Anúncio

O necessário trabalho da psicologia

por Larissa Castro

Publicado em 28 de agosto de 2020 às 10:03 / Atualizado em 28 de agosto de 2020 às 15:42

No dia 27 de agosto é comemorado o Dia do Psicólogo. Uma profissão que é considerada a do momento e também a do futuro, é cada vez mais aceita por pessoas, para a inserção no cotidiano de cuidados. Com um importante papel para uma vida saudável, a partir da mente e de relações pessoais, a psicologia é trabalhada em 11 ramificações que oferecem cuidados a diversas situações, para todas as faixas etárias.

Atuando há 8 anos com a psicologia clínica, a psicóloga Luciana Brambati, profissional em Guarapari e Vila Velha, atende de cinco a seis pacientes por dia. Com o foco em crianças e adolescentes, mas sem ignorar o público adulto, ela conta que há várias situações apresentadas durante as consultas. “Temas relacionados a dificuldade de aprendizagem, socialização, resiliência, às dependências afetivas, ansiedade, depressão e síndrome de pânico, são bastante comuns na minha prática clínica”.

Luciana Brambati é psicóloga há 8 anos. CRP 16/4140. Foto. Arquivo pessoal.

Na trajetória na área de saúde mental, a psicóloga percebe que a população tem se disponibilizado cada vez mais a receber o acompanhamento da psicologia. “Cada vez mais, as pessoas vencem os preconceitos em relação à psicologia, percebendo que o psicólogo não é apenas para quem está “louco”, muito pelo contrário, a grande maioria das pessoas o procuram para um autoconhecimento e para saber lidar com as próprias emoções. Os profissionais da área da psicologia exercem uma importante missão não só para tratar possíveis doenças psíquicas, mas também para auxiliar no autodesenvolvimento e prevenir os transtornos emocionais”, destaca Luciana.

Anúncio

A psicologia em tempo de pandemia

Desde março, a sociedade enfrenta algo inédito: a pandemia do Coronavírus. Com esta realidade, o isolamento social tem sido necessário e, devido ao novo cotidiano, alguns problemas psicológicos podem ser desenvolvidos. “Esse é um grande desafio, principalmente na nossa cultura. Valorizamos  muito a proximidade dos corpos, o olhar mais próximo, o calor do corpo humano. A palavra cuidado é muito associada com o toque e a proximidade. A psicologia vem trabalhando para acompanhar os impactos na subjetividade e na condição do sujeito a partir dessa vivência. Muitas marcas e cicatrizes vão se produzir a partir desse momento e uma das formas de chegar ao enfrentamento é olhar, pensar e falar sobre essa difícil travessia”, explica Luciana Brambati.

O nosso mundo atual, “pós-moderno”, é extremamente imediatista, não há tempo para reflexões, para assimilações, nem nada. Todos querem os resultados para ontem, em muitos casos deixando para trás necessidades básicas, como descansar e relaxar. As mídias o tempo inteiro mostram pessoas de sucesso associados ao ritmo acelerado, diante do cenário cada vez mais caótico, para dar conta de todas essas exigências o uso indiscriminado  da medicação  está sendo banalizado, toma-se remédio para manter-se se acordado, para dormir, etc. Estamos esquecendo de que nosso cérebro precisa de repouso, é ele quem conduz nossa qualidade de vida. Precisamos repensar o que é essencial em nossas vidas para não adoecermos mentalmente

Luciana brambati, psicóloga.

Anúncio

Veja também

associativismo

Importância do associativismo será tema de evento empresarial no Sesc Guarapari

Evento acontece na próxima segunda-feira (29)

Lair Cebin ok (1)

Festa do Morango: tortas gigantes e shows são destaque na programação

IMG_4101

HM Comunicação lança versão digital do Guia Sou Saúde e Estética; um aliado para uma vida saudável

O tradicional projeto Guia Sou Saúde e Estética, impresso desde 2008 com atualização e distribuição periódicas, agora disponível a um clique

Lucas-Daniel

Malas prontas, mas o pet não vai; o que fazer?

DOC_Prancheta 1

Alerta importante da Veterinária Vida para você

IMG_0237

Forneria 1983: a Itália bem representada na orla da Praia do Morro

Anúncio

Anúncio