Anúncio

Mamma mia! Cardápio variado é uma das principais atrações da Festa da Imigração Italiana

Evento acontece em Buenos Aires nos dias 13 e 14 de abril

por Pedro Henrique Oliveira

Publicado em 10 de abril de 2024 às 16:45 / Atualizado em 10 de abril de 2024 às 16:45
Fotos: HM Comunicação

De volta após alguns anos suspensa, devido à pandemia, a Festa da Imigração Italiana chega à sua 3ª edição na região de Buenos Aires, em Guarapari. O evento, que acontece no próximo fim de semana – 13 e 14 de abril -, vem recheado de delícias tradicionais da culinária italiana, que foram apresentadas nessa terça-feira (09) para a imprensa e convidados.

“A comunidade está toda envolvida, todos animados e esperançosos para que dê um dia bom para que venha talvez um público recorde”, disse Dirceu Brambati, presidente da Associação de Moradores de Buenos Aires, responsável pela organização. Este ano, além outras novidades, o Tombo da Polenta, com cerca de 120 kg de polenta, promete ser uma das grandes atrações da Festa.

Chefs renomados da cidade já garantiram presença no evento e contarão com estandes para venda de uma grande variedade de pratos, como a chef e colunista da Sou, Soraia Marracini, da Casa Marracini, que chega pela primeira vez no evento. Para ela, participar dessa festa é uma forma de celebrar a cultura italiana, já muito presente no Espírito Santo e em todo o país.

“Essa festa é de uma importância muito grande, porque a culinária italiana é uma culinária mãe, muito antiga, e aqui no Brasil temos uma das maiores colônias italianas do mundo, tem muita gente da Itália. Eu acho é uma forma de representar muito bem a culinária italiana, que é incrível”, afirmou a chef, que vai levar para ao evento molhos tradicionais, como bolonhesa e quatro queijos.

Habituado com trabalhos fora do país, o chef Victor Ferri também participará pela primeira vez da Festa e levará um food truck, que servirá o famoso sanduíche piadinha, o arancini (bolinho de risoto) e a lasanha frita. “Estou bastante empolgado, agora que os olhos do Estado estão voltados aqui para cima. Estamos muito felizes em participar”, comemora ele, que aponta a experiência em eventos internacionais e parte da família de origem italiana como inspiração para o cardápio.

Já a Península Santa Rita montou um cardápio original da região central da Itália: porchetta, stinco di maiale – um joelho de porco servido com salada fria de lentilha – e uma polenta com molho de linguiça e costelinha suína, além de servir diferentes tipos de drinks.

Oscar Cerutti

“É um pouco desafiador, porque a Rota da Ferradura já está consolidada e vem crescendo nos últimos anos e esse evento vem para abrilhantar ainda mais a região. Dá um frio na barriga, mas estamos aqui fervorosos para fazer tudo dar certo”, contou Oscar Cerutti, responsável pelo restaurante.

Comércio local comemora

Lara Gomes, do Bar do Ademir

Lara Gomes, responsável pelo Bar do Ademir, primeiro restaurante de Buenos Aires, celebrou os benefícios e o movimento que a festa traz para a região. “Nós abraçamos o evento, fazemos parte da comissão organizadora da festa, porque cada vez mais traz gente para a Rota da Ferradura e Buenos Aires e isso traz mais benefícios para todos.”

O Bar do Ademir uniu o cardápio rústico já tradicional do restaurante aos elementos da culinária italiana e oferecerá um cardápio caprichado durante a festa: massa fresca artesanal, ragu de costela, de rabada e capelleti com molho de galinha caipira, carro-chefe do restaurante.

A opinião é compartilhada por Bianca Machado, do Dona Cotinha, que vai levar a tradicional pizza e uma polenta com ragu de costela. “É incrível esse movimento para nós que somos de Buenos Aires. Estamos com expectativa muito boa para esse fim de semana.” Também naturais da região, a Família Gracelli, especializada em massas artesanais, vai levar um cardápio com macarrão com diversos molhos (pesto, bolonhesa e ragu de linguiça), polenta e capeletti.

Veja também

foto-1-1

Sob nova direção, Cheirin Bão é o sabor mineiro na cidade

20240412_163652-1

Roupas como novas com os serviços da LavExpress

20240419_164559338_iOS

Desvendando o futuro da Odontologia: o poder da digitalização

IMG_0795

Está chegando a hora! Faltam três dias para o Baile da Sou

traballhar-em-destaque

Enxergar e se reconhecer: Óticas Sara chegam com estilo e qualidade a Guarapari

USAR-ESTA-FOTO

A nutri te ensina: Mamãe em forma – é possível recuperar a boa forma após o parto?