Anúncio

Planejamento e gestão estratégica para empresas

Convidamos Sebastião Simões para falar sobre o tema, especialmente voltado aos gestores que buscam performance de alto nível

por Revista Sou

Publicado em 18 de outubro de 2021 às 16:45
Atualizado em 18 de outubro de 2021 às 16:56
Anúncio

O PERCURSO 

Por Iorrana Pupa e Sizue Itho, psicóloga e jornalista, respectivamente.

Simões com a esposa Mariana e a filha Sarah. Foto: acervo pessoal

Esta é uma história em que as dores são continuamente superadas por um misto de saudável ousadia e recompensada dedicação, uma trajetória que leva nosso protagonista, Sebastião Simões, – que, então, mal conhecia algum progresso, em uma Guarapari dos anos 70 – ao êxito profissional na capital do estado. Não sem, como facilmente o leitor pode deduzir, cavalares doses de luta, suor recompensado, esforço desmedido, perdas e saudades deixadas ao longo de uma estrada que nasceu na periferia e conquistou, metro por metro de barro e asfalto, zonas mais nobres da cidade.  

Terceiro de seis filhos, um de três irmãos, aos nove anos já era braço forte na mercearia do pai, um homem que começou pedreiro e ascendeu no bairro com o próprio esforço. À perda de um irmão ainda na infância somam-se as perdas recentes de duas irmãs, mas percebe-se que nenhum revés parece tirar do rosto vigoroso de Simões algo que vem de seus pais – força e determinação. Da soma de todos estes elementos podemos começar a compreender como a história de vida, que aqui contamos, foi construída. 

Simões, desde cedo, teve contato com uma certa aspereza da vida que forjou boa parte de seu caráter persistente e de seu ânimo vitorioso, porque todos sabemos que as vitórias, quando esmiuçadas, encontram em sua constituição todo tipo de derrota, e só aqueles que a usam como lição avançam, ainda que com cicatrizes. E cicatrizes não faltam no enredo que aqui documentamos. 

Mas vamos em frente, que o roteiro abordado, ao conversarmos com o alvo de nossas atenções, está longe de um ponto final. Ao entrevistarmos Simões, percebemos que ele não pode nem deseja parar, que seu carro pode, quando muito diminuir a velocidade, porém, jamais buscar a inércia do acostamento. Esta vida que narramos é uma vida em movimento, sempre.  

“Meu pai trouxe a força do trabalho, minha mãe a resiliência e o amor”, desta forma, é fácil perceber que trabalho e amor são os combustíveis que permitem a Simões não esmorecer, não retroceder, não acenar a bandeira branca do cansaço ou mesmo do tédio. Tudo é sempre novo, tudo está por ser feito, nada está acabado, nada é bom o suficiente que não possa receber um novo olhar, uma nova injeção de compromisso e entrega.

“Meu pai trouxe a força do trabalho, minha mãe a resiliência e o amor”

Sebastião simões

Sem qualquer discriminação, mas em nome da honestidade necessária a qualquer perfil que preze a verdade, ainda hoje um morador de Guarapari, talvez mesmo o mais alienado, é capaz de distinguir as dificuldades que se impõem sobre aqueles que nascem e são criados em certas zonas do município, e provavelmente saber que aquelas – as dificuldades – eram bem maiores décadas atrás. Raras boas escolas, nenhuma faculdade, comércio limitado, uma cidade com uma economia sem clara vocação. Tudo isto torna e tornava a viagem, que leva um indivíduo da periferia ao ambicionado centro municipal, mais digna de admiração, uma admiração sustentada por méritos pessoais indiscutíveis e que não deve ser vista como vaidade fútil. Não. Simões, para quem o conhece, é de uma naturalidade no trato pessoal que cativa de imediato, o sorriso aberto nunca forçado, as frases espirituosas que convidam às gargalhadas. Há vindo dele, sempre uma mão estendida à amizade. 

Sua trajetória profissional, fora da empresa da família, tem início no hotel Porto do Sol, um rapaz de 18 anos de idade, que concluído o segundo grau, não via como possibilidade ao seu alcance o ensino superior. O mundo gira, e algum tempo depois, surge uma oportunidade na Transbrasil em São Paulo. Simões avançava. Há quem diga: “sorte!”. Preferimos tratar, como vontade e determinação. 

A aventura, porém, estava apenas em seu início, com saudades da família, meses depois ele desembarca na rodoviária de Vitória, hospeda-se em um baratíssimo hotel-pensão na Cidade Alta, e com a coragem daqueles que não podem descansar, com um pouco mais de uma dezena de currículos à mão, sai às ruas em busca de nova oportunidade. Como a Providência parece premiar os que não desistem, – Simões por meio de seu entusiasmo e o olhar de empatia de um profissional amigo, – em uma agência do Banco Nacional conquista seu primeiro emprego na capital.  

Mas, algum tempo depois, cansado de um trabalho monótono, das sucessivas idas e vindas Guarapari-Vitória (o dinheiro, ainda curto, não permitia o compromisso de um aluguel na capital) percebeu que era necessário um outro recomeço. E, ele se deu, após um concorrido processo de seleção em uma gigante do setor farmacêutico. Simões com pouco mais de vinte anos, admira o mundo que se abre, mostrando-se mais promissor, afinal de contas alguma recompensa está à vista. Da vida restrita ao bom salário, algum status, e muito a desbravar pela frente. Tanto suor começava a dar frutos maiores, mais doces. A garra era grande, e Vitória era um mercado a ser conquistado, tudo em um mundo ainda sem celular e internet, o que exigia muita disciplina, perseverança e trabalho árduo.  

A conquista de uma vaga em uma multinacional do setor de saúde (Novartis S/A) veio como prêmio às camisas encharcadas de tantos bate-e-voltas pela cidade. Um novo horizonte se abre, novos saberes, maiores desafios, outros estados (RJ e SP), e, lá estava ele com o espírito renovado, sorriso aberto e fome de crescer.  

Por esses tempos, já com 25 anos, ele chega à faculdade de Economia, UVV, turma pioneira da instituição, tardiamente para quem possui outros percursos, no momento adequado para quem veio de baixo e subiu obstinadamente. Em sua vida a competitividade não precisa ser desonesta, há regras – lições apreendidas na infância com a família – e dentro das regras o menino de Muquiçaba conseguia muito, sem precisar deixar a ética convenientemente guardada em uma gaveta.

Da mercearia de bairro do pai para uma carreira de vitórias na multinacional, este foi o percurso. 

Equipe Imafar; Brunella e Dra. Denise Martins. Foto: arquivo pessoal

Hoje trabalhando como gestor executivo, em uma administração com foco em prioridades (on e off), elabora a quatro mãos – as suas e as dos empresários contratantes de seus serviços – projetos empresariais que buscam elevar os níveis de profissionalização e resultados das empresas clientes. A meta é gerar valor as partes interessadas (stakeholders) e, a partir deste foco, tornar as empresas por onde passa, mais eficazes, eficientes e competitivas. 

A vida acadêmica – em meio a todo esse turbilhão – avançou em paralelo, são pós-graduações, cursos de extensão e uma segunda faculdade, agora de Direito. Instituições como UVV, FINDES e FGV permeiam sua vida. Simões não para. 

O processo de gestão como um todo, é bom acentuar, é 360 graus, é do mercado para dentro da empresa, das oportunidades e ameaças para ajustes internos, e por vezes muito cansativo, pois, tornar empresas mais profissionalizadas, quebrar paradigmas, escalar metas desafiadoras e conquistar maiores resultados, como ele mesmo aponta, é um processo que exige muito comprometimento dos envolvidos – ou seja, do empresário, da equipe, e dele, lógico – e nem todos estão dispostos a este nível de entrega e evolução.  

“Nos últimos anos dedico meu tempo a família e ao trabalho. Tenho uma vida simples”. Casado com Mariana, pai de Sarah – seus amores – percebe-se em Simões o ar satisfeito (mas não relaxado) de quem olha para trás e se sente capaz de contar a própria história com calma, compreensão e o coração leve.  

A conversa flui, estende-se sem pressão, caminha por vãos novos, trata com carinho as raízes, por mais duras que algumas delas tenham se mostrado. Mas elas estão lá, na base do que ele é, e ao vê-lo falar acreditamos que ele nada modificaria. Há em sua vida muito de família e fé. Um irmão, um pai e um filho que são presentes, que buscam proteger. Um marido companheiro, que age com amor, que traz consigo um otimismo abastecido de esperança, e que não deixa a crença desamparada do esforço bruto, incansável. 

No trabalho, um sujeito que traça e mira a meta, que busca resultados superiores, e que tira dessa procura a graça de suas tarefas. Está ali o olhar que constrói estratégias que fogem do lugar comum, um talento que não se faz sem disciplina. Para isto, os estudos, a assertividade nas propostas, as longas jornadas, sem jamais deixar de lado o gosto pela competição justa e leal.  

As empresas em que atua devem ambicionar a liderança, a renovação, a geração de valores que se retroalimentam, e sua persistência nas ações pode ser vencida se outro caminho se mostrar mais eficaz. Aprofundar-se na gestão mudou sua vida, e Simões trabalha para que outras vidas mudem a partir disto. “Devemos nos apoiar em princípios, em resultados, nos concentrarmos naquilo que se entrega, a resiliência tem que ser enorme, as pessoas – em momento algum – deixadas de lado, mas engajadas no processo desde o início. Fazer o que deve ser feito com… felicidade”. 

Por último, deixo aqui o olhar de Simões sobre a cidade que mais lhe fala à alma, da qual nunca se afastou mesmo quando distante, ainda terra de seus pais, de sua família e de seus mais velhos e queridos amigos: 

“Guarapari é minha casa, dona de uma beleza que fascina, das ruas de minhas brincadeiras de moleque. A cidade concilia suas dificuldades a um acolhimento de mãe. Sei da concentração financeira nas mãos de poucos, das dificuldades de um mercado ainda muito dependente, mas gosto de começar ou fechar o dia usufruindo de suas rotinas. Aqui concretizei importantes projetos. Quero que esta cidade seja para mais pessoas, para quem está nela o ano todo, não só para os que buscam as altas temporadas. Precisamos de uma cidade mais inclusiva, mais justa e humana”. 

Dito isto, encerramos formalmente a entrevista, pela qual agrademos, não sem notar que Simões estava visivelmente emocionado com tudo aquilo que lhe voltou à memória. “Acho que foi bom?”, ele nos perguntou, e seu sorriso já era a resposta. 

A GESTÃO E A EMPRESA

Por Sebastião Simões 

Há 20 anos atuo como gestor executivo em projetos empresariais (planejamentos estratégicos e sistemas de gestão estratégicos-operacionais customizados) para empresas de diferentes segmentos e portes, e ao longo destes anos, tive a alegria de participar da gestão e profissionalização de um pouco mais de 50 empresas na região da Grande Vitória, sobretudo, em Vitória e Guarapari. 

Nos projetos que sou convidado a construir sigo à risca posicionar ou reposicionar “a empresa de fora para dentro”, ou seja, do mercado para o ambiente interno. Entendo que, do ponto de vista da gestão estratégica, dentro das empresas e em seus respectivos mercados, encontramos apenas quatro caminhos: Nas empresas encontramos: Pontos fortes e pontos de melhoria; E, no mercado: Oportunidades e ameaças. Diante este pensamento objetivo, e a medida da consolidação de diagnósticos profundos e metas desafiadoras, proponho e debato junto ao empresário parceiro, metodologias de gestão e ações estratégicas – sob medida – para a conquista dos resultados pretendidos. 

A profissionalização das empresas, que tenho “a quatro mãos” contribuído, pede a devida construção de um Sistema de Gestão, onde, via planejamento e gestão estratégica projetamos o futuro da organização, seu posicionamento no mercado e com qual inteligência e vantagens competitivas ela avançará frente as realidades diagnosticadas.

O sucesso da profissionalização está diretamente associado ao nível de competitividade que a empresa apresenta frente o mercado, as metodologias e recursos empregados e a qualidade humana e técnica de sua liderança.  

Importante se faz destacar que este processo evolutivo, nas empresas familiares, pede um olhar especial para as pessoas e suas emoções, pois, é possível em um mesmo projeto, em virtude da trajetória de cada indivíduo, em um curto intervalo de tempo, convivermos com diferentes “olhares”, e fluirmos por diferentes sentimentos, dos mais nobres e coletivos aos mais narcisistas. É comum encontrar – neste perfil de empresa – atenção, afeto, respeito, confiança, comprometimento, e muitas vezes amor, como também, perceber em certos momentos a presença de elevadas doses de insegurança, vaidade, ego, e até mesmo avareza.

Não basta apenas aplicar metodologias e ferramentas de gestão, bem como, buscar resultados acima da média, se faz necessário cuidar da alma da empresa – que são as pessoas. O foco é construir comportamento agregador alinhado a resultados superiores, pois, desta forma todos ganham. 

Sabemos que as empresas familiares formam a grande rede empreendedora deste país, e de tantos outros mundo afora, e, quando corretamente profissionalizadas são praticamente imbatíveis na linha do tempo. Cabe também acentuar, que a empresa familiar, quando bem liderada é maior que interesses meramente individuais, pensar o todo e em todos é o caminho para o crescimento e a longevidade dos negócios e da família empresária, e ao avançar nesta direção a empresa se torna um agente de transformação, onde, passa ser a soma de todos nós, a geradora de produtos, serviços, valores e riquezas para as partes interessadas, sobretudo, para clientes, colaboradores, fornecedores, sociedade, meio ambiente, e lógico, para seus investidores (Os empresários). 

www.sebastiaosimoes.com.br 

“Como eu o conheço há anos o procurei profissionalmente, e o retorno foi muito bacana e enriquecedor. Ele é muito sagaz, muito rápido de raciocínio, e de nossa maior confiança. Meu olhar era mais para a parte técnica do negócio, por conta da minha formação acadêmica e função na empresa, e a vinda dele contribuiu com novos horizontes. Juntos evoluímos a gestão da empresa. Ele aplicou sua expertise e nos tirou de uma posição de refém do mercado. Estávamos muito crus em relação à visão estratégica que toda empresa deve ter. Agradeço muito a ele, pois é uma pessoa de quem gosto bastante e que fez muito por nós nos cinco anos que aqui esteve”. 

Drª Mara Vilma Bernardes, UnilabFácil 

“Ter Simões em nossa equipe de marketing e vendas foi fundamental para desenvolvermos um trabalho junto ao mercado médico. Entendemos que o trabalho vigoroso e ético realizado junto a estes profissionais foi de fundamental importância para nossos clientes e empresa, e com certeza um profissional com a experiência e competência dele fez toda a diferença naquela oportunidade. Só gratidão pelo período em que ele esteve conosco”. 

Drª Denise Martins Oliveira, Imafar – Farmácia e Manipulação 

“São quase 15 anos trabalhando juntos em projeto de comunicação. Simões sempre se mostrou muito profissional e comprometido com resultados. Com atenção especial às relações humanas, ele transforma o ambiente em campo de debates saudáveis e produtivos aos negócios”. 

Sidnei Trancoso, HM Comunicação 

“Simões foi um aluno muito profissional, participativo e integrador. Produziu ótimos resultados que, certamente, os acompanharão em sua carreira”. 

Eduardo Ferraz, Fundação Getúlio Vargas/MMurad  

“Sebastião Simões é um excelente profissional e que tem paixão pelo que faz. Apresenta a importância da gestão empresarial com muita intensidade, e aplica uma metodologia que envolve e inspira o cliente, demonstrando comprometimento com os resultados”. 

Dr Jedson Maiole, BCPM – Advogados Associados

“A Support é uma importante referência no mercado, mas chega um ponto que o empresário já não consegue enxergar todas as frentes de sua empesa, foi aí, que contratei o Simões. Ele chegou de uma forma muito diferenciada e com um comportamento muito bacana. Nós empresários queremos resultados imediatos, e vejo que as coisas estão acontecendo, vejo que ele tem capacidade de solução. Simões é um fenômeno, um cara honesto, transparente, um cara do bem. Eu só tenho a elogiar e agradecer ao Simões”. 

Branco Vieira, Support Imóveis 

“Tive o prazer de colaborar com Simões em diversos projetos de gestão de negócios e marcas para clientes de portes variados. Como poucos profissionais, Simões consegue unir conhecimento técnico sobre gestão e estratégia à uma habilidade, praticamente natural, para gerenciar equipes e mediar conflitos. Sempre com ética e uma busca incansável por resultados”. 

Mario Guerra, Set Comunicação 

“Simões esteve conosco em nosso grupo familiar, apresentou relevantes informações, e trabalhou a importância do planejamento e da gestão. Iniciamos um trabalho juntos, e sempre de forma respeitosa transitou por nossa empresa. Ficamos felizes com seu trabalho e contribuições, pois, o Simões foi muito profissional no período que aqui esteve”. 

Geraldo Mai, Real Empreendimentos  

“Simões gestor – Uma pessoa que desde o início da nossa parceria tem demonstrado capacidade técnica, ética e facilidade de transferência de seu conhecimento a todos na empresa, desde os sócios, gestores internos e demais colaboradores. Sua visão geral e global da gestão empresarial e de mercado (de fora para dentro, como ele mesmo diz) muito tem nos ajudado a evoluir a profissionalização e melhoria contínua de nossa empresa”.

Wilson e Kelly Costa,Roma Imóveis

“Vejo que o Simões é uma pessoa muito intensa e comprometida com os projetos que ele assume, e desta forma, passa a ser muito cuidadoso com a realidade das empresas que ele está acompanhando. Ele costuma se dedicar aos negócios, mercado e pessoas envolvidas, costuma ampliar o olhar e se aprofundar para propor as soluções”.   

Danielle Quintanilha, UTZ – Empresas Familiares

“Chegou um momento de minha trajetória que decidi profissionalizar a empresa, e para esta jornada trouxe o Simões. Construímos “a quatro mãos” um projeto com este propósito, e com toda a equipe avançamos. Enxergamos longe, desenvolvemos pessoas, trabalhamos muito, evoluímos todas as áreas e reposicionamos a empresa. Saímos de uma rede com 11 lojas (Fcia DrogAmérica) para apenas 06 pontos de venda (já com uma nova Identidade organizacional, a Multtt Farma Center). E, como consequência deste reposicionamento, mesmo com a redução de lojas, conquistamos um faturamento três vezes maior. Hoje somos uma empresa saudável, consolidada, e só estamos neste nível porque investi em uma gestão profissionalizada. E, logicamente, o Simões fez parte disto tudo, ele é um profissional altamente capacitado para este tipo de projeto”.   

Elifas Pessini, Rede Multtt Farma Center

“Simões é um profissional excepcional, que alia competência, experiência, tem muita facilidade para repassar seus conhecimentos às empresas, além do lado humano extremamente preocupado com o bem-estar de todos a sua volta. Com todos esses requisitos, Simões é referência em gestão empresarial”. 

Cassiano Orsi, FINDES/IEL 

“Falar do Simões é fácil, pois, ele traz com ele pontos que eu considero muito importantes na vida de um homem. A sinceridade, a lealdade, o companheirismo, a gana e a garra de realizar projetos que necessitam ser implementados, nunca vi uma pessoa tão aguerrida. Um profissional extremamente confiável, de uma índole excepcionalmente boa. Este é o Simões que convivi por anos, e que conheço”.  

Jamilson Cardoso, NOVARTIS S/A 

Anúncio

Veja também

principal-1

Funerária Guarapari: tradição e modernidade a serviço da tranquilidade

theozilda-schwabach-2021-11-25-14

Vernissage: artista de Guarapari expõe trabalhos em porcelana e óleo sobre tela

Anúncio
Design sem nome (6)

Inovação para cuidar do seu estofado e da sua saúde

IMG_20210811_143230

Ótica Visão: atendimento personalizado por um empresário de visão

5212ab76-1485-441f-aed9-f9cf0a694d64

Unhas perfeitas com naturalidade e durabilidade

mac-hobbies-e-colecoes

Uma loja cheia de artes, variedades e muita paixão