Anúncio
Sou-Header_Site_BonApetit

Bom apetite

Galeto Assado com Ervas e Limão Siciliano

Publicado em 14 de novembro de 2020 às 09:00
Atualizado em 14 de novembro de 2020 às 09:03
Anúncio

por Chef Soraia Marracini

 O galeto é uma refeição típica das zonas de colonização italiana do Centro-sul do Brasil. O nome real da iguaria na Itália é “passarinhada”, mas os pássaros foram substituídos por pequenos frangos chamados galetos. Galeto, ou frango de leite, é a ave até no máximo 3 meses de idade e pesando entre 400g e 800g. Tem carne macia, com cartilagens e ossos moles, pouca gordura e sabor suave; cozinha com bastante rapidez. As melhores formas de prepará-lo são grelhar, assar ou fritar. Em geral é feito na brasa. Galeto ao primo canto é um prato tradicional da cozinha gaúcha.

Galeto. Foto: Reprodução.

De digestão mais fácil do que a carne bovina, a carne de frango está entre as opções de proteínas preferidas para as dietas. Ela tem uma quantidade menor de gordura saturada do que a carne de boi. Nela encontramos uma grande variedade de vitaminas, especialmente as do complexo B, essenciais para nosso metabolismo celular, em especial  a niacina (B3) que é uma proteção contra o câncer, e a B6 que ajuda a manter a saúde do coração. Além de ferro e fósforo e proteínas.

Na hora de comprar, de preferência à carne resfriada, lave bem para que nada interfira no sabor da preparação e evite condimentos industrializados, dando preferência a temperos caseiros. Nossa receita de hoje é simples e extremamente saborosa podendo com muita classe, substituir o tradicional peru de natal.

Ingredientes para o fundo de aves

1,5kg carcáça de frango

2 água fria

mirepoix (60g cebola,60 g cenoura,60g salsão, 60 de alho poró)

1 sachet d’épices (um saquinho de gaze com ervas e especiarias, como louro,pimenta do reino em grãos,talos de salsa e tomilho.

Coloque a carcaça em uma panela com água fria,cozinhe em fogo muito brando, sem deixar entrar em ebulição total, escumando as impurezas que vão para a superfície por 1 hora, adicione o mirepoix e o sache d’épices, e cozinhe por mais 1 hora. Coe e reserve.

Galeto

20g manteiga sem sal

20 ml azeite

1 colher(chá) salsa picada

1 colher(chá) alecrim picado

1 colher(chá) folhas de tomilho

Raspa e suco de dois limões-sicilianos

1 dedo de moça sem sementes picada

2 galetos limpos, lavados e secos.

250ml fundo de carne

Sal e pimenta do reino moída na hora

Faça uma pasta com a manteiga, as ervas, o azeite, a pimenta, as raspas e um pouco do suco dos limões,o sal e a pimenta e esfregue nos galetos por dentro e por fora, inclusive em baixo da pele, tomando cuidado para não rasgá-la. Amarre as extremidades das coxas. Coloque em uma assadeira e regue com o restante do suco de limão. Asse em forno preaquecido à 220 graus por 15 minutos ou até dourar. Abaixe o forno para 180 graus, cubra com papel alumínio e asse por mais 1 hora, regando ocasionalmente com o fundo de ave. Quando retirar do forno, coe o molho da assadeira e sirva à parte. Bom apetite!

Chef Soraia Marracini. Foto: Marcelo Moryan.
Anúncio

Veja também

man-and-woman-working-out-together-at-the-gym

Hipertrofia: ganho de peso saudável também requer determinação e paciência

Bacalhau-Brisamare-Risa

Cardápio solidário: restaurante de Guarapari fará doação ao Recanto dos Idosos

Anúncio
HM-Comunicacao

“Somos HM Comunicação”; com duas décadas de atuação, agência apresenta novidades

as-sinais-de-autismo_15864_l

Abril Azul: identificação precoce de sinais é fundamental para sucesso no tratamento do autismo

Black woman take care of her beautiful skin. Young african woman applying moisturizer on her face while standing in front of the mirror. Smiling black natural girl holding little jar of skin lotion in bathroom for beauty treatment routine.

Como está sua rotina de skincare? Especialista dá as dicas

My preparing for active day

Com orientação profissional, suplementação alimentar é aliada do corpo saudável