Anúncio
Sou-Header_Site_BonApetit

Bom apetite

Petit Gâteau

Publicado em 9 de janeiro de 2021 às 12:00
Atualizado em 12 de janeiro de 2021 às 12:05
Anúncio

por Chef Soraia Marracini

Foto: reprodução.

Sobre o chocolate

O chocolate é um alimento feito com base na amêndoa fermentada e torrada do cacau. A origem dele remonta das civilizações pré-colombianas da América Central. À partir dos descobrimentos, foi levado para a Europa, onde se popularizou. O clima europeu não é propício ao cultivo do cacau, então, as colônias americanas de clima tropical úmido continuaram a fornecer a matéria-prima. O chocolate como é conhecido hoje é o resultado de vários aprimoramentos ao longo dos anos, pois, no princípio, era consumido na forma de uma bebida amarga pelos nativos. Os europeus passaram a adoçar e misturar especiarias para adequá-lo ao paladar. Atualmente, pode-se encontrá-lo em diferentes formas, como bombons, barras, chocolate em pó, chocolate quente, entre outras.

O chocolate é altamente energético, então deve ser consumido com moderação, e embora seja ingerido por prazer, tem propriedades benéficas a saúde. Contém minerais como o manganês, potássio e magnésio, além de vitaminas do complexo B. O cacau em pó e o chocolate amargo são benéficos ao sistema circulatório e estimulantes cerebrais. Os flavonoides do chocolate tem efeito antioxidante e, por ter gordura essencialmente de origem vegetal, é pobre em colesterol.

Podemos consumi-lo puro, com bebidas, tortas, sorvetes, bolos e muitas outras delícias. A seguir, uma receita famosa que, acredita-se ter surgido de um erro do famoso chef Jean Georges na quantidade de farinha dos bolinhos, fazendo essa calda que escorre ao cortar. O resultado foi tão espetacular que se tornou popular no mundo todo.

Petit Gâteau (bolinhos Joe Joe)

Ingredientes:

  • 400 g chocolate meio amargo
  • 130g manteiga sem sal
  • 250g ovo
  • 120g açúcar
  • 20g farinha de trigo
  • 10g cacau em pó
  • 15 unidades de forminhas untadas e polvilhadas com trigo e cacau em pó
  • 100g gema

Preparo:

Derreta o chocolate e a manteiga em banho-maria e reserve. Bata bem os ovos com o açúcar na batedeira, depois junte a farinha, o cacau e o chocolate derretido com a manteiga, e misture delicadamente. Coloque nas forminhas e leve para geladeira para gelar um pouco, cerca de 30 minutos. Leve para assar em forno a 220°C de 6 a 8 minutos. Sirva quente acompanhado de sorvete de creme.

Anúncio

Veja também

Costela-com-barbecue

Costela suína ao molho barbecue

Korpus-2020 filme

Filme descortina Guarapari e celebra 30 anos de escola de dança

Anúncio
Portrait beautiful young asian woman happy smile with floating breakfast in tray on swimming pool

Cinco doenças comuns no verão que você pode evitar

Com cuidados básicos é possível se prevenir contra doenças como intoxicação alimentar, conjuntivite, otite, micose e dengue

marcos-massoterapeuta

Duas mãos pelo seu bem-estar geral

Sabores-Espaco-Buffet-5

Sabores e estrutura alinhados

Montagem - Toninha - Helaine - Adriana (capa)

Máscaras faciais: proteção e ferramenta para superar a crise