Anúncio

Harmonização Orofacial: benefícios clínicos e estéticos para o paciente

por Carolina Brasil

Publicado em 1 de setembro de 2019 às 09:00
Atualizado em 14 de agosto de 2020 às 11:14
Anúncio
Procedimentos menos invasivos com efeitos cirúrgicos. Foto: Reprodução/Freepik

Diversos tratamentos para melhorar as questões clínicas e os aspectos estéticos da face têm ganhando cada vez mais espaço nos consultórios odontológicos. É a chamada Harmonização Orofacial. Resultados rápidos e procedimentos menos invasivos conferem à técnica o destaque como opção segura e simples “As técnicas aplicadas são todas de consultório, de fácil recuperação e cuidados simples no pós-procedimento. A Harmonização Orofacial permite corrigir imperfeições que impactam tanto no visual, quanto na qualidade de vida do paciente”, explicou a cirurgiã-dentista Dra. Samara Matar Barbosa, da clínica Simões Costa – Odontologia & Medicina. Recentemente, o Conselho Federal de Odontologia publicou uma resolução (CFO 198/2019) que regulamenta a Harmonização Orofacial como especialidade Odontológica.

Entre os procedimentos permitidos aos profissionais da odontologia estão: Aplicação de toxina botulínica, conhecida como Botox, preenchimento com ácido hialurônico, colocação de fios de sustentação, rinomodelação, que também é feita com preenchimento, e bichectomia. Dra. Samara destacou que algumas dessas técnicas podem mudar para melhor o cotidiano do paciente. “Poucas pessoas sabem, mas existem muito motivos clínicos, principalmente os relacionados ao Botox que, por exemplo, ajuda a tratar o bruxismo e a enxaqueca, já que a toxina contribui para o relaxamento do músculo contraído”.

Dra. Samara M. Barbosa e Dr. Gustavo L. da Costa, da Simões Costa – Odontologia & Medicina. Foto: HM Propaganda

Ainda sim, a profissional com especialização no assunto ressalta que a procura maior acaba sendo pela estética. No consultório odontológico, é possível realizar preenchimento labial, reestruturar músculos e pele do rosto, recuperar perdas ósseas e outras técnicas que resultam em correções que, antes, levavam o paciente a recorrer à cirurgia estética. “É possível modificar a aparência do nariz, mudar o formato do rosto e fazer a tração do tecido com fios de sustentação que, inclusive, estimulam a produção de colágeno, aumentando a firmeza das áreas onde são aplicados”, detalhou.

Aparelhos a laser atuam em paralelo aos procedimentos e colaboram com resultados melhores em vários aspectos como diminuição de inchaços e cicatrização mais rápida. Dra. Samara indica que os cuidados comecem ainda na juventude, como prevenção, e afirma que a indicação de um não é exemplo para o outro. Cada paciente deve ser avaliado individualmente e, para isso, destaca a importância do profissional. “O especialista não apenas detém a técnica e o conhecimento adequado, ele está apto a lidar da maneira correta também com as possíveis intercorrências”, finalizou.

Anúncio

Veja também

man-and-woman-working-out-together-at-the-gym

Hipertrofia: ganho de peso saudável também requer determinação e paciência

Bacalhau-Brisamare-Risa

Cardápio solidário: restaurante de Guarapari fará doação ao Recanto dos Idosos

Anúncio
HM-Comunicacao

“Somos HM Comunicação”; com duas décadas de atuação, agência apresenta novidades

as-sinais-de-autismo_15864_l

Abril Azul: identificação precoce de sinais é fundamental para sucesso no tratamento do autismo

Black woman take care of her beautiful skin. Young african woman applying moisturizer on her face while standing in front of the mirror. Smiling black natural girl holding little jar of skin lotion in bathroom for beauty treatment routine.

Como está sua rotina de skincare? Especialista dá as dicas

My preparing for active day

Com orientação profissional, suplementação alimentar é aliada do corpo saudável