Anúncio

Outubro rosa: uma campanha de todos!

por Revista Sou

Publicado em 13 de outubro de 2022 às 10:00 / Atualizado em 13 de outubro de 2022 às 10:00
Anúncio
Fotos: Renan Alves

Com escala mundial, a campanha que dá a cor rosa ao mês de outubro nasceu e existe com o objetivo de estimular a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. O que começou no século passado, nos Estados Unidos, ainda com ações isoladas, foi ganhando adesão e ampliando o alcance da iniciativa.

Com isso, um importante marco foi a intervenção luminosa, que imprimia em monumentos e prédios públicos pelo mundo a cor rosa. E toda essa popularidade fez a campanha chegar ao Brasil, em 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com luzes cor de rosa. Agora, 20 anos depois, podemos dizer que é uma campanha de todos – pessoas, entidades, empresas e governos, que se unem em ações para propagar as metas do Outubro Rosa que são, e nunca é demais repetir, a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Por esta razão, a Revista Sou abre espaço para mulheres, empresárias e profissionais, darem a própria contribuição para a campanha; confira a seguir:

Dra. Geovana Murucci, cirurgiã-dentista

Todo mundo pode ajudar

“Outubro Rosa é um movimento internacional de extrema importância para nós mulheres, pois é um mês de conscientização da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. É um momento em que nós nos abraçamos em prol dessa causa, principalmente na área da saúde. Como dentistas, por exemplo, devemos nos preocupar com a saúde geral dos nossos pacientes, tanto física quanto emocional. Em nossa clínica focamos muito na prevenção e na conscientização das doenças bucais e outras como os vários tipos de câncer, inclusive o de mama, e especialmente o câncer de boca. No caso de tratamentos em pacientes oncológicos, além de acolhermos da melhor forma possível e ter empatia pelo momento que estão vivendo, devemos trabalhar de forma conjunta com o médico responsável pelo tratamento oncológico a fim de melhor definir quais os cuidados preventivos, paliativos e curativos deverão ser realizados para promover a redução dos danos ao ambiente bucal causados pela quimioterapia e pela radioterapia, e trazer um melhor conforto para nossos pacientes. E devagar vamos ajudando nossos pacientes nessa caminhada árdua que, com apoio, saúde emocional, medicina e fé, a vitória é certa!”

Clínica Studio Oral Clean – odontologia especializada

Av. Davino Mattos, 55 – sala 101 – Ed. Parthenon – Centro | Guarapari

Contato: (27) 3125-3377 / WhatsApp: (27) 99755-3131

Instagram: @studiooralclean

Dra. Katiani Oliveira Monjardim, farmacêutica esteta

Estética como aliada

“A campanha do Outubro Rosa tem uma importância suprema nos desafios enfrentados ao câncer de mama e colo do útero. Isto se deve ao fato do compartilhamento de informações promovendo conscientização sobre a doença, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para redução da mortalidade. Muitas mulheres enfrentam diversas dificuldades durante o tratamento, como abalo na autoestima, o confronto com a própria limitação e os efeitos colaterais. Nesse momento, os cuidados com a estética são necessários e importantes para qualquer pessoa. Olhar-se no espelho e gostar do que se vê eleva a autoestima e ajuda qualquer tratamento de saúde, especialmente quando esse envolve mudanças corporais e estéticas. Cuidados com a aparência e a estética fazem parte dessa recuperação. Uma dica às pacientes é sempre tentar aliar cuidados com a saúde aos estéticos a fim de não se entregar. Estética também é um marcador de saúde e deve estar sempre envolvida em nossa rotina.”

“Olhar-se no espelho e gostar do que se vê eleva a autoestima e ajuda qualquer tratamento de saúde, especialmente quando esse envolve mudanças corporais e estéticas. Cuidados com a aparência e a estética fazem parte dessa recuperação

Monjardim Estética
WhatsApp: (27) 99262-8585
@esteticamonjardim

Karine de Carvalho dos Santos, empresária

Boas escolhas melhoram as possibilidades

“Nesse exato momento, mulheres do mundo inteiro, estão procurando médicos para ajudá-las a enfrentar algum problema de saúde. Quando observo isso, atribuo a causa do problema a má educação na alimentação ou a genética. A alimentação sempre fez parte de um grupo de ações que são primordiais para se ter uma vida saudável. E, quando falo em vida saudável, não falo de tirar o prazer de fazer uma refeição, mas sim, saber se alimentar bem e com boas escolhas, visando a saúde no futuro. Hoje, com a alimentação saudável, coloco em prática o meu amor-próprio, cuido de mim e de quem está em minha volta, pois o hoje importa e o amanhã também. Gosto de me imaginar olhando o meu eu em 20/30 anos à frente; como estarei e como quero chegar? O que eu faço hoje, me trará resultados de curto, médio e longo prazo. Ser saudável e ter estilo de vida saudável!”

“A alimentação sempre fez parte de um grupo de ações que são primordiais para se ter uma vida saudável. E, quando falo em vida saudável, não falo de tirar o prazer de fazer uma refeição, mas sim, saber se alimentar bem e com boas escolhas, visando a saúde no futuro

Armazém Natural Saúde

Rua Francisco Vieira Passos, 1405 – Muquiçaba | (27) 3262-0673
Rua José Barcelos de Mattos, n. 81, Centro – Guarapari/ES | 27-3361-1554

WhatsApp: (27) 99649-1692

Facebook: Armazém Natural Saúde

Instagram: @armazemnaturalsaude

Ana Carla J. S. Faria, contadora

União e ajuda mútua

“Outubro chegou e com ele é celebrada anualmente a campanha para conscientização e ao autoconhecimento do Câncer de Mama, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. Abraçar essa campanha é o que mais me motiva estar unida com todas as mulheres para que possamos alertar sobre este câncer que mais nos mata no mundo, sabendo que isso pode acontecer com qualquer uma de nós. A prevenção deve ser assunto durante todo ano, mas usamos a campanha de Outubro para intensificar a importância dessa doença. Vamos juntas levar a informação para todas, pois esse é o maior foco da campanha, alertar mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Vamos vestir o ROSA, vamos lutar cada vez mais, procurar viver melhor com uma alimentação saudável e equilibrada, praticar atividades físicas e, se possível, não fumar. Essas são algumas dicas que podemos ajudar na prevenção do câncer.”

“Abraçar essa campanha é o que mais me motiva estar unida com todas as mulheres para que possamos alertar sobre este câncer que mais nos mata no mundo, sabendo que isso pode acontecer com qualquer uma de nós”

Qualificar Contabilidade e Consultoria

Instagram: @anacarla.contadora
Contato: (27) 3261-3329

Beta Vassoler, empresária

É preciso ter tempo para si

“O câncer de mama é o tipo de tumor mais comum entre as mulheres no mundo, e no Brasil. Infelizmente não há como prevenir o aparecimento do câncer de mama de forma absoluta. Por isso, o diagnóstico precoce da doença é primordial. Realizo o autoexame pelo menos uma vez ao mês e a mamografia uma vez por ano, desde os 30 anos.  Já houve casos em minha família, e em um primeiro momento, o que surgem são os questionamentos e a tristeza, pois não sabemos qual a intensidade da doença, mas passado o susto inicial, a esperança na cura e na recuperação faz pensarmos que é uma oportunidade de repensar a vida e como você vem cuidando da sua saúde. A vida corrida e a necessidade de trabalharmos cada vez mais, de forma incessante, faz com que esqueçamos de uma alimentação saudável, de um cuidado maior com a nossa saúde mental e do corpo, fatores que contribuem para o surgimento de doenças ou, ao menos, que dificultam nossa atenção para os primeiros sintomas delas. O Outubro Rosa é uma ótima oportunidade para reconhecermos que somos frágeis, por sermos seres humanos, mas, ao mesmo tempo, somos fortes o suficiente para tratar a doença e buscar a cura.”

BV Aromas

Avenida Dr. Roberto Calmon, 48, Centro – Guarapari, ES

Segunda a sexta, das 9h30 às 18h / Sábados, das 9h30 às 14h30

WhatsApp: (27) 99924-1970

Instagram: @bvaromas

Kyvia Lopes, empresária

Precisamos nos dar prioridade

“Sabemos que o câncer de mama é o mais comum entre mulheres e, mesmo assim, existe muitas vezes a falta de compromisso com o autocuidado. Nossas rotinas aceleradas nos levam a essa ausência de zelo com nossa saúde e é por esse motivo que as campanhas do Outubro Rosa são extremamente relevantes, pois buscam nos chamar a atenção sobre esse assunto tão importante e delicado! Em nosso ambiente de trabalho lidamos frequentemente com mulheres que enfrentaram ou enfrentam o câncer de mama e é delicado, principalmente em eventos como casamentos, onde todas querem estar lindas e, por diversas vezes, a autoestima está abalada. Portanto, vale reforçar que a prevenção é essencial! Para que tenhamos uma vida plena e saudável. Todas juntas na luta contra o câncer de mama! Faça o autoexame e visite seu médico regularmente.”

“Nossas rotinas aceleradas nos levam a essa ausência de zelo com nossa saúde e é por esse motivo que as campanhas do Outubro Rosa são extremamente relevantes, pois buscam nos chamar a atenção sobre esse assunto tão importante e delicado”

Brilho das Noivas

Av. Dr. Roberto Calmon, 164 – Centro, Guarapari/ES

Contato: (27) 3261-3116 / WhatsApp: (27) 99691-6591

Instagram: @brilhodasnoivasguarapari

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h
Aos sábados, das 9h às 13h

Bruna Rocha, empresária

Conhecimento e autoestima faz a diferença

“Quando o assunto era Câncer de Mama, a impressão que eu tinha que esse tema não era de conhecimento da maioria da população. Hoje, finalmente, percebo que o Outubro Rosa tem se tornado um movimento popular alcançando o mundo inteiro com o objetivo de estimular as pessoas e empresas a se engajarem nas campanhas de prevenção, criando ações para chamar a atenção quanto à conscientização da saúde das mamas. Há alguns anos, aprendi a conhecer meu corpo e ficar atenta aos sinais de alerta. Isso me traz confiança e tranquilidade. Me cuidar se tornou um gesto de amor-próprio e de autoestima. Procuro sempre me cuidar, pratico atividade física, tenho lazer como rotina e busco uma boa alimentação para meu corpo e minha mente, me aproximando de tudo que me faz bem. Tenho uma filha de 7 anos e sou a favor de inserir esse assunto na vida dela, ressaltando o cuidado com a vida e a saúde.
As mulheres não estão sozinhas. A luta contra o câncer de mama é de todas nós. Juntas somos mais fortes! Mulher, prevenção é um ato de AMOR e ninguém pode te amar tanto quanto você mesma.”

“Há alguns anos, aprendi a conhecer meu corpo e ficar atenta aos sinais de alerta. Isso me traz confiança e tranquilidade. Me cuidar se tornou um gesto de amor-próprio e de autoestima”

Bem Me Quer Kids
WhatsApp: (27) 99987-4313
Instagram: @bemmequerkids_oficial

Mariana Garcia, personal trainer

Aposte na atividade física

“Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que, pelo menos, 66 mil mulheres tenham diagnóstico de câncer de mama, por ano, de 2020 até 2022. Por isso, é fundamental saber como evitar a doença. Já é mais que comprovado que os exercícios físicos atuam na promoção da saúde. Logo, na prevenção de doenças, e uma delas é o câncer de mama. Dessa forma, precisamos ter a consciência da importância de movimentar o corpo diariamente. Seja uma aula de Dança, musculação, treinamento funcional, Crossfit, corrida, bike e outras. A atividade física é capaz de reduzir o acúmulo da gordura visceral, inflamações, melhora a circulação sanguínea e, o melhor de todos, sair do sedentarismo que é um dos pontos mais importantes. Juntando essas informações, percebemos que o exercício físico atua de forma direta ou indiretamente na prevenção do Câncer de mama, já que uma das causas é o aparecimento da produção excessiva de hormônios, como a insulina e o estrogênio, que em momentos, estimulam o crescimento de várias células desordenadas, podendo ocasionar o câncer de mama, caso você não cuide da sua saúde. Então, mulheres, por que não cuidar do nosso corpo? Ele é o nosso lar e necessita dos nossos cuidados dia após dia. Manter uma alimentação saudável/balanceada, prática de exercícios, já se prevenirá de muitas enfermidades.”

Mariana Garcia – Personal Trainer

CREF: 011089/ES
Telefone: (27) 99808-5257

Instagram:: @marigarcia.personal

Roberta Louzada, fisioterapeuta

Um cuidado além do toque

“Precisamos ter consciência de que os cuidados com o nosso corpo são fundamentais ao longo de toda a vida, com disciplina e constância.

Que o Outubro Rosa possa ser um alerta para todos os meses do ano e não somente 1 mês durante o ano.

E como uma grande prova de amor e autocuidado que conheci a saúde integrativa, da qual sou adepta.

Sempre adorei cuidar da minha saúde, mas achava que alimentação saudável, exercícios físicos e exames de rotina eram suficientes até eu desenvolver um grande estresse, em 2016 que precisei buscar ajuda e definitivamente aprendi que para termos realmente saúde é necessário equilíbrio emocional, físico e espiritual. Estes sistemas em desequilíbrios geram alterações e disfunções em cada órgão do nosso corpo, refletindo nas nossas emoções e comportamentos desencadeando distúrbios emocionais, psicossomáticos e graves doenças, entre elas o câncer de mama.

Como sempre busquei os meios mais naturais me encontrei na saúde integrativa, na biofísica, trabalhando desintoxicação, desparasitação e biorregulação utilizando terapias complementares em prol da saúde.

Assim, temos o privilégio de trabalharmos de forma preventiva e reduzirmos inúmeras sintomatologias para as quais a medicina tradicional não tem resposta.

Enfim, permitem-se mulheres, cuidar do seu corpo como um todo, porque além da promoção de saúde, trazemos junto a autoestima, o amor próprio refletindo ainda na autoconfiança, liderança.”

Bem Estar Saúde e Estética Avançada

Instagram: @bemestarguarapari

Contato: (27) 3261-1135 / WhatsApp: (27) 99950-9863

Anúncio

Veja também

alunos-escola-angelica

Alunos da escola Angélica Paixão fazem releitura de crônica e contos durante 4ª Mostra Literária

image-1

Feira da Mulher Empreendedora: evento busca promover negócios locais

Anúncio
USAR-COMO-PRNCIPAL

Recém-inaugurada, Tibruf leva ‘doces com propósitos’ para a Praia do Morro

20230825_094427816_iOS

Maple Bear Guarapari promove workshop sobre como agir em caso de acidentes domésticos

WhatsApp-Image-2023-11-21-at-20.18.57

Tradicional festival de ginástica rítmica de Ana Paula Ribeiro terá Divas do Pop como tema

L28A3757-1

Simpatia dos palcos para as telas