Anúncio
Sou-Header_Site_BonApetit

Bom apetite

Frango com quiabo

Publicado em 10 de outubro de 2020 às 09:00
Atualizado em 10 de outubro de 2020 às 09:01
Anúncio

por Chef Soraia Marracini

O frango com quiabo é um prato icônico de Minas Gerais. É uma verdadeira paixão dos mineiros, que também se tornou querido em todo o país. É delicioso e extremamente nutritivo.

Alguns mineiros dizem que sua origem é indígena, outros acreditam que foram os africanos que nos trouxeram a iguaria, porém é um ensopado, que é típico de Portugal. A grande verdade é que a culinária brasileira tem influência fortíssima dos índios, africanos e portugueses. O prato surgiu em Minas, por causa das dificuldades do Estado em trazer alimentos dos grandes centros no século XIX. Era preparado por colonos com animais criados nos quintais. A famosa galinha caipira, e servido com angu pois havia fartura de milho nas roças.

Frango com quiabo e polenta. Foto: Reprodução.

O quiabo também era farto nas plantações. É um fruto rico em vitaminas A, C, B6, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, sódio e potássio. É bom para prevenir problemas cardíacos, faz bem para o cérebro, ajuda na imunidade, além de contribuir para o bom funcionamento do intestino, por ter bastante fibra. É também muito pouco calórico.

Algumas pessoas gostam com a baba, mas a maioria não. Uma dica para tirar a baba sem precisar fritar para não deixar o prato muito gorduroso: pique o quiabo em pedaços médios, coloque numa vasilha com água morna e deixe por uns 15 minutos. Mexa de vez em quando. Ao final, retire o quiabo e seque com papel toalha. A água vai ficar com toda a baba, que serve para fazer hidratação no cabelo. É só acrescentar um pouco de creme.

O quiabo pode ser feito em refogados, saladas, farofas, conservas e em diversos tipos de ensopados. Aqui, uma receita que para mim, como boa mineira que sou, tem gosto de infância.

Ingredientes

1 kg de coxa e sobrecoxa de frango

600g quiabo picado em pedaços médios

300g cebola picada

5 dentes de alho picadinho

3 colheres (s) de óleo

1 colher (sobremesa) de colorau

1 tomate picado

Suco de 1 limão

2 colheres (s) de salsa picada

2 colheres (s) cebolinha picada

Sal e pimenta a gosto.

Preparo

Passe o suco de limão nos cortes de frango, deixe por 3 minutos, lave-os e tempere com sal e pimenta e deixe descansar por 5 minutos. Em uma panela, aqueça 2 colheres de óleo e frite o frango para dourar. Reserve. Na mesma panela, coloque o restante do óleo e acrescente o alho, a cebola e o colorau. Refogue por 2 minutos e junte o frango, o tomate e refogue. Acrescente um pouco de água (o suficiente para cobrir o frango). Deixe cozinhar até o frango ficar macio. Vigie para não deixar secar. Junte o quiabo e matade do cheiro verde. Após 2 minutos, corrija o tempero e cozinhe até o quiabo ficar macio. É um “braseado”, ou seja, um ensopado com pouco caldo. Salpique o restante do cheiro verde e sirva com arroz branco e angu.

O angu é como a polenta, só que não leva tempero. Divirta-se!

Chef Soraia Marracini. Foto: Marcelo Moryan.
Anúncio

Veja também

man-and-woman-working-out-together-at-the-gym

Hipertrofia: ganho de peso saudável também requer determinação e paciência

Bacalhau-Brisamare-Risa

Cardápio solidário: restaurante de Guarapari fará doação ao Recanto dos Idosos

Anúncio
HM-Comunicacao

“Somos HM Comunicação”; com duas décadas de atuação, agência apresenta novidades

as-sinais-de-autismo_15864_l

Abril Azul: identificação precoce de sinais é fundamental para sucesso no tratamento do autismo

Black woman take care of her beautiful skin. Young african woman applying moisturizer on her face while standing in front of the mirror. Smiling black natural girl holding little jar of skin lotion in bathroom for beauty treatment routine.

Como está sua rotina de skincare? Especialista dá as dicas

My preparing for active day

Com orientação profissional, suplementação alimentar é aliada do corpo saudável