Anúncio

O que elas são muda o mundo!

por Carolina Brasil

Publicado em 9 de março de 2023 às 16:49 / Atualizado em 9 de março de 2023 às 16:52

Elas são dedicadas, estudiosas, determinadas, resilientes, comprometidas, corajosas e generosas. Assim são as mulheres e os exemplos que reunimos nesta edição para celebrar o Dia Internacional da Mulher. Entre tantas histórias de vida, contamos um pouco do que faz de cada uma plena e feliz pela trajetória que escolheu, pela profissional e empreendedora que se tornou. São diferentes histórias, únicas, mas que se cruzam na representatividade, no significado e na potência que é ser mulher. Tudo que elas (e você, leitora) são muda o mundo!

Foto: Renan Alves

Paixão por Vendas

Cinthia Rakel

A empresária Cinthia Rakel se orgulha de sempre ter se dedicado ao comércio e há pouco mais de uma década conquistar a independência em um negócio próprio. A loja Rakel Modas é reflexo da personalidade alegre e festiva que ela prioriza em oferecer as clientes presenciais e virtuais também.

Quando começou a trabalhar em lojas, aos 16 anos, Cinthia não se via mais fazendo outra coisa. “É uma paixão! Enquanto estudava, me dediquei a trabalhar no comércio, mas quando me formei decidi que queria fazer algo para mim; e foi assim que surgiu, há 12 anos, ainda informalmente, a Rakel Modas. Eu viajava, trazia os produtos e vendida em domicílio. Inicialmente eram bolsas, mas depois vieram as roupas e os demais acessórios femininos”, relembra orgulhosa.

“Fomos uma das primeiras lojas aqui no bairro Aeroporto e nosso diferencial sempre foi a democratização dos tamanhos, trabalhamos com peças do P ao Plus Size. Continuo viajando e trazendo roupas e acessórios mantendo a nossa essência com peças alegres, coloridas e que vestem as mulheres sem rotular padrões corporais” – Cinthia Rakel

Mesmo sem atuar na área de formação, a escolha pelo curso de Recursos Humanos reflete a paixão dela em lidar com o público. A dedicação foi tanta que, em menos de um ano, a Rakel Modas já ganhava o primeiro espaço físico. “Fomos uma das primeiras lojas aqui no bairro Aeroporto e nosso diferencial sempre foi a democratização dos tamanhos, trabalhamos com peças do P ao Plus Size. Continuo viajando e trazendo roupas e acessórios mantendo a nossa essência com peças alegres, coloridas e que vestem as mulheres sem rotular padrões corporais. No verão, incluímos a moda praia também. A Rakel Modas é uma loja acolhedora e confortável; somos bem festeiras, fazemos lançamentos de coleções na loja e busco sempre diferenciais para agradar nosso público”, enaltece Cinthia.

Mas assim como em outros aspectos da vida, o comércio também reserva grandes lições. Sem dúvidas, o período recente de restrições devido à pandemia por Covid-19 ensinou muito. Para Cinthia, o investimento no mundo digital foi obrigatório e os aprendizados vieram para ficar. “Tivemos que nos reinventar e a pandemia foi um divisor de águas. Nos dedicamos fazer parcerias com influenciadoras digitais e duas lives por mês; saltamos de 3 mil para 35 mil seguidores no Instagram. Isso nos levou de volta à venda domiciliar e passamos a ter, além de duas funcionárias na loja, um motoboy que leva a nossa maleta condicional e os pedidos on-line até a cliente sem que ela precise vir à loja. A pandemia acabou e todas essas inovações ficaram”.

Rakel Modas

Av. Padre José Anchieta, 1320 – Aeroporto | Guarapari/ES

(27) 99873-1126

De segunda a sábado, das 9h às 18h

@rakelmodas

Experiência e aprendizado

Com quase seis anos de loja, Juliana Astori Porto Will faz um balanço muito positivo da iniciativa He & She, em Guarapari, fruto do sonho de ter o próprio negócio, garantir a independência financeira e a liberdade de administrar o próprio tempo, além de proporcionar que ela viva e trabalhe na cidade onde nasceu.

Equilíbrio continua sendo a palavra de ordem da empresária que conta o quanto aprendeu e destaca os frutos que a experiência traz. “Desde o início sempre priorizei equilibrar a rotina e estar 100% focada em cada atividade ou compromisso, seja na vida pessoal ou profissional. Enquanto empresária, isso ajudou a dar o meu melhor para a loja. Aprendi muito, melhorei em planejamento, execução e pude expandir, não em espaço físico, mas em capacidade, variedade e formas de atendimento”, destaca Juliana.

“Quero continuar lutando pela liberdade das mulheres de ser, estar e fazer o que quiserem. Sinto que posso inspirar e contribuir, e isso me faz levantar todos os dias e ter esse foco como parte do meu propósito de vida” – Juliana Astori

Parte desse aprendizado Juliana sabe que é inerente ao comércio, que ela considera um termômetro social. “O comércio sente todo e qualquer movimento, a pandemia, por exemplo, acredito que tenha sido o maior desafio. Ela me levou para ‘chão de fábrica’ para passar a fazer todos os processos e me deu outra visão. Em meio àquele turbilhão, me reinventei com a venda on-line e o Instagram se tornou nosso cartão de visita”.

A He & She conquistou o público de Guarapari – moradores e turistas – trazendo novidades, tendências e peças clássicas do segmento de bolsas e sapatos de qualidade, com uma proposta diferenciada e um mix das marcas conceituadas Luiza Barcelos, Schutz e Victor Hugo, essa com exclusividade na cidade. Para isso, a empresária ressalta que além do gosto pela atividade, o sucesso também depende de empenho e atenção com o mercado. “Acompanhar lançamentos, tendências, respeitar as coleções e inovar”, completa Juliana.

Orgulhosa dos laços criados com as clientes de Guarapari e outras cidades, Juliana acredita que pode fazer a diferença. “Quero continuar lutando pela liberdade das mulheres de ser, estar e fazer o que quiserem. Sinto que posso inspirar e contribuir, e isso me faz levantar todos os dias e ter esse foco como parte do meu propósito de vida”.

He & She

Av. Joaquim da Silva Lima, 121 – Centro | Guarapari/ES

(27) 32628354 | 99698-6926

@hesmultimarcas

Corrente do bem-estar

Quando viveu a experiência dos resultados que uma alimentação equilibrada pode trazer, Camila Andrade se apaixonou e decidiu que seria uma profissional de Nutrição que também pudesse fazer a diferença na qualidade de vida das pessoas. A mineira de Ipatinga escolheu Guarapari para morar com a família, onde montou um consultório no centro da cidade para colocar tudo em prática.

Perto de celebrar o primeiro ano como Nutricionista, Camila está cheia de energia e já se especializando em Emagrecimento e Hipertrofia, áreas que se relacionam com própria história de vida. “Lutei muito contra a balança e estava sempre acima do peso. Quando isso começou a impactar em minha autoestima e também em qualidade de vida, resolvi me cuidar. A diferença para a minha vida foi incrível”, relembra.

“(…) Gosto de enxergar o meu paciente como um todo, e saber que uma avaliação ou exame comigo poderá ainda contribuir para o cuidado de outra especialidade. E tem mais, a minha dica é sempre a combinação de alimentação equilibrada, atividade física, rotina e persistência, pois sou contra dietas restritivas e desrespeito às individualidades” – Camila Andrade

E não pense que a formação dessa profissional começou na faculdade. A trajetória de vida moldou uma mulher forte, decidida e dedicada; características que ela imprime no consultório, se empenhando no caso de cada paciente. “Me casei aos 16 anos e me dediquei à família, foi uma escolha, era um projeto de vida naquele momento. Em função do trabalho do meu marido, moramos em Juiz de Fora, em três cidades paulistas e em Brasília, mas com a minha mãe morando em Guarapari, refizemos nossos planos e nos mudamos para cá, pois havia chegado a hora de termos a família por perto. Aqui terminei a faculdade e iniciei nessa profissão com o propósito de dar continuidade ao bem que um dia outra profissional fez para mim”, descreve Camila com brilho nos olhos.

Camila estagiou na unidade da Saúde da Mulher e relata que o período foi de grande aprendizado. De lá para o consultório, a motivação é a mesma: “entender o contexto da queixa do paciente, poder ajudar e contribuir para mudanças. A nutrição adequada é capaz de evitar doenças, elevar a autoestima e transformar a forma de ver a vida e motivar em busca da mudança. Gosto de enxergar o meu paciente como um todo, e saber que uma avaliação ou exame comigo poderá ainda contribuir para o cuidado de outra especialidade. E tem mais, a minha dica é sempre a combinação de alimentação equilibrada, atividade física, rotina e persistência, pois sou contra dietas restritivas e desrespeito às individualidades. Se não tem impedimento, nada é proibido. Temos que comer ‘comida de verdade’ e aprender a ter o prazer em alimentos saudáveis, adaptar nosso paladar sabendo que aquilo será bom para o futuro, e não simplesmente pensar somente no momento”.

Camila Andrade | Nutricionista (CRN 22103022)

Av. Davino Mattos, 341 – Centro | Guarapari/ES

Clínica Endocenter – 2º piso – sala 5

(27) 99948-4164

@camilaandrade_nutricionista

Cuidado além do coração

Quando decidiu se especializar também em Nutrologia, a cardiologista Dra. Alynie S. Will Monteiro pensou no quanto poderia contribuir integralmente para a saúde de cada paciente. Ela, que escolheu atender em um consultório em Guarapari, cidade onde cresceu, quer ir além de tratar as doenças, e estimular as pessoas a terem hábitos mais saudáveis, com prevenção e qualidade de vida.

Sem médicos na família e nada que tenha acontecido para que esse desejo pudesse nascer dentro dela, Alynie conta que desde criança só pensava em medicina como profissão. “Me recordo de, na infância, brincar de cuidar da saúde dos ursos e das bonecas e mantive isso ao longo da juventude. Meus pais me apoiaram e cheguei até aqui”.

Tudo começou com a cardiologia, especialidade que ganhou literalmente o coração da médica durante a graduação. “Passei muito tempo planejando e estudando neurologia na faculdade, mas quando chegaram as disciplinas da área de cardiologia, um brilho ascendeu e foi naquele momento que mudei de ideia. A cardiologia tem muitas formas de tratar o paciente e isso me encantou”, recorda Alynie.

“Enquanto cardiologista eu posso tratar e prevenir doenças, evitando muitas complicações; e como nutróloga tenho a oportunidade de mudar a vida do paciente, não apenas no aspecto físico, mas também psicológico e na adoção de novos e bons hábitos. As duas juntas resultam em prevenção, diminuição dos riscos e até mesmo na redução ou exclusão de medicações de uso contínuo” – Dra. Alynie S. Will Monteiro

Mas entre os atendimentos que realiza nos consultórios em Guarapari e Vila Velha, a cardiologista percebeu que precisava tratar os pacientes além das questões cardiovasculares. E a Nutrologia foi a especialidade escolhida para acrescentar orientações concretas e promover nesse paciente uma real de mudança do estilo de vida. “Enquanto cardiologista eu posso tratar e prevenir doenças, evitando muitas complicações; e como nutróloga tenho a oportunidade de mudar a vida do paciente, não apenas no aspecto físico, mas também psicológico e na adoção de novos e bons hábitos. As duas juntas resultam em prevenção, diminuição dos riscos e até mesmo na redução ou exclusão de medicações de uso contínuo”.

Os casos e os resultados são motivadores diários para a Dra. Alynie, que admite ser praticamente impossível separar as duas especialidades. Os pacientes que marcam com a cardiologista encontram uma nutróloga atenta e vice-versa. “Em uma avaliação cardiológica e dos exames do paciente é possível ver se ele também precisa de uma orientação nutrológica e no atendimento de Nutrologia eu sempre incluo a Cardiologia”, finaliza a especialista.

Dra. Alynie S. Will Monteiro

Cardiologista e Nutróloga – CRM 12331 RQE 12512

Clínica Freire Vieira – Av. Camilo Gienordoli, 155 – Muquiçaba | Guarapari/ES

(27) 999627-7409 | (27) 3125-1331

(27) 99938-7276

Estética como aliada

Para a farmacêutica e bioquímica, especialista em estética, Dra. Katiani Oliveira Monjardim, a estética vai além dos benefícios externos, sendo muito importante na promoção da saúde e do bem-estar. À frente da Monjardim Estética, localizada no bairro Aeroporto, em Guarapari, ela agregou várias outras especialidades da área da estética para proporcionar aos pacientes atendimento em todos os âmbitos e ser uma clínica bem completa. 

Quando se formou, há 12 anos, Dra. Katiani optou por atuar nos mais diversos segmentos de Farmácia e Bioquímica até que pudesse escolher o campo de atuação que iria se dedicar; empreender já era uma meta, mas ela ainda precisava do nicho. “Trabalhei em diversas áreas como farmácias/drogarias tradicionais e de manipulação. Foi na atuação com manipulados que os cosméticos e os dermocosméticos me encantaram; naquele momento decidi que seguiria o caminho da estética”, lembra. 

Acredito na estética como aliada e totalmente integrada à saúde. Muitas vezes a queixa estética tem origem em questões de saúde e de processos internos, assim o nosso corpo começa a dar sinais de que algo não está bem através da estética. Na clínica, tenho o compromisso de realizar a avaliação integrativa, onde consigo investigar e identificar não só a queixa, mas as causas” – Dra. Katiani Oliveira Monjardim

Ao se decidir, a farmacêutica iniciou pela pós-graduação em estética, se dedicou em cursos, congressos e, assim que se sentiu pronta, montou a própria clínica. “Quando decidi empreender, foquei em oferecer o melhor dentro da estética integrativa. Com isso, recrutei profissionais de várias outras especialidades da estética para fazer parte da minha equipe de modo que, com especialidades diferentes, nosso paciente tenha atenção completa e focada. No primeiro momento e contato com o paciente eu faço toda a avaliação, monto o plano de tratamento específico para a necessidade dele para, após isso, podermos designar e direcionar o protocolo final para a área de atuação. O setor da estética que eu mais me identifico e amo trabalhar é o de redução de medidas corporais e de terapia capilar”, explica Dra. Katiani. 

Dra. Katiani destaca que as atualizações são constantes, tanto de técnicas e processos, quanto de investimentos em equipamentos, tudo para cumprir com o propósito dela e da clínica. “Acredito na estética como aliada e totalmente integrada à saúde. Muitas vezes a queixa estética tem origem em questões de saúde e de processos internos, assim o nosso corpo começa a dar sinais de que algo não está bem através da estética. Na clínica, tenho o compromisso de realizar a avaliação integrativa, onde consigo investigar e identificar não só a queixa, mas as causas. Quando necessário, faço o encaminhamento do paciente para especialidades médicas recomendadas”. Certa das escolhas que fez, a especialista completa: “Estética tem um poder muito grande na vida das pessoas e costumo dizer que é muito satisfatório quando a gente entrega o resultado que eleva a autoestima, que faz com que aquela pessoa viva mais feliz com ela mesma e se motive, isso é muito gratificante”. 

Monjardim Estética 

Av. Padre José de Anchieta, 2639 – Aeroporto – Guarapari/ES 

(ao lado da Sipoka Moda Infantil) 

27 99262-8585 

@esteticamonjardim 

Doce qualidade

Sabe aquela receita que marca muitas famílias? Pois foi ao querido brigadeiro da mãe que a empresária Vívian Santiago acrescentou pesquisas, cursos e todos os ingredientes do empreendedorismo nato que tem para fazer nascer e crescer a Viva Patisserie, que conta com um espaço recém-inaugurado no tradicional Beco da Fome, na Praia das Castanheiras, reunindo verdadeiras experiências gastronômicas da confeitaria e da cafeteria.

Tudo começou há quase sete anos, quando decidiu fazer mais do que docinhos para o primeiro aniversário do sobrinho. “Mamãe sempre fez os docinhos das festas da nossa família; o brigadeiro dela é incrível. Inclusive, ele foi a base de todas as atuais receitas da nossa confeitaria. Naquela ocasião, me aventurei a fazer cupcakes e outros sabores de brigadeiro que foram um sucesso”, relembra Vívian.

Vivian com a mãe, Chirlei

A mãe, Chirlei Santiago, conta da natureza empreendedora da filha: “ela sempre estava fazendo e vendendo alguma coisa, de bilhetinhos a sacolé”. Vívian se formou em Arquivologia, chegou a trabalhar na área e logo montou uma empresa própria. Mas com o resultado da primeira festa, vieram as encomendas e ela agregou a segunda empreitada, desta vez, na confeitaria.

“Fazemos tudo com muito carinho, e o crescimento é o resultado disso. Mas temos um lema inegociável – ‘perder qualidade não é uma opção’, só trabalhamos com produtos de primeira linha e prioritariamente fabricação própria” – Vívian Santiago

Ao longo do tempo, a Viva Patisserie aumentou o leque de produtos e passou a oferecer um cardápio completo de bolos e doces para todas as ocasiões sociais; tudo pelas mãos e critérios da Dona Chirlei e da Vívian. Em quase sete anos e com a abertura de um espaço físico, foi possível agrupar a confeitaria com cafeteira, bistrô e loja de produtos da marca como cookies, pipoca gourmet, brownie e chocolates, por exemplo. “Também incluimos o brunch em nosso cardápio para quem quer tomar um café da manhã mais tarde, ou para quem quer um almoço mais leve. Fazemos tudo com muito carinho, e o crescimento é o resultado disso. Mas temos um lema inegociável – ‘perder qualidade não é uma opção’, só trabalhamos com produtos de primeira linha e prioritariamente fabricação própria”, destaca.

Em meio a essa trajetória, tiveram ainda o convite e o aceite para ser professora de confeitaria, a participação em um reality show para confeiteiros, em 2020, e o lançamento de um curso on-line “Brigadeiro sem segredo” voltado para quem quer aprender a fazer brigadeiro, mas também quem quer transformar o doce em negócio.

Viva Patisserie

Av. Des. Lourival de Almeida, 108 a – loja 07 – Centro | Guarapari/ES

(27) 99918-3094

De segunda a domingo, das 10h às 21h (VER FUNCIONAMENTO CORRETO)

@vivapatisserie1

Veja também

foto-1-1

Sob nova direção, Cheirin Bão é o sabor mineiro na cidade

20240412_163652-1

Roupas como novas com os serviços da LavExpress

20240419_164559338_iOS

Desvendando o futuro da Odontologia: o poder da digitalização

IMG_0795

Está chegando a hora! Faltam três dias para o Baile da Sou

traballhar-em-destaque

Enxergar e se reconhecer: Óticas Sara chegam com estilo e qualidade a Guarapari

USAR-ESTA-FOTO

A nutri te ensina: Mamãe em forma – é possível recuperar a boa forma após o parto?