Anúncio

Obra infantil tem ilustração de jovem autista de Guarapari

por Redação Revista Sou

Publicado em 28 de junho de 2022 às 16:04
Atualizado em 28 de junho de 2022 às 16:52
Anúncio
Ilustradora, Thalita dos Santos Cardoso e a escritora, Queila Gama de Andrade. Fotos: divulgação

Em meio à exposição coletiva, denominada Arte Sacra, que está acontecendo no Espaço Cultural Tzion até o dia 30 de junho em Guarapari, a escritora Queila Gama de Andrade, mais conhecida como tia Queila, está saboreando mais uma realização através do lançamento do seu livro, “O jardineiro”, baseado na história de um amoroso jardineiro com valores cristãos, e no autismo.

A história, segundo ela, é fruto do tema da exposição, baseada nas homenagens de Corpus Christi e uma readaptação de uma peça que a escritora fez há muitos anos atrás. “O pequeno jardineiro tem a função de cuidar das plantas que estão bem mal tratadas, e como as pessoas autistas possuem sensibilidade mais aflorada em relação aos sons, cheiros, sabores e toques, o personagem vem com uma mensagem de ensinar valores e lições importantes tanto para as crianças como para os adultos”, enfatiza a escritora.

Recentemente a escritora deixou o local em que trabalhava há mais de 20 anos para se dedicar totalmente à produção das edições e atividades relacionadas aos livros. ”Eu pedi demissão do emprego para me dedicar ao meu filho de sete anos e a minha mãe que sofreu um acidente e, aproveitei para focar na minha carreira de escritora”, disse Queila.

A autora integra o time de artistas plásticos e literário do IÁ Movimento Cultural e foi convidada a realizar esse trabalho voltado para o tema cristão. ”Como eu tinha pouco tempo para executar a obra, lembrei que tinha essa história arquivada e preferi readaptá-la para a exposição e Deus colocou na minha vida, a Thalita, que é uma jovem talentosa, que possui autismo, que também faz parte do movimento, declarou a escritora.

A mãe de Thalita, Edilma dos Santos, convidou a escritora para conhecer os trabalhos da jovem que logo se impressionou com a técnica e habilidade dos desenhos. ”Nos livros anteriores eu fiz as ilustrações, mas não sou desenhista. Iniciou-se então o processo do livro, mas eu não divulgava porque tinha muito receio de não dar tempo em relação a ilustração e gráfica. Como eu já conhecia a Thalita do “IA” e por já ter conhecido os seus desenhos pelo convite da mãe achei a melhor oportunidade. Fiquei surpresa com a  facilidade e sensibilidade que ela tem com os desenhos e a convidei para ilustrar”, contou Queila.

Essa é a primeira vez que Thalita ilustra um livro. “Ficamos muito felizes e ansiosas pelo lançamento, parecia que estávamos esperando uma criança nascer. Superou as nossas expectativas e trouxe muitas coisas positivas. Thalita brilhou no lançamento a ponto das pessoas confundirem quem era a escritora. Ela ficou muito radiante e à vontade explicando para as pessoas sobre a ilustração do livro”, comemorou a mãe.

Edilma dos Santos, mãe de Thalita, Thalita e Queila. Foto: divulgação

O livro levou dois meses para ficar pronto e foi entregue dois dias antes da exposição. “O lançamento foi muito cheio de expectativas pelo fato de ser uma obra independente (sem editora). Estou muito feliz por esse lançamento, pois consegui realizar todo o processo em dois meses, os anteriores eu levei um ano. Contei com a colaboração da diagramação de Mackele Nascimento, além da Thalita como ilustradora, que sem elas não teria conseguido” relata a escritora.

Esse livro é um trabalho que a autora tem muito orgulho por todos os motivos. “É um livro que está me surpreendendo, pois muitas coisas boas estão vindo através desse livro, que é motivo de inspiração e motivação em todos os ângulos”, finaliza.

Serviços:

Os livros estão disponíveis para a venda no Espaço Cultural Tzion;

Pelo instagram: @queilagamadeandrade e pelo telefone: (27)99874-0553

*Texto: Simone Cerveira

Anúncio

Veja também

capa musical rui barbosa

Escola Rui Barbosa inova e apresenta musical em evento aberto

Pela primeira vez, o desfecho da atividade interdisciplinar aconteceu fora do ambiente escolar

guaraclima

Guaraclima: empreendedores redefinem a prestação de serviços de refrigeração e climatização

Anúncio
medium-shot-kids-holding-balloons

Infância marcada 

_MG_5988

Entre os palcos e a sala de aula: conheça a história de Marcella Carvalho

guaravet-sou-44

Feridas no gatinho? Cuidado!

foto-1

Unhas decoradas: conheça as principais tendências do momento, e cuide-se com muito estilo e por dentro da moda