Anúncio

“Máscara de policarbonato não veda completamente e é inútil”, alerta infectologista capixaba

por Carolina Brasil

Publicado em 16 de março de 2021 às 10:49
Atualizado em 16 de março de 2021 às 10:49
Anúncio
Aberturas embaixo ou nas laterais permitem a entrada do vírus. Foto: reprodução

O mundo vive a pandemia por Covid-19 e o uso de máscaras de proteção, juntamente com o distanciamento social e a higiene das mãos, configura entre as medidas para evitar a propagação e a contaminação pelo novo Coronavírus.

Ao longo tempo, foram surgindo diversos modelos de máscaras e um, em especial, tem caído no gosto das pessoas, feito de policarbonato e “vendidas” sob a alegação de benefícios estéticos e de conforto. Porém, de acordo com especialistas, o produto é ineficaz na proteção contra a Covid-19. “Essa máscara não protege contra nada. A máscara de policarbonato funciona apenas encostada por cima do nariz, não veda o rosto e é completamente inútil”, alerta a infectologista da Unimed Vitória Rubia Miossi.

Rubia Miossi, infectologista

A especialista explica que o problema está nas aberturas que as máscaras de policarbonato deixam, semelhantes às do escudo de plástico transparente para o rosto (que só deve ser usado com máscaras por baixo). “A máscara é um acessório que deve cobrir o nariz e a boca. E tem que cobrir sem escape, é necessário que esteja encostada no rosto sem nenhum vão para entrada de vírus”.

Sobre a escolha da máscara ideal para cada tipo de situação, Rubia diz que “para ambientes não aglomerados, sem muitas pessoas, as máscaras de tecido servem. Se o local possui alguma aglomeração, o ideal é usar alguma máscara com três camadas; o modelo N95 é indicado apenas para o uso dentro dos hospitais, e imprescindível para a proteção dos profissionais da saúde quando em contato com pacientes com Covid. Fora do hospital, não indicamos o uso”, pontuou a infectologista lembrando que o distanciamento social é fundamental mesmo com as pessoas de máscara.

Anúncio

Veja também

Fotos Marcos (1)

Tratamento com ventosas: alternativa de saúde e bem-estar

valendo -jesus-menino-guarapari-revista-sou-capa

Uma história, muitos capítulos…

Anúncio
Materia-autismo

Reaprendendo a ser mãe

Três moradoras de Guarapari contam os desafios e aprendizados da maternidade de crianças autistas

Sarau Cultural Rui Barbosa (11)

Sarau Cultural homenageia as mães e encerra trimestre letivo da Escola Rui Barbosa

A atividade interdisciplinar foi realizada com alunos dos 6º e 7º anos da instituição

oral clean 2

Clínica Studio Oral Clean: tecnologia e cuidado

tagarelas editada

De loja virtual à física: Tagarela’s Kids & teens

A loja infantojuvenil está consolidada no mundo virtual há seis anos, e chega ao universo presencial, atraindo clientes de todos os perfis