Anúncio

Psicólogo escreve livro para ajudar dependentes químicos

"Intervenções neuropsicossociais na desconstrução da identidade adctiva" é um livro prático para reintegração do indivíduo

por Redação Revista Sou

Publicado em 3 de agosto de 2021 às 15:25
Atualizado em 3 de agosto de 2021 às 15:25
Anúncio
Silvestre Falcão Santana, psicólogo CRP 16/586. Fotos: divulgação

As dependências se instalam quando o sistema de recompensa do cérebro não funciona bem. Elas podem envolver uso de substâncias ou comportamentos. Uma forma de descobrir se um hábito é normal ou patológico é observar se ele faz mal para a própria pessoa e para quem convive com ela.

Quando, por exemplo, a dependência química ocorre, o tratamento é feito com psicoterapia, medicamentos, grupos de ajuda e, em casos mais graves, até a internação. Conhecido pelo trabalho sobre saúde mental com pacientes que sofrem com o problema, o psicólogo e escritor Silvestre Falcão Santana lançou o livro: “Intervenções neuropsicossociais na desconstrução da identidade adctiva”, com ensinamentos para ajudar dependentes químicos que buscam orientações e apoio de como conduzirem as próprias vidas.

A proposta da obra também é ajudar os adictos, familiares e profissionais a partir de um conhecimento embasado cientificamente. “Como trabalho há mais de 30 anos em uma instituição filantrópica, busco nos livros e nos cursos que ministro não o objetivo de lucro, mas sim para somar ao projeto social”, disse o fundador e coordenador geral do Centro de Tratamento para Dependentes Químicos Pequena Comunidade de Jesus, que funciona na Serra.

Serviço

O livro “Intervenções neuropsicossociais na desconstrução da identidade adctiva” está disponível nas pontos físicos e plataformas digitais. Informações: (27) 99843-8163

  • Cantinho do Céu, Guarapari
  • FTD Educação, Vitória
  • Papel e Presente – Shopping Sul, Cachoeiro de Itapemirim

Sobre o autor

Silvestre Falcão Santana é psicólogo e doutor em psicologia social com pós-doutorado em psicologia; é também autor do livro “Porque a gente é assim?”. Atua principalmente em constelações familiares, formação para profissionais na área de dependência química, supervisão clínica, terapia de confronto familiar e docência. Silvestre criou o Método dos Sete Passos do Processo Terapêutico de Recuperação e dos 17 Princípios da Recuperação para Adictos.

*texto: Alice Mourão

Anúncio

Veja também

rui barbosa gri 130 anos

Com música e dança Escola Rui Barbosa faz homenagem à Guarapari

Familia-nomade-3-768x1024

Família nômade se encanta com as belezas de Guarapari

Anúncio
Concerto-classico1-768x576-1

Aniversário de Guarapari será celebrado com música clássica no final de semana

A Orquestra de Câmara Fâmuli e a Cia Musical Allegro serão os responsáveis pela apresentação

eduacao-especial-768x512

ES investe quase R$ 9,5 milhões em Educação Especial

abertura-de-empresas-768x427-1

Agosto atinge marca histórica de abertura de empresas no ES

casal-viajante-meaipe-768x512

Guarapari entra no roteiro de casal de jornalistas em viagem pelo Brasil

A viagem pelo país começou em maio e deve durar dois anos