Anúncio

Primeira rede social capixaba para o público LGBTQIA+ é lançada por coletivo de Guarapari

Diverses é fruto de uma parceria entre o desenvolvedor Tim Oliveira e o Coletivo DRC

por Pedro Henrique Oliveira

Publicado em 17 de outubro de 2023 às 10:47 / Atualizado em 17 de outubro de 2023 às 10:47
Imagem: reprodução

O Coletivo Diversidade, Resistência e Cultura (DRC), de Guarapari, se uniu à iClik, do desenvolvedor Tim Oliveira, para a criação da primeira rede social capixaba totalmente voltada para a comunidade LGBTQIA+. Lançado nesta semana, o Diverses App tem o objetivo de ser um espaço seguro e com novas experiências para os usuários, como explica Tim.

“Conversando com amigos, eles relataram que seria interessante ter uma rede social para o público LGBT com um intuito diferente do Tinder, e até mesmo do Grindr. A ideia era uma rede leve, que poderia ter de tudo, mas com respeito e sem julgamentos. Essa ideia amadureceu e chegamos hoje no Diverses”, afirmou.

Segundo ele, o aplicativo foi criado a partir de um trabalho que ele já havia realizado, e aprimorou com o passar do tempo. “O Diverses é a reformulação de uma ideia. A princípio, eu queria criar uma rede social diferente das demais, foi quando tive a oportunidade de criar uma rede direcionada para alunos de escola pública do município de Anchieta, com público certo e sucesso na escola em que foi aplicada. Essa rede veio a se encerrar no final de 2022, devido meu contrato ter encerrado”, relembrou.

Tim, então, foi em busca de mais ideias para garantir um acesso melhor e mais amplo ao projeto, e encontrou o apoio no Coletivo DRC. “Com o aplicativo criado, entrei em contato com o Coletivo DRC, que instantaneamente me deu todo apoio para expansão do app. Em reunião, surgiram várias ideias que abracei e, aos poucos, estamos melhorando a plataforma. Ainda temos muito melhorar, temos limitações de códigos, mas não pensamos em nenhum momento em desistir, queremos evoluir e melhorar a cada dia.”

De acordo o coordenador do coletivo, Leonardo Brandão, já há um trabalho sendo executado para o aplicativo chegue ao conhecimento de mais pessoas. “O Coletivo DRC tem colaborado intensamente para que o app viralize e mais usuáries adentrem a plataforma. Estamos modificando e atualizando o aplicativo constantemente para assim podermos deixarmos o app cada dia melhor e mais potente”, garantiu.

Hoje, além de Tim e Leonardo, a equipe do aplicativo é composta por Marlon Mercante e Lucas Costa, que também fazem parte do coletivo e trabalham com a administração e marketing do projeto.

Segurança e respeito

Segundo os responsáveis, o Diverses também focou em funcionalidades que garantam a segurança dos usuários da plataforma, indicando, por exemplo, locais amigáveis a pessoas LGBTQIA+.

“O Diverses é um espaço de criar novas amizades e relacionamentos de forma leve. Pensando nisso, o Marlon Mercante chegou com a brilhante ideia de incluirmos no app uma página de informações mostrando para as pessoas os locais seguros, onde a comunidade LGBT pode marcar encontros sem preocupação. Dizemos o seguinte: um encontro já é cercado pelo nervosismo, entre outros sentimentos, para que a pessoa tenha que se preocupar com o local que vai acontecer. Por isso, saber que o local de encontro é seguro, faz toda diferença”, explicou Tim.

Ele ainda garante que, além da segurança, há um monitoramento constante para punir discursos que disseminem ódio e preconceito na plataforma. “Temos olhares atentos a qualquer tipo de disseminação de ódio e preconceito, advertindo os usuários e em questões mais fortes, bloqueamos e banimos aqueles que não se enquadram a proposta do app.”

Expectativas

O desenvolvedor do projeto demonstrou otimismo como os primeiros passos do projeto. Perguntado sobre as expectativas para o sucesso da empreitada, ele afirma que, no momento, estão passando pela fase inicial de investimentos, mas expressou seu entusiasmo com a plataforma.

“O Diverses é um local aberto para grandes parcerias, e temos expectativas que o capixaba utilize o app e que ele seja reconhecido por todos. Estamos sempre com o pé no chão, mas com o entusiasmo lá em cima! Sabemos que o caminho poderá ser longo, mas já estamos em fase de divulgação e convidando os amigos para baixar o app. Para que todos tenham acesso, a nossa última adesão foi a de disponibilizar o app para iOS, abrangendo ainda mais o público. Neste momento estamos tendo apenas custos, que não são baixos, com o projeto, mas sabemos que o mesmo tem uma capacidade enorme de parcerias e engajamento, que em um futuro bem próximo, trará frutos e lucros”, concluiu Tim.

O Diverses App está disponível para download na Google Play Store, para usuários Android, e na AppStore (através do aplicativo Spaces), para usuários de iOS com o código DIVERSES.

Veja também

foto-1-1

Sob nova direção, Cheirin Bão é o sabor mineiro na cidade

20240412_163652-1

Roupas como novas com os serviços da LavExpress

20240419_164559338_iOS

Desvendando o futuro da Odontologia: o poder da digitalização

IMG_0795

Está chegando a hora! Faltam três dias para o Baile da Sou

traballhar-em-destaque

Enxergar e se reconhecer: Óticas Sara chegam com estilo e qualidade a Guarapari

USAR-ESTA-FOTO

A nutri te ensina: Mamãe em forma – é possível recuperar a boa forma após o parto?