Anúncio
Sou-Header_Site_BonApetit

Bom apetite

Galeto Assado com Ervas e Limão Siciliano

Publicado em 14 de novembro de 2020 às 09:00
Atualizado em 14 de novembro de 2020 às 09:03
Anúncio

por Chef Soraia Marracini

 O galeto é uma refeição típica das zonas de colonização italiana do Centro-sul do Brasil. O nome real da iguaria na Itália é “passarinhada”, mas os pássaros foram substituídos por pequenos frangos chamados galetos. Galeto, ou frango de leite, é a ave até no máximo 3 meses de idade e pesando entre 400g e 800g. Tem carne macia, com cartilagens e ossos moles, pouca gordura e sabor suave; cozinha com bastante rapidez. As melhores formas de prepará-lo são grelhar, assar ou fritar. Em geral é feito na brasa. Galeto ao primo canto é um prato tradicional da cozinha gaúcha.

Galeto. Foto: Reprodução.

De digestão mais fácil do que a carne bovina, a carne de frango está entre as opções de proteínas preferidas para as dietas. Ela tem uma quantidade menor de gordura saturada do que a carne de boi. Nela encontramos uma grande variedade de vitaminas, especialmente as do complexo B, essenciais para nosso metabolismo celular, em especial  a niacina (B3) que é uma proteção contra o câncer, e a B6 que ajuda a manter a saúde do coração. Além de ferro e fósforo e proteínas.

Na hora de comprar, de preferência à carne resfriada, lave bem para que nada interfira no sabor da preparação e evite condimentos industrializados, dando preferência a temperos caseiros. Nossa receita de hoje é simples e extremamente saborosa podendo com muita classe, substituir o tradicional peru de natal.

Ingredientes para o fundo de aves

1,5kg carcáça de frango

2 água fria

mirepoix (60g cebola,60 g cenoura,60g salsão, 60 de alho poró)

1 sachet d’épices (um saquinho de gaze com ervas e especiarias, como louro,pimenta do reino em grãos,talos de salsa e tomilho.

Coloque a carcaça em uma panela com água fria,cozinhe em fogo muito brando, sem deixar entrar em ebulição total, escumando as impurezas que vão para a superfície por 1 hora, adicione o mirepoix e o sache d’épices, e cozinhe por mais 1 hora. Coe e reserve.

Galeto

20g manteiga sem sal

20 ml azeite

1 colher(chá) salsa picada

1 colher(chá) alecrim picado

1 colher(chá) folhas de tomilho

Raspa e suco de dois limões-sicilianos

1 dedo de moça sem sementes picada

2 galetos limpos, lavados e secos.

250ml fundo de carne

Sal e pimenta do reino moída na hora

Faça uma pasta com a manteiga, as ervas, o azeite, a pimenta, as raspas e um pouco do suco dos limões,o sal e a pimenta e esfregue nos galetos por dentro e por fora, inclusive em baixo da pele, tomando cuidado para não rasgá-la. Amarre as extremidades das coxas. Coloque em uma assadeira e regue com o restante do suco de limão. Asse em forno preaquecido à 220 graus por 15 minutos ou até dourar. Abaixe o forno para 180 graus, cubra com papel alumínio e asse por mais 1 hora, regando ocasionalmente com o fundo de ave. Quando retirar do forno, coe o molho da assadeira e sirva à parte. Bom apetite!

Chef Soraia Marracini. Foto: Marcelo Moryan.
Anúncio

Veja também

gestante

Exercícios na gestação: o que não te contaram

Ailana Vilela_capa

Antes do retorno, Samarco implanta o “Força Local”

Anúncio
azul-conecta-voo

Voos diretos para Guarapari

negros

Novembro Negro: conheça algumas expressões racistas e seus significados

socorro quero bolo (1)

Venda de bolos liberta mulher da depressão

Fábio Novaes Sicoob

O que é e o que muda com Pix