Anúncio
Sou-Header_Site_Entrevista

Entrevista da semana

Carolina Brasil é jornalista, formada em 2005/2 pelo Centro Universitário Faesa. Iniciou a carreira como estagiária na TV Educativa do ES e, com o diploma em mãos, trabalhou por cinco anos na TV Vitória/Record. Capixaba, mudou-se para o Rio de Janeiro onde passou por agências de Publicidade e Propaganda. Após retornar ao Estado, passou a fazer parte da equipe da HM Propaganda, contribuindo com os veículos jornalísticos, Revista Sou, e outros jobs publicitários. Neste espaço, com ela, você confere uma entrevista especial a cada semana!

O que é e o que muda com Pix

Publicado em 15 de novembro de 2020 às 15:00
Atualizado em 15 de novembro de 2020 às 15:00
Anúncio

Em foco no momento, o Pix promete revolucionar a forma de pagamentos e ampliar a utilização da transferência de valores, o que pode mudar a relação do brasileiro com o dinheiro. Qualquer pessoa física ou jurídica poderá acessar o serviço, desde que possua uma conta corrente, de poupança ou de pagamento pré-paga em um prestador de serviço participante do Pix, seja banco ou outro tipo de instituição financeira, como as fintechs por exemplo. Sobre o método, conversamos com Fábio Antônio Novaes, Presidente do Conselho de Administração do Sicoob Sul Litorâneo.

Fábio Antônio Novaes, presidente do Conselho de Administração do Sicoob Sul Litorâneo. Foto: Arquivo HM Propaganda

Revista Sou: De forma simples, o que é o Pix?

Fábio Novaes: Criado pelo Banco Central (Bacen), o Pix é o uma plataforma de pagamento instantâneo, ou seja, a transferência de valor feita através dele é processada em segundos. Lembrando que começa a valer a partir dessa segunda-feira, 16/11.

RS: Mas, o que isso representa na prática?

FN: O Pix deve impactar, principalmente, a forma como as pessoas e empresas realizam as transações de pagamento e recebimento. Mais rápidas e seguras, as transações entre diferentes instituições, financeiras e de pagamento ocorrerão em até 10 segundos, com disponibilidade em 24 horas por dia, todos os dias do ano, incluindo finais de semana e feriados. O Pix vai romper barreiras e possibilitar a inclusão de um maior número de pessoas no sistema financeiro, integrando o pagador e o recebedor, sem intermediários, com custos menores para todos.

RS: O que podemos citar ainda como vantagens?

FN: Com o Pix, os recursos serão disponibilizados imediatamente na conta do recebedor; a automatização e a conciliação dos pagamentos serão facilitadas. Além disso, há maior rapidez de checkout, já que não é necessário passar um cartão ou conferir troco, por exemplo, na hora da compra. Avaliamos isso, também, como uma ótima novidade e oportunidade de redução de custos para o varejo.

RS: Como o Sicoob recebe a plataforma?

FN: Para nós, é uma ferramenta que está em consonância com alguns dos principais pilares das cooperativas, como a inclusão e a justiça financeiras Sicoob – Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil, os mais de 5 milhões de cooperados poderão utilizar a nova funcionalidade através de diversas opções para pagar com Pix: por QR Code gerado pelo recebedor (ou link), pela inserção manual dos dados do recebedor no App Sicoob, ou através da “Chave Pix”.

RS: E o que é a Chave Pix?

FN: Para utilizar o serviço, é necessário cadastrar chaves, que serão utilizadas para fazer a transação, que pode ser, por exemplo, o próprio CPF ou número de celular; esse processo também pode ser realizado gerando um QR Code. Com isso, informações como agência e conta, deixam de ser necessárias.

Saiba mais em: https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/perguntaserespostaspix

Anúncio

Veja também

Costela-com-barbecue

Costela suína ao molho barbecue

Korpus-2020 filme

Filme descortina Guarapari e celebra 30 anos de escola de dança

Anúncio
Portrait beautiful young asian woman happy smile with floating breakfast in tray on swimming pool

Cinco doenças comuns no verão que você pode evitar

Com cuidados básicos é possível se prevenir contra doenças como intoxicação alimentar, conjuntivite, otite, micose e dengue

marcos-massoterapeuta

Duas mãos pelo seu bem-estar geral

Sabores-Espaco-Buffet-5

Sabores e estrutura alinhados

Montagem - Toninha - Helaine - Adriana (capa)

Máscaras faciais: proteção e ferramenta para superar a crise