Anúncio

Sou-Header_Site_Entrevista

Entrevista

Priscila Barcelos: pintando sonhos e alegria

Publicado em 11 de julho de 2023 às 09:46
Atualizado em 11 de julho de 2023 às 09:46

Nenhuma limitação é capaz de parar o talento e a força de vontade. Exemplo disso é a guarapariense Priscila Barcelos. Diagnosticada com paralisia cerebral, ela nunca deixou que sua condição a impedisse de seguir e construir seus sonhos. 

Hoje com 39 anos, Priscila é graduada em administração e recursos humanos, mas foi na pintura que ela encontrou seu maior prazer. É com os pés que ela dá cor às mais variadas formas e imagens, que vão desde animais até lindas paisagens da Cidade Saúde. Recentemente ela teve suas obras expostas em uma galeria no Centro e venceu o Concurso Cultural Cidade Saúde, na categoria naïf, um conceito da arte caracterizado pela produção de artistas autodidatas que possuem uma linguagem própria de expressão.  

Os pais, Placilda Barcelos e Benedito Vieira, contam que desde pequena a artista sempre foi esforçada e buscava ocupar seu espaço, seja na escola, na faculdade ou na vida. “Por causa de um ponto no colégio, ela ia longe. Tínhamos que ir até o Centro, na biblioteca, para fazer pesquisa. Nunca ficou de recuperação, nem reprovou. Chegava em novembro, ela somava e falava ‘mamãe, já passei em todas as matérias’”, diverte-se, orgulhosa, dona Placilda.

Anúncio

Mas, como Priscila se define, ela é uma “caixinha de surpresas”. Além da pintura, o talento transbordou para outras vertentes, como a criação de poemas e a produção de um livro, que conta sua própria história. Nesta entrevista à Sou, cheia de bom humor e simpatia, a artista relembra o caminho que a levou até a pintura, o apoio da família e de amigos na sua trajetória no mundo das artes e os sonhos que ainda pretende realizar.

Revista Sou: Quando e como você começou a pintar?

Priscila Barcelos: Comecei há 10 anos. Eu sou formada em administração e recursos humanos, mas as empresas não queriam se adaptar a mim, eu estava tendo dificuldade em conseguir um emprego. Então, eu decidi que queria pintar, aí conheci um artista que me ajudou e me ensinou o básico. Depois, fui pesquisando pela internet e me aperfeiçoei.

Sou: O que você mais gosta de pintar? Quais são suas inspirações?

Priscila Barcelos: Eu gosto de pintar animais, paisagens, gente alegre e coisas que trazem alegria. Já pintei muitos quadros, não tenho noção, e muitas paisagens de Guarapari, como a Lagoa da Coca-Cola, a Prainha e as praias de Santa Mônica e Setiba.

Sou: Como você se inspira para pintar essas paisagens?

Priscila Barcelos: Por foto, eu olho as paisagens bonitas no Instagram e consigo pintar. Eu consigo desenhar as paisagens, eu só não consigo calcular e desenhar bonecos grandes, mas tenho um amigo, Emerson, que me ajuda muito e já pinta e desenha há muitos anos. 

“Tudo que eu faço é com o maior prazer, porque eu gosto muito de pintar.”

Sou: Como é sua rotina em dia de pintura?

Priscila Barcelos: Eu começo pela manhã, paro para almoçar, dou uma olhada no celular e umas fofocadas, já fui blogueira, depois que veio o Instagram deixei o blog de lado. Aí volto para a pintura, ela ocupa a maior parte do meu dia. 

Sou: Qual foi a sensação de participar de uma exposição em uma galeria?

Priscila Barcelos: Fiquei muito feliz. Não tenho palavras para descrever. Eu já tinha exposto no Shopping Guarapari no concurso Cidade Saúde, depois fui convidada para fazer parte dessa exposição coletiva na Tzion, pelo Movimento Cultural IÁ. Durante a exposição, eu recebi muito carinho, não tem nada que pague. Tenho três amigos que me ajudam muito: a Hosana, da papelaria Aquarela, o Emerson Neto, e o Rogério [Nogarol], da Tzion, quem eu chamo de padrinho.

Priscila com o artista plástico Emerson Neto

Sou: Você tem outros sonhos?

Priscila Barcelos: Eu quero muito ser mais valorizada no mundo das artes, porque não é fácil fazer quadros desse tamanho com os pés. Tem um quadro que eu gastei 15 dias e outro demorei 6 dias, por ser um pedido de última hora, e eu topei e deu certo. Eu quero ter uma exposição só minha. Tudo que eu faço é com o maior prazer, porque eu gosto muito de pintar. 

Eu também gosto muito de fazer poemas motivacionais, e tenho um projeto de fazer a minha autobiografia, mas como dá muito trabalho para correr atrás de tudo para o lançamento, deixei um pouco de lado. Ele já está escrito, mas ainda vou adicionar novas coisas porque tem mais histórias para contar. 

“Se você tem um sonho que já foi vivenciado

Agradeça a Deus todos os dias pelo seu sonho que já foi realizado

E se você é pessimista e pensa em desistir

Não desanime, não faça isso, pois na nossa vida devemos persistir

Para um sonho se realizar

É preciso ter esperança e coragem para lutar”

Realizar, Priscila Barcelos Vieira

Contato: (27) 99503-0711
Instagram: @priscilabarcelos1784

Veja também

20240419_162717245_iOS

Pra te ver sorrir: Redescubra seu sorriso com Prótese Protocolo

A solução fixa para a perda total dos dentes

398268436_7033590039987151_7030942099758835422_n

Drinks e coquetéis que fazem do evento uma verdadeira festa

IMG_4079

14 anos de sucesso com sabor de qualidade

Lanchonete em Santa Mônica se destaca no segmento

Danilo-e-Nina

Loja física agrega facilidade e novas opções às delícias da Nina Fit Food

image

Sicoob Sul Litorâneo celebra 35 anos de fundação do Sicoob ES

composition-with-delicious-brazilian-food-close-up

Bom Apetite: Feijoada