Anúncio

Sou-Header_Site_BonApetit

Bom apetite

Petit Gâteau

Publicado em 9 de janeiro de 2021 às 12:00
Atualizado em 12 de janeiro de 2021 às 12:05

por Chef Soraia Marracini

Foto: reprodução.

Sobre o chocolate

O chocolate é um alimento feito com base na amêndoa fermentada e torrada do cacau. A origem dele remonta das civilizações pré-colombianas da América Central. À partir dos descobrimentos, foi levado para a Europa, onde se popularizou. O clima europeu não é propício ao cultivo do cacau, então, as colônias americanas de clima tropical úmido continuaram a fornecer a matéria-prima. O chocolate como é conhecido hoje é o resultado de vários aprimoramentos ao longo dos anos, pois, no princípio, era consumido na forma de uma bebida amarga pelos nativos. Os europeus passaram a adoçar e misturar especiarias para adequá-lo ao paladar. Atualmente, pode-se encontrá-lo em diferentes formas, como bombons, barras, chocolate em pó, chocolate quente, entre outras.

O chocolate é altamente energético, então deve ser consumido com moderação, e embora seja ingerido por prazer, tem propriedades benéficas a saúde. Contém minerais como o manganês, potássio e magnésio, além de vitaminas do complexo B. O cacau em pó e o chocolate amargo são benéficos ao sistema circulatório e estimulantes cerebrais. Os flavonoides do chocolate tem efeito antioxidante e, por ter gordura essencialmente de origem vegetal, é pobre em colesterol.

Podemos consumi-lo puro, com bebidas, tortas, sorvetes, bolos e muitas outras delícias. A seguir, uma receita famosa que, acredita-se ter surgido de um erro do famoso chef Jean Georges na quantidade de farinha dos bolinhos, fazendo essa calda que escorre ao cortar. O resultado foi tão espetacular que se tornou popular no mundo todo.

Petit Gâteau (bolinhos Joe Joe)

Ingredientes:

  • 400 g chocolate meio amargo
  • 130g manteiga sem sal
  • 250g ovo
  • 120g açúcar
  • 20g farinha de trigo
  • 10g cacau em pó
  • 15 unidades de forminhas untadas e polvilhadas com trigo e cacau em pó
  • 100g gema

Preparo:

Derreta o chocolate e a manteiga em banho-maria e reserve. Bata bem os ovos com o açúcar na batedeira, depois junte a farinha, o cacau e o chocolate derretido com a manteiga, e misture delicadamente. Coloque nas forminhas e leve para geladeira para gelar um pouco, cerca de 30 minutos. Leve para assar em forno a 220°C de 6 a 8 minutos. Sirva quente acompanhado de sorvete de creme.

Veja também

foto-1-1

Sob nova direção, Cheirin Bão é o sabor mineiro na cidade

20240412_163652-1

Roupas como novas com os serviços da LavExpress

20240419_164559338_iOS

Desvendando o futuro da Odontologia: o poder da digitalização

IMG_0795

Está chegando a hora! Faltam três dias para o Baile da Sou

traballhar-em-destaque

Enxergar e se reconhecer: Óticas Sara chegam com estilo e qualidade a Guarapari

USAR-ESTA-FOTO

A nutri te ensina: Mamãe em forma – é possível recuperar a boa forma após o parto?