Anúncio

Os Felinos são a minha especialidade!

por Revista Sou

Publicado em 3 de janeiro de 2023 às 09:42 / Atualizado em 3 de janeiro de 2023 às 09:43

Por que os gatos?

Os felinos são animais encantadores e muito peculiares. Só quem tem um felino sabe do que estou falando.  

A Medicina Veterinária é uma linda profissão que nos exige estudar diferentes espécies animais e os problemas de saúde deles, além de estudos em animais de produção e segurança alimentar, dentre tantas outras atividades que o veterinário pode desempenhar. E tudo isso precisa ser aprendido em um reduzido espaço de tempo.  

Infelizmente, na faculdade de veterinária não conseguimos nos aprofundar como deveríamos no estudo da espécie felina, e esta foi minha principal motivação para me especializar neste segmento da veterinária. Aprender mais e cuidar melhor dos felinos era (e é até hoje) meu objetivo naquele ano de 2013, quando ingressei na Pós-graduação Latu Senso na cidade do Rio de Janeiro.  

Conhecer melhor este animal tão lindo e misterioso, e poder entender problemas e dores para curá-los, passou a ser meu objetivo profissional. Foram dois anos de estudos intensos na pós-graduação, com altos investimentos, viajando mensalmente ao RJ, deixando trabalho, família e descanso. Um esforço necessário para cumprir meu objetivo: me dedicar a cuidar melhor dos meus pacientes felinos.  

A importância de um especialista em felinos 

Todos os médicos veterinários têm habilitação para trabalhar em qualquer setor da veterinária, porém, como a gama de atividades é grande e diversificada, normalmente o profissional opta por um único segmento para se dedicar.  A clínica de pequenos animais engloba os cuidados, principalmente, com cães e gatos, e muitos veterinários atendem ambas as espécies. Porém, trata-se de espécies completamente diferentes, com características próprias e anatomia e fisiologia peculiar para cada uma delas. 

Com o aumento do número de felinos nos lares brasileiros, como primeiro e até único animal de companhia da casa, aumentou também a necessidade de profissionais que conheçam melhor essa espécie e os problemas de saúde que apresentam. Diante desse novo cenário, o veterinário que olha o felino como ele é, e não simplesmente como um “cão pequeno”, começou a ganhar um lugar de destaque na medicina veterinária e ter o valor reconhecido. Afinal, a dedicação é intensa para prestar um atendimento exclusivo e atingir os melhores resultados.  

O especialista conhece a fundo a espécie felina e as particularidades dela, e é o profissional mais indicado para conduzir as melhores opções de prevenção e tratamento que o felino precisa, em qualquer fase da vida! 

Quando buscar esse profissional e quais as vantagens? 

O especialista em felinos pode ser acionado a qualquer momento, seja para cuidados de rotina e de prevenção, como em casos difíceis e mais complexos. Nessa segunda situação, torna-se PRIMORDIAL a escolha por um profissional especialista. Com mais conhecimento da espécie, o especialista tem condições de conduzir o melhor diagnóstico, com mais agilidade e assertividade, encurtando o tempo de curso da doença quando sugerido o tratamento correto, e aumentando as chances de sucesso. Outro ponto positivo é que, com a melhor condução do processo de diagnóstico e tratamento, os investimentos são mais bem aproveitados, evitando gastos desnecessários com exames ou tratamentos que não surtirão o efeito esperado. 

Só um alerta importante: é claro que nenhum veterinário, nem mesmo o especialista, pode garantir qualquer tipo de cura em qualquer tipo de problema. Cada caso é um caso, e cada problema de saúde tem uma conduta e prognóstico próprios, sendo a cura ou não determinada por uma série de fatores. O que o especialista faz é propor uma conduta mais assertiva, a fim de minimizar tempo, tratamentos errôneos e gastos desnecessários. E tudo isso reflete na plena recuperação do animal! 

Se você ama seu felino, ofereça o melhor atendimento com quem entende de felinos! 

Dra. Aline Marcondes – Médica Veterinária | CRMV ES 746 

Especializada em Medicina Felina desde 2015 

Equipe Guaravet Veterinária 

Minha especialidade é: Nutrição Canina

Assim como em seres humanos, a nutrição é um pilar fundamental na saúde, bem-estar e longevidade com qualidade de vida para os pets. 

Com estudos recentes, é sabido que podemos tratar muitas doenças e disfunções do organismo apenas com manejo alimentar e uso de nutracêuticos, como por exemplo, dermatoses, artroses, infecções urinárias recorrentes e muitas outras. Hoje, por exemplo, já não tratamos praticamente nenhum problema de pêlo e pelemsem antes fazer uma adequação nutricional.  

Estudos indicam que a obesidade pode diminuir de 3 a 4 anos a expectativa de vida dos pets, além de favorecer problemas de pele, do coração, articulações, respiratórios, entre outros. A obesidade pode ser revertida em qualquer estágio e em qualquer idade, basta fazer um acompanhamento profissional adequado. 

Drº Renato Marcondes trata obesidade em pets e doenças relacionadas ha 17 anos e é autor do livro “Meu cão está obeso?”  

Você pode encontrar este manual sobre obesidade canina no link www.saudepromeupet.com  

Dr. Renato Marcondes

CRMV ES 1226

Clínica e Cirurgia Geral

Equipe Guaravet Veterinária

Veterinária Guaravet

Vacinas, clínica geral, cirurgia geral, internação, exames, hospedagem, banho e tosa e especialidades em felinos

Instagram: @guaravetveterinaria

WhatsApp: (27) 99819-5629

Parque Areia Preta – Guarapari, ES

Veja também

IMG_0795

Está chegando a hora! Faltam três dias para o Baile da Sou

traballhar-em-destaque

Enxergar e se reconhecer: Óticas Sara chegam com estilo e qualidade a Guarapari

USAR-ESTA-FOTO

A nutri te ensina: Mamãe em forma – é possível recuperar a boa forma após o parto?

d20b55c1-2cef-4766-928f-80d82fef7ea8

Em clima de debutante, Brilho das Noivas apresenta nova coleção

20240410_111048-1

O melhor bolo da cidade! A Minha Avó Fazia ganha espaço físico em Guarapari

usar-esta-destacada

Muquiçaba ganha uma loja completa em produtos de puericultura, enxoval e vestuário para crianças

A puericultura trata do cuidado de crianças nos primeiros anos de vida e engloba produtos que vão desde a amamentação até a higiene, passando por itens de segurança e alimentação, por exemplo