Anúncio

Governo do ES e Fecomércio retomam Câmara Empresarial de Turismo

por Pedro Henrique Oliveira

Publicado em 16 de junho de 2023 às 16:39 / Atualizado em 16 de junho de 2023 às 16:39
Membros da CET-ES. Foto: HM Comunicação.

A Câmara Empresarial de Turismo do Espírito Santo (CET-ES) foi reinstalada através de uma parceria da Fecomércio-ES com o governo do Estado. Durante cerimônia realizada na tarde dessa quarta-feira (14), – com presença do governador Renato Casagrande -, no Palácio Anchieta, em Vitória, foram empossados 23 membros da Câmara, que reúne representantes de diversos setores ligados à atividade turística.

“O turismo é uma atividade que depende do serviço público, mas também dos investimentos privados, dos empreendedores e empresários que fazem investimentos. Depende das pessoas que recebem bem, pessoas qualificadas. E o governo tem que fortalecer o sistema, tem que qualificar profissionais e investir nas políticas públicas, como infraestrutura e saneamento básico”, ressaltou o governador Renato Casagrande.

Ele ainda destacou a importância da divulgação das belezas do estado para a atração de mais turistas, e prometeu campanhas nacionais para divulgar esses atrativos para todo o país.

“Estamos situados entre estados gigantescos que têm belezas naturais e culturais enormes. O Espírito Santo tem potencial para atrair cada vez mais turistas, enquanto nós preparamos o Estado para os capixabas com obras importantes, como a Orla Azul de Anchieta, o engordamento da Praia de Meaípe, a retomada do Sistema Aquaviário e implantação da Ciclovia da Vida na Terceira Ponte.”

A CET-ES será um espaço de priorização e cooperação entre os entes privados, buscando dinamizar os atrativos turísticos do Estado, consolidados e potenciais, com o objetivo de fortalecer o comércio e os serviços, base empresarial da Fecomércio-ES. A câmara tem entre os seus membros empresários e representantes de setores ligados ao turismo como eventos, agências de viagens, hotéis, bares e restaurantes, transportes e outros.

O presidente da Fecomércio-ES, Idalberto Moro. Foto: Marcos Salles.

O presidente da Fecomércio-ES, Idalberto Moro ressaltou que a CET-ES fortalece a representatividade da federação no turismo e amplia as possibilidades de diálogo com todas as instâncias do setor. Ele lembra que o movimento de fomentar o turismo no Estado começou com o Vai Turismo, um programa nacional da Confederação Nacional de Comércio (CNC), a qual a Fecomércio-ES faz parte.

“Foi esse projeto que fez com que o tema tivesse mais notoriedade em pautas nacionais e chegassem a iniciativas regionais, como o Vai Capixaba, que ganhou força e surgiu para o desenvolvimento de ações visando impulsionar os negócios do setor”.

Nilton Basílio, Pablo Lira, Gedson e Weverson Meireles

A Câmara Empresarial de Turismo também vai contribuir para a formulação e execução de projetos e políticas públicas para o setor em bases sustentáveis, apoiando a formação de recursos humanos para o setor privado e governo, assim como propor estudos técnicos para divulgar informações que auxiliem na melhor compreensão das atividades turísticas e seu papel para a economia.

Para o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, a divisão dos papéis na formulação das política para turismo é fundamental para o crescimento do setor. “É muito importante cada um ter um papel no desenvolvimento do turismo, não é só feito pelo governo, que tem uma tarefa de construir as políticas públicas e dar diretrizes, mas a iniciativa privada é o que faz o turismo acontecer, e esse é o papel dessa Câmara liderada pela Fecomércio”, afirmou.

Já Gustavo Guimarães, vice-presidente do Sindicato de Hotéis e Meios de Hospedagem do Espírito Santo (Sindihotéis), reforçou a importância da reinstalação da Câmara para o desenvolvimento do setor de hotéis.

“Esse entendimento que a Fecomércio faz, posiciona a hotelaria num lugar de protagonismo e também mostra o desprendimento e a intenção de fazer essa bola girar que a Fecomércio tem”, elogiou.

Também estiveram presentes, o secretário de Estado do Turismo, Weverson Meirelles; o presidente da Fecomércio-ES, Idalberto Moro; o secretário-executivo da CET-ES, José Antônio Bof Buffon; o presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Alexandre Sampaio; além de lideranças empresariais e do setor do turismo.

Veja também

WhatsApp-Image-2024-04-19-at-09.33.19

ES Gás investirá R$ 50 milhões na implantação de rede de gás em Guarapari

mulher-lendo

Dia Mundial do Livro: confira 8 obras sobre saúde feminina para melhorar a relação com seu corpo

Moqueca-servida-em-Anchieta_9070

Rota dos Sabores: Espírito Santo tem diversidade gastronômica para todos os gostos

doações RB capa

Escola Rui Barbosa une solidariedade e carinho em forma de doações

Campanha para arrecadar roupas e calçados ganhou traço marcante da escola

meaipe-nova-orla-projeto

Meaípe vai ganhar nova orla e Festival de Frutos do Mar para atrair mais turistas

DSC_5545-1

Jornalista lança livro sobre festival de música que marcou Guarapari nos anos 70