Anúncio

Os caminhos da reciclagem

por Pedro Henrique Oliveira

Publicado em 28 de março de 2023 às 13:31 / Atualizado em 30 de março de 2023 às 08:20
Fotos: HM Comunicação

A falta de programas de coleta seletiva governamentais incentivou cidadãos de Guarapari a colocar as mãos na massa para salvar o meio ambiente e, ao mesmo tempo, beneficiar projetos sociais que auxiliam diferentes causas. Um grande exemplo dessa iniciativa é o trabalho da Dona Sônia Garcia, moradora da Praia do Morro.

Há anos ela assumiu um compromisso e passou a coletar diversos materiais recicláveis no quintal da própria casa, que se tornou também um grande ponto de separação e comercialização. Estabelecimentos parceiros que também realizam o trabalho destinam todo o material para a casa dela.

Os materiais são comercializados para empresas especializadas no segmento, e os recursos são diretamente destinados para os projetos: Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Guarapari (Asscamarg), ONG Jardim das Borboletas e Guaratampinhas. A separação também dita o destino do recurso. Conheça o caminho de solidariedade dos recicláveis e um pouco de cada instituição beneficiada:

Anúncio

Papéis brancos, jornais e revistas/Materiais plásticos ➙ ONG Jardim das Borboletas

Fundada em 2017, a associação é uma organização não governamental e sem fins lucrativos que atende pessoas que sofrem de Epidermólise Bolhosa (EB), que se manifesta já no nascimento, é uma doença genética e hereditária rara, que provoca a formação de bolhas na pele por conta de mínimos atritos ou traumas, e outras doenças a raras de pele em todo o Brasil. A sede fica localizada na cidade de Caculé, na Bahia. A função da ONG é acolher e dar assistência ao atendido após um relatório sobre cada caso. Em Guarapari, há casos de crianças que sofrem da doença, e um grupo é responsável por arrecadar produtos necessários para ajudá-los.

Seja um doador: CNPJ 28.413.544/0001-02 / www.fraternidadesemfronteiras.org.br

Tampinhas de garrafas PET ➙ Guaratampinhas

Desde 2019, o Guaratampinhas trabalha com a coleta e comercialização de tampinhas recicláveis. Até hoje, 60 animais, entre cães e gatos, já foram atendidos pelo projeto, que faz a coleta e venda do material para custear a castração de animais que vivem nas ruas ou são tutelados por pessoas carentes. Todo o trabalho, campanhas realizadas e pontos de coleta do projeto estão no Instagram @guaratampinhasoficial.

Materiais recicláveis ➙ Asscamarg

Com cerca de 13 associados e 3 funcionários, a Asscamarg possui trabalho de coleta seletiva na cidade para manter as dezenas de pessoas que dependem da renda dos materiais. Criada há mais de 20 anos, a Associação recolhe aproximadamente 20 toneladas de materiais recicláveis por mês. Quem quiser aderir à coleta seletiva da Asscamarg pode entrar em contato através do WhatsApp (27) 99839-0015 ou no telefone (27) 3261-4816.

Anúncio

Veja também

20240419_162717245_iOS

Pra te ver sorrir: Redescubra seu sorriso com Prótese Protocolo

A solução fixa para a perda total dos dentes

398268436_7033590039987151_7030942099758835422_n

Drinks e coquetéis que fazem do evento uma verdadeira festa

IMG_4079

14 anos de sucesso com sabor de qualidade

Lanchonete em Santa Mônica se destaca no segmento

Danilo-e-Nina

Loja física agrega facilidade e novas opções às delícias da Nina Fit Food

image

Sicoob Sul Litorâneo celebra 35 anos de fundação do Sicoob ES

composition-with-delicious-brazilian-food-close-up

Bom Apetite: Feijoada

Anúncio

Anúncio