especial a cada semana!

(Re)conheça e ajude o Recanto dos Idosos em Guarapari

Publicado em 28 de março de 2021 às 15:00
Atualizado em 28 de março de 2021 às 15:00
Anúncio
Irmã Marilza coordena o Recanto dos Idosos Santo Antônio. Fotos: divulgação

Com mais de 30 anos de atuação, o Recanto dos Idosos Santo Antônio (Risa) promove assistência social e à saúde de pessoas com mais de 60 anos em Guarapari. Toda equipe da instituição de longa permanência e cuidados 24 horas por dia trabalha incansavelmente para cumprir esse papel; para isso, conta com dedicação e doações, já que nem todas as famílias podem contribuir. Na Entrevista da Semana, Irmã Marilza, coordenadora do Risa, conta um pouco sobre as atividades desenvolvidas e também as dificuldades enfrentadas.

Revista Sou: Para quem não conhece, qual a proposta do Risa?

Irmã Marilza: O Recanto dos Idosos Santo Antônio é uma Instituição de direito privado, sem fins lucrativos, fundado pelo Instituto das Irmãs Missionárias de Nossa Senhora de Fátima em 28 de agosto de 1989 em Guarapari. Somos tipificados com uma ILPI – Instituição de Longa Permanência para Idosos, destinadas a propiciar atenção integral em caráter residencial com condições de liberdade e dignidade, cujo público alvo são as pessoas acima de 60 anos. Os idosos são acompanhados pelo serviço de saúde e social, visando estado de completo bem-estar físico, mental e social dos aqui residentes. Temos o objetivo de socializar, guardar, prevenir e promover a saúde deles. Serviço de nutrição com seis refeições diárias, equipe de enfermagem 24h, serviço de fisioterapia diariamente, acompanhamento social, lavanderia e rouparia exclusiva, socialização e lazer, limpeza e conservação, entre outros.

RS: Qual a capacidade da instituição e quantos profissionais atuam?

IM: Temos capacidade de receber no máximo 60 idosos. Ainda não atingimos esse número e, diante da pandemia por Covid-19 é preciso seguir os critérios de acolhimento conforme o Regimento Interno para essa situação. Nosso trabalho é feito em forma de revezamento, 24h/dia, e contamos com 36 funcionários entre Enfermeiro, Técnicos de Enfermagem, Cuidadores de Idosos, Assistente Social, Nutricionista, Fisioterapeuta, Oficineiro, além de profissionais de cozinha, lavanderia e serviços gerais.

RS: Considerando o trabalho realizado e todos os profissionais envolvidos, a folha de pagamento seria o principal custo?

IM: Sim, que se agravou com pandemia, diante de afastamentos e da necessidade de novas contratações; e ainda devemos considerar o acréscimo dos custos com a compra de Equipamentos de Proteção Individual – EPIs. E não é apenas o impacto financeiro; com o novo Coronavírus, temos também a restrição da socialização do idoso atingindo as atividades da vida diária e convívio coletivo.

RS: E como as pessoas podem ajudar?

IM: Principalmente, sendo um colaborador mensal, através de planos via PicPay. As pessoas também podem fazer doações pontuais também via aplicativo ou direto na conta do Recanto dos Idosos Santo Antônio; mas colaboração fixa é que ajuda a arcar com as contas que chegam todos os meses.

Para fazer doação mensal, escolha um dos planos a seguir:

https://app.picpay.com/user/RecantodosIdososSantoAntonio

Para doar qualquer valor, clique no link:

https://app.picpay.com/payment?type=store&hash=4CYvO613iFoSmOwA

Chave PIX (CNPJ: 36.033.918/0001-84)

Dados bancários: Recanto dos Idosos Santo Antônio
Banestes Agência: 174 | Conta Corrente: 335.739 – 9

Contatos:

(27) 3261.5656 – Setor Administrativo 
(27) 3261.5468 – Recepção 
(14) 99878.1960 – Irmã Marilza

Anúncio

Veja também

Lenine-em-Transito-07-Flora-Pimentel-p

Lives continuam sendo a alternativa cultural em tempos de pandemia

capa para pauta moda sem gênero

Roupas sem gênero ditam moda e comportamento

Anúncio
slackline-Fatima

Equilíbrio e concentração: slackline ganha adeptos em Guarapari

Bacalhau no forno ao alho

Bacalhau no forno ao alho

pet páscoa

Páscoa e pets: brincadeira pode, chocolate não!

BrisaMare-torta-capixaba-3

Projeto de apoio animal receberá ajuda com venda da Torta Capixaba

O BrisaMare Gourmet está aceitando encomendas da iguaria e parte do lucro será destinado ao Ajuda Pet