Anúncio

Montanhas e agroturismo são destaques em nova rota turística da cidade

Um novo roteiro turístico começou a ganhar destaque em Guarapari e está explorando uma região menos conhecida da cidade, as montanhas

por Redação Revista Sou

Publicado em 24 de abril de 2023 às 14:45 / Atualizado em 24 de abril de 2023 às 14:45
Pedra do Elefante. Foto: divulgação.

Quem pensa que Guarapari tem apenas praias, está muito enganado! Um novo roteiro turístico começou a ganhar destaque no município e está explorando uma região menos conhecida da cidade, as montanhas.

A Rota da Ferradura contempla quatro distritos da área rural da região: Buenos Aires, Boa Esperança, Arraial do Jaboti e Jaboti. Quem deseja conhecer esse destino que fica a 10 km do centro de Guarapari, pode seguir pela BR 101 e acessar o trevo para Buenos Aires.

O passeio começa em meio às montanhas e ganha um clima mais ameno. Já no início da rota é possível ver um dos atrativos do local, a Pedra do Elefante, que fica no “quintal” da propriedade da Alessandra Lovatti.

A empreendedora está na região desde 2014, quando ainda sem intenção de abrir um negócio, começou a construir suítes em seu terreno. Hoje, a Residência Pedra do Elefante funciona como uma hospedaria e, no início do ano, ganhou um novo empreendimento, a pamonharia, inaugurada há três meses na mesma propriedade.

“Estamos aproveitando o fluxo que está crescendo na Rota da Ferradura e tem tudo para melhorar mais ainda. A região é linda e aqui a tendência é desenvolver bastante. Nosso empreendimento também está se ampliando, o movimento está aumentando e as pessoas estão começando a conhecer. A pamonharia é o meu principal foco no momento, o espaço é pequeno, estilo uma lanchonete, mas está me surpreendendo”, conta a empreendedora.

O monumento natural da Pedra do Elefante não é a única atração da rota, que ainda conta com cachoeiras, restaurantes, cervejarias, cafeterias, hotéis e delicatéssen que valorizam o agronegócio local.

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), e outras instituições parceiras, produziu junto aos empreendedores locais um plano de trabalho para o desenvolvimento da Rota. Segundo o gerente do Sebrae/ES Ivair Seghetto, o trabalho de estruturação de uma nova rota turística passa também pelo relacionamento com o turista.

“Com a criação da Rota da Ferradura, a região começa a ganhar ainda mais visibilidade, por isso, os empreendimentos precisam estar em constante treinamento, uma vez que esse fluxo aumentando, a demanda também cresce. Além da infraestrutura, os empreendedores precisam se atentar para a qualidade do atendimento”, destaca o gerente regional do Sebrae/ES, Ivair Seghetto.

Do Sítio Vale Realeza é possível aproveitar um pouco da tranquilidade oferecida pela Rota da Ferradura, e ainda tomar um banho de água doce na cachoeira que está localizada dentro da propriedade do Geovane Bermond.

Ele foi um dos empreendedores que percebeu as potencialidades da região, e decidiu investir na rota, transformando o seu sítio em hospedagem, além de um espaço de festas e eventos.

“A propriedade já estava com a família há mais de 30 anos. Em 2015 iniciamos a construção da estrutura e em 2021, em meio a pandemia, foi quando começamos a alugar”, relembra.

A procura neste período foi tão grande, que Geovane buscou o apoio do Sebrae/ES para readaptar o negócio, que em breve passará a funcionar como pousada. “Buscamos por uma consultoria e recebemos um suporte muito bom para fazer as adequações no espaço de uma vez só, pensando no impacto para a região, e em fazer um turismo sustentável”, explica o empreendedor.

O Sebrae/ES oferece diversas consultorias que podem auxiliar os empreendedores locais a melhorarem ou readaptarem os seus negócios para atender os turistas.

“O Sebrae/ES pode contribuir desde a criação do novo estabelecimento, até a inserção de novos produtos a serem colocados no negócio. Uma vez que estamos numa região de montanhas é preciso ainda ter uma preocupação com a sustentabilidade, que é fator primordial de atração desses turistas. Nós temos todos esses produtos à disposição do empreendedor, justamente para apoiar o desenvolvimento desses estabelecimentos para que eles possam suprir a necessidade de mercado e de um turismo crescente que vem acontecendo nessa região e se tornarem negócios ainda mais atrativos”, finaliza Ivair.

*Com informações: assessoria de comunicação Sebrae.

Veja também

IMG_0795

Está chegando a hora! Faltam três dias para o Baile da Sou

traballhar-em-destaque

Enxergar e se reconhecer: Óticas Sara chegam com estilo e qualidade a Guarapari

USAR-ESTA-FOTO

A nutri te ensina: Mamãe em forma – é possível recuperar a boa forma após o parto?

d20b55c1-2cef-4766-928f-80d82fef7ea8

Em clima de debutante, Brilho das Noivas apresenta nova coleção

20240410_111048-1

O melhor bolo da cidade! A Minha Avó Fazia ganha espaço físico em Guarapari

usar-esta-destacada

Muquiçaba ganha uma loja completa em produtos de puericultura, enxoval e vestuário para crianças

A puericultura trata do cuidado de crianças nos primeiros anos de vida e engloba produtos que vão desde a amamentação até a higiene, passando por itens de segurança e alimentação, por exemplo