Anúncio

Guaratampinhas transforma reciclagem em gesto de amor aos animais

por Pedro Henrique Oliveira

Publicado em 4 de janeiro de 2023 às 11:10 / Atualizado em 4 de janeiro de 2023 às 11:10

Criado em dezembro de 2019, o projeto Guaratampinhas encontrou no trabalho de reciclagem uma oportunidade para financiar a castração e tratamento de dezenas de animais que vivem nas ruas de Guarapari. O projeto recolhe e comercializa diversos tipos de tampinhas para arrecadar fundos que financiem os tratamentos.

Hoje, o Guaratampinhas possui mais de 20 pontos de coleta espalhados pela cidade: comércios e escolas, por exemplo. Como é o caso da escola municipal Jorge Boueri Sobrinho, no bairro Bela Vista, que este ano realizou uma campanha com alunos do 4º e 5º anos, e arrecadou uma grande quantidade de material.

Esse tipo de trabalho é fundamental para a manutenção do projeto, explica a coordenadora do Guaratampinhas, Allana Bodart. “Foi pensando nisso que criei o Guaratampinhas, acho que as crianças são o nosso futuro, se elas forem conscientizadas hoje, nosso amanhã será de menos sofrimento para os animais. Esse projeto não visa só o bem-estar dos animais, se nos empenharmos mais pela reciclagem, com certeza teremos um amanhã menos poluído e a natureza sofrerá bem menos”.

Além dessas parcerias, o Guaratampinhas conta com duas contribuições que são um verdadeiro exemplo de trabalho voluntário. Dona Sônia Garcia, de 80 anos, e dona Lisaltina, de 92, formaram uma dupla imbatível na separação de tampinhas recicláveis.

No Guaratampinhas, a preocupação com o meio ambiente se somou com o amor com os animais. O resultado, até hoje, pode ser visto nas mais de 60 castrações, de cães e gatos, já realizadas pelo projeto.

“Somente castrando os animais é que veremos menos abandonos. Porém, como o projeto é pequeno e com poucos adeptos, não recebemos tantas tampinhas como gostaríamos, logo o valor arrecadado não é suficiente. Priorizamos animais de rua e animais de tutores carentes, que não têm como castrá-los”, contou Allana. O projeto tem se mantido também através de vaquinhas e da venda de produtos.

Confira todos os pontos de coleta no Instagram do projeto @guaratampinhasoficial.

Guaratampinhas

Instagram: @guaratampinhasoficial

Veja também

WhatsApp-Image-2024-04-19-at-09.33.19

ES Gás investirá R$ 50 milhões na implantação de rede de gás em Guarapari

mulher-lendo

Dia Mundial do Livro: confira 8 obras sobre saúde feminina para melhorar a relação com seu corpo

Moqueca-servida-em-Anchieta_9070

Rota dos Sabores: Espírito Santo tem diversidade gastronômica para todos os gostos

doações RB capa

Escola Rui Barbosa une solidariedade e carinho em forma de doações

Campanha para arrecadar roupas e calçados ganhou traço marcante da escola

meaipe-nova-orla-projeto

Meaípe vai ganhar nova orla e Festival de Frutos do Mar para atrair mais turistas

DSC_5545-1

Jornalista lança livro sobre festival de música que marcou Guarapari nos anos 70