Anúncio

Pseudociese: que bicho é esse?

por Revista Sou

Publicado em 17 de outubro de 2022 às 10:13 / Atualizado em 17 de outubro de 2022 às 10:14
Foto: reprodução

A pseudociese, também conhecida como gravidez psicológica, é um distúrbio hormonal muito frequente em cadelas no período pós-cio. O cio é o período reprodutivo do animal, onde o organismo passa pelas fases de preparo para uma possível fertilização e consequente prenhez.

As cadelas, via de regra, apresentam cio a cada 6 meses. O período de cada cio pode variar entre indivíduos, mas em média dura 15 dias. O período do cio onde acontece a ovulação, e quando a fêmea está pronta para receber o macho, é conhecido como estro. Após o cio, ou a cadela está prenha, ou todo o aparelho reprodutivo se resguarda, até que o próximo ciclo aconteça.

No entanto, na natureza, cadelas foram “feitas para engravidar em todos os cios”, esse é o ciclo natural desses animais: cio, prenhez, gestação e cria. Então, é muito comum que o organismo se comporte conforme a natureza, sofrendo interferência dos hormônios reprodutivos e seguindo todo esse processo, daí acontece a gestação psicológica. Essa nada mais é do que uma gestação “imaginária”, onde o corpo da cadela se comporta fisicamente como se realmente estivesse passando por uma prenhez.

As consequências da pseudociese vão desde alterações comportamentais, como adotar brinquedos, chinelos, filhotes de outros animais, até lactação, tumores de mama, cistos ovarianos e infecção uterina. A melhor forma de prevenir e tratar a pseudociese em cadelas é fazendo a castração. Com esse procedimento feito de forma correta, são retirados o útero e os ovários, eliminando assim a produção hormonal da fêmea, e evitando que a cadela entre no cio.

Lembrando que a castração não é um procedimento tão banal como muitos imaginam. Trata-se de um procedimento cirúrgico invasivo, que precisa ser feito por Médico Veterinário qualificado e em local que proporcione condições de segurança ao animal!

Dr. Renato Marcondes – Clínico Geral e Cirurgião Geral
17 anos de experiência em cirurgias em pequenos animais

Veterinária Guaravet

Parque Areia Preta – Guarapari, ES

WhatsApp: (27) 99819-5629

Instagram: @guaravetveterinaria

Veja também

foto-1-1

Sob nova direção, Cheirin Bão é o sabor mineiro na cidade

20240412_163652-1

Roupas como novas com os serviços da LavExpress

20240419_164559338_iOS

Desvendando o futuro da Odontologia: o poder da digitalização

IMG_0795

Está chegando a hora! Faltam três dias para o Baile da Sou

traballhar-em-destaque

Enxergar e se reconhecer: Óticas Sara chegam com estilo e qualidade a Guarapari

USAR-ESTA-FOTO

A nutri te ensina: Mamãe em forma – é possível recuperar a boa forma após o parto?