Anúncio

Palácio Anchieta recebe exposição fotográfica ‘Juruti – Festival das Tribos’

por Redação Revista Sou

Publicado em 8 de abril de 2024 às 14:25 / Atualizado em 8 de abril de 2024 às 14:25
Fotos: divulgação/Secult

A festividade dos povos indígenas originários da Amazônia paraense, Munduruku e Muirapinima, pode ser conferida na exposição itinerante “Juruti – Festival das Tribos”, que estreou na última terça-feira (02) no Palácio Anchieta, Centro de Vitória. Retratada sob as lentes do fotógrafo, também do Pará, Alexandre Baena, a exposição, que está circulando por todas as regiões do país, traz 14 fotografias em alta resolução do espetáculo apresentado a céu aberto que acontece geralmente em julho na cidade do oeste paraense.

Alegorias cênicas, música, dança e cantos indígenas são vistos por um público de cerca de cinco mil pessoas no evento. No palco, ou “tribodromo” do “festribal”, ocorre a apresentação das tribos Muirapinima (vermelho e azul) e Munduruku (vermelho e amarelo), que se enfrentam pela conquista do título. O evento retrata a cultura indígena, o modo de vida do caboclo, incluindo o pescador e o farinheiro como algumas das inspirações.

“Queria agradecer essa parceria com a Prefeitura de Juruti e equipe que nos procuraram, que escolheram o Espírito Santo como parte dessa itinerância. E é muito legal essa conexão com o Pará em que nós podemos ficar conhecendo um pouco amis dessa beleza. Foi muito bom ter esse conceito de exposição representando esse estado tão lindo. E estar num momento, num debate tão pertinente das mudanças climáticas, liderando a partir da COP30, no ano que vem”, disse o secretário de estado da Cultura, Fabrício Noronha, destacando a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30) que acontece em Belém em novembro do próximo ano de 2025.

“É uma felicidade maravilhosa que a gente está tendo aqui no Espírito Santo. Agradecer à Secult e ao Governo do Estado por realmente estar fazendo com que a gente não só se sinta em casa, mas também sinta que o movimento que essa exposição traz vai reverberar em todo o Espírito Santo. Nesse espaço que de maneira tão única nos apoiou, e que vai, com certeza, receber a população, os turistas e todos que realmente aqui vierem, vão receber não só esse convite, mas vão sentir um pouco de energia da festa do Juriti, e é o que nós trazemos nas telas”, enfatizou o fotógrafo Alexandre Baena sobre a parceria com a Secretaria da Cultura (Secult).

“Temos que agradecer ao Palácio Anchieta por receber essa exposição maravilhosa, celebrando a cultura e as tradições das tribos indígenas de Juruti. As fotografias devem ser verdadeiramente marcantes, captando a essência do festival e a vida quotidiana das pessoas. É emocionante ouvir sobre o orgulho e a dedicação em preservar as tradições e compartilhá-las com o mundo”, pontuou o secretário Especial de Governo do município de Juruti, Alex Guedes

 Realizada pela MAB Comunicação, a exposição “Juruti – Festival das Tribos” tem o patrocínio da Prefeitura de Juruti e do Governo do Estado do Pará. A itinerância teve início em Brasília, no Senado Federal, passando pelo Rio Grande do Sul e chegando ao Espírito Santo. Na sequência, segue para Bahia, Amazonas e Pará, com exposições em Belém e Juruti.

Serviço:

Exposição itinerante “Juruti – Festival das Tribos”

Local: Palácio Anchieta, Praça João Clímaco, Centro de Vitória

Visitação: até 20 de abril

Terça à sexta-feira, das 9h às 17h.

Sábados, Domingos e Feriados, das 9h às 16h.

Como agendar visitas em grupo ao Palácio Anchieta?

Grupos podem agendar visitas pelos telefones: (27) 3636-1032 ou 3636-1035

Mais informações da exposição: (91) 98917-0788

*Com informações da Secretaria Estadual de Cultura (Secult).

Veja também

foto-1-1

Sob nova direção, Cheirin Bão é o sabor mineiro na cidade

20240412_163652-1

Roupas como novas com os serviços da LavExpress

20240419_164559338_iOS

Desvendando o futuro da Odontologia: o poder da digitalização

IMG_0795

Está chegando a hora! Faltam três dias para o Baile da Sou

traballhar-em-destaque

Enxergar e se reconhecer: Óticas Sara chegam com estilo e qualidade a Guarapari

USAR-ESTA-FOTO

A nutri te ensina: Mamãe em forma – é possível recuperar a boa forma após o parto?