Anúncio

Novo Radium Hotel será polo profissionalizante de turismo gerenciado por Sesc e Senac

Projeto para restauro do local já está pronto e licitação para obras deve ocorrer em breve

por Pedro Henrique Oliveira

Publicado em 14 de agosto de 2023 às 14:35 / Atualizado em 14 de agosto de 2023 às 14:35
Fotos: divulgação

O Sistema Fecomércio vai assumir a operação do Radium Hotel, um dos pontos mais conhecidos de Guarapari. O empreendimento, tombado pelo patrimônio histórico, será restaurado e reestruturado pelo Governo do Estado e gerenciado pelo Sistema, que abrange a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-ES), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-ES) e o Serviço Social do Comércio (Sesc-ES).

A ideia central é que o espaço se torne um polo voltado para o turismo e ofereça cursos de formação profissional, apoio ao turismo e cultura e acolhimento à população local, através do Senac e do Sesc, em uma parceria com o Governo do Estado.

A decisão foi tomada na última terça-feira (08), em reunião no Palácio Anchieta, com a presença do governador Renato Casagrande; do secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Bruno Lamas; do presidente da Fecomércio-ES, Idalberto Moro; do deputado estadual Tyago Hoffman; e de representantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes).

“Tomamos uma decisão muito importante de entregar o Radium Hotel para ser gerenciado pelo Senac-ES e Sesc-ES, em parceria com o Governo do Estado, através da SECTI. O espaço vai oferecer cursos de formação profissional, de apoio ao turismo e será um espaço de acolhimento ao morador de Guarapari e aos turistas”, reforçou o governador Casagrande.

Os projetos de restauro, reforma e arquitetônico, que foram custeados pela Samarco em parceira com o ES em Ação, já foram concluídos e a obra deve ser licitada nos próximos meses pelo Governo do Estado.

Para o presidente da Fecomércio-ES, Idalberto Moro, essa iniciativa tem sinergia com todos as frentes de trabalho que estão sendo desenvolvidas pela nova gestão da entidade, promovendo o desenvolvimento turístico e cultural do Espírito Santo. “O Senac-ES tem uma vocação educacional muito forte voltada para as áreas de turismo e gastronomia e está preparado para oferecer cursos na região. Já o Sesc-ES poderá promover exposições, levar atrações e movimentar a cultura local”, explicou.

O deputado estadual Tyago Hoffmann comemorou e ressaltou a importância da parceria. “A mudança de direção dentro da Fecomércio foi importante, no sentido de que ela se mostrou interessada por esse equipamento, além de ter uma forte área de formação profissional. Também o SESC, que é um hotel e um centro de turismo importante e que pode ser utilizado, inclusive, em parceria com o Radium Hotel, que vai formar pessoas para a área do turismo e pode ser usado como local de treinamento e estágio para empregar aquelas pessoas que sairão dali.”

Ainda de acordo com o parlamentar, o projeto deve sair do papel em breve. “É uma parceria muito importante. O projeto avança a passos largos e, em breve, começaremos as obras. Tenho certeza de que muito rapidamente teremos um importante centro de formação profissional que alavancará o turismo de Guarapari e da região”, concluiu.

Veja também

DSC_5545-1

Jornalista lança livro sobre festival de música que marcou Guarapari nos anos 70

WhatsApp-Image-2024-04-10-at-16.31.00

Mamma mia! Cardápio variado é uma das principais atrações da Festa da Imigração Italiana

Evento acontece em Buenos Aires nos dias 13 e 14 de abril

exposicao-secult-tribos

Palácio Anchieta recebe exposição fotográfica ‘Juruti – Festival das Tribos’

xr:d:DAF0c5wR7DY:23,j:8257773838823460586,t:24040514

No cinema, na música ou literatura: Sou indica o que curtir neste fim de semana prolongado

imagem-02-1

Estudo aponta crescimento na altura e no sobrepeso de crianças brasileiras

Ativo 12-80 2

Educação e turismo: o que esperar do novo Radium Hotel

A Sou separou detalhes e fotos do projeto de reforma do prédio histórico