Anúncio

Que tal revisitar o passado? Conheça o Museu de Utilidades Domésticas em Guarapari

por Gislan Vitalino

Publicado em 12 de agosto de 2021 às 15:22
Atualizado em 12 de agosto de 2021 às 17:04
Anúncio
Iniciativa é do escritor Antônio Ribeiro.

Quem visita Guarapari já tem em seu roteiro principal conhecer as praias e pontos turísticos da cidade. Entretanto, no próximo verão uma nova iniciativa se soma a quem deseja conhecer um pouco mais da história da cidade e da vida no passado como um todo. Com a recepção inicial tendo acontecido no mês de maio, o Museu de Utilidades Doméstica (Mudo) tem crescido através das doações de amigos e colaboradores.

O museu é uma realização do administrador aposentado, escritor e colunista do jornal FolhaOnline.es, Antônio Ribeiro, que começou a organizar o espaço para apresentar suas coleções pessoais para visitantes e amigos. “Eu tenho coleções de postais, caixas de fósforos e disponibilizei para que as pessoas visitassem ou trouxessem seus pertences para exibí-los. De repente passei a receber muitas doações, todos os dias tinha um ou outro objeto que os visitantes traziam”, contou Antônio.

O acervo segue em constante atualização com as doações frequentes dos visitantes, amigos e colaboradores do organizador e realizador do Museu.

Atualmente, o museu traz algumas curiosidades e antiguidades que apontam para a história da cidade, bem como da rotina doméstica das famílias e o cotidiano do trabalho em diferentes épocas.

Uma das paredes do museu acomoda um painel com fotografias antigas de Guarapari, mostrando, entre outros detalhes, uma região da Praia do Morro coberta por vegetação e cortada por estradas, sem construções (nem mesmo de casas) e a travessia do canal por meio de balsas que levavam veículos e pessoas.

Também encontramos no museu objetos que remontam ao cotidiano familiar no Brasil, como aparelhos telefônicos de diferentes épocas e televisores de modelos distintos. É possível observar, por exemplo, uma evolução da forma de consumo de produtos culturais, como os diversos formatos de se consumir música, passando por vinis, fitas, CD’s e os diversos formatos de armazenamento digital. Chama a atenção um cofre, doado por uma colaboradora, com mais de 100 anos de existência.

Um olhar atento ao mundo do trabalho, também observa objetos que marcaram época em diferentes áreas da economia. Como gerações distintas de equipamentos para calcular, máquinas de escrever, filmadoras e fotográficas, e balanças que ocuparam espaço em mercados, armazéns e colheitas de produtos como arroz e café. Estima-se que uma das balanças tenha mais de 100 anos desde o período em que era utilizada.

Alguns dos artigos do museu chegam a chamar a atenção pelo carinho e a importância do momento em que estiveram presentes, como é o caso de uma bandeira traga por um torcedor brasileiro dos Jogos Olímpicos de Verão em Roma, que aconteceram em 1960.

O Museu de Utilidades Domésticas de Guarapari fica ao lado da antiga delegacia da cidade, no Morro do Atalaia. As visitas podem ser agendadas com o Antônio Ribeiro através do telefone (27) 99989.1030.

Confira no vídeo abaixo o convite feito pelo próprio Antônio Ribeiro.

*Matéria publicada originalmente no jornal FolhaOnline.es.

Anúncio

Veja também

TRE-ES-

TRE-ES lança programa contra desinformação no processo eleitoral

A iniciativa servirá para combater notícias falsas

Geak-sede-1

Campanha para arrecadar roupas e alimentos é realizada por grupo espírita em Guarapari

Grupo está arrecadando também cestas básicas e cobertores

Anúncio
Lançamento do livro o jardineiro

Obra infantil tem ilustração de jovem autista de Guarapari

Nilton-Leite

Alerta: cuidados e observação são importantes mesmo após recuperação da Covid-19

Conversamos sobre o tema com o médico especialista em clínica médica, Dr Nilton Santos Leite

alimentacao_animal-obesidade_canina

Obesidade canina: dois passos para manter o peso saudável do animal

qiabo-gigapixel-6_00x

Receita: Frango com quiabo