Anúncio

Obesidade canina: dois passos para manter o peso saudável do animal

por Revista Sou

Publicado em 16 de junho de 2022 às 10:30
Atualizado em 16 de junho de 2022 às 10:38
Anúncio

Nas edições anteriores, vimos quais as causas e as consequências do sobrepeso nos cães. 

Para concluir essa série sobre obesidade em cães, precisamos deixar claro que não é difícil manter seu animal magro. Temos que Lembrar e assumir que a responsabilidade pela saúde corporal do seu cão é do tutor! O que parece um agrado agora, ou o que você entende como uma ação bondosa para seu pet irá gerar problemas de saúde graves em um futuro próximo. 

Obviamente é necessário levar seu cão a um veterinário para que a melhor conduta seja seguida, além de realizar uma avaliação completa com exames complementares, e descartar que seu animal esteja com doenças concomitantes. Mas em casa, com atitudes simples, já podemos adiantar alguns manejos que irão aumentar a qualidade de vida do seu pet. 

  1. Oferecer uma alimentação de alto nível: seu veterinário saberá indicar a melhor opção para seu animal. Cortar absolutamente tudo que propicie picos de insulina, isso inclui pães, biscoitos (inclusive os petiscos caninos) e até frutas. 
  1. Cães são espertos, inteligentes e adaptáveis, eles sabem fazer chantagem pedindo todo tipo de alimento. Porém, quando entendemos que eles têm o organismo diferente do nosso e que suportam um período prolongado de tempo sem se alimentar, fica mais fácil resistir às carinhas de vítima. E caso eles se recusem a comer sem aquele “agradinho”, fique tranqüilo, eles não irão morrer de fome sendo que possuem ração disponível, de boa qualidade e em quantidades ideais. 

Seguindo estas dicas simples e básicas, já conseguimos melhorar muito a dieta dos nossos amiguinhos e, conseqüentemente, estamos cuidando de sua saúde e longevidade. 

Prevenir a obesidade é um ato de amor e cuidado! 

Para mais dicas sobre estas e outras doenças, consulte nosso Instagram: @guaravetveterinaria!

Dr. Renato Marcondes – CRMV ES 1226 – Autor do livro: “Causas e Consequências da Obesidade em cães: como evitar e como tratar”  

Dra. Aline Marcondes – CRMV ES 746 – Medicina Felina e Terapia Canabinóide Veterinária 

Anúncio

Veja também

Geak-sede-1

Campanha para arrecadar roupas e alimentos é realizada por grupo espírita em Guarapari

Grupo está arrecadando também cestas básicas e cobertores

Lançamento do livro o jardineiro

Obra infantil tem ilustração de jovem autista de Guarapari

Anúncio
Nilton-Leite

Alerta: cuidados e observação são importantes mesmo após recuperação da Covid-19

Conversamos sobre o tema com o médico especialista em clínica médica, Dr Nilton Santos Leite

qiabo-gigapixel-6_00x

Receita: Frango com quiabo

Aromatic oil diffuser lamp on the table on a blurred background with a beautiful spring bouquet of tulips and burning candles .

Os benefícios da aromaterapia

NOIVA-1

Brilho das Noivas surpreende em evento estadual