Anúncio

Estudantes entregam tampinhas recicláveis para voluntárias de 81 e 93 anos

por Pedro Henrique Oliveira

Publicado em 6 de outubro de 2023 às 16:57 / Atualizado em 6 de outubro de 2023 às 16:59
Fotos: HM Comunicação

Alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental da escola Jesus Menino, em Guarapari, realizaram no último dia 28 de setembro a entrega de tampinhas recicláveis para duas voluntárias muito especiais da causa. Dona Sônia Garcia e dona Lisaltina Scardua – de 81 e 93 anos, respectivamente, são dois exemplos de dedicação a importantes causas ambientais e sociais.

No encontro, que aconteceu no laboratório de ciências da escola, onde é armazenada a maior parte dos materiais coletados pelos próprios estudantes, os pequenos tiveram a oportunidade de ouvir um pouco sobre a importância da reciclagem e o comprometimento com a vida dos animais e o futuro do planeta.

As tampinhas são coletadas, separadas por cor e vendidas. O dinheiro da comercialização dos materiais é destinado para o projeto Guaratampinhas, que realiza castração de animais de rua.

“Eu acho importante as crianças participarem porque ela são o nosso futuro e têm que aprender logo cedo a cuidar da natureza, senão o que vai acontecer? Se já estamos no estado atual vendo que o meio ambiente está abandonado. E a criança absorve mais facilmente, uma ação dessa é sempre bem-vinda. Além de eles ficarem felizes, a natureza agradece”, explicou dona Sônia.

A ideia de integrar as crianças na coleta das tampinhas partiu da professora Cristiane Taveira, que leciona há 32 anos na escola. Ela explica que o cuidado com o meio ambiente surgiu em casa, com um tio que trabalhava na Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis (Asscamarg), e decidiu levar esse compromisso para os alunos.

“Ele começou a juntar o material em casa e veio essa conscientização e eu resolvi levar para a sala de aula, onde tem uma caixa, que todo o papel produzido de recorte é colocado e levado para o coletor de reciclagem”, afirma.

A professora Cristiane com alunos.

Há cerca de três anos, Cristiane tomou conhecimento do Guaratampinhas e aproveitou a prática sustentável para passar a coletar tampinhas, que são direcionadas exclusivamente para o projeto.

A professora ainda acrescenta que a adesão dos pequenos foi grande, inclusive de outras turmas. “Tem uns que juntam em casa e trazem, outros que, na hora do recreio, separam. Quando eles acabam o dever na sala, eles pegam para separar por cor, que é para ajudar nessa separação. Eles adoram.”

Impacto zero

Cristiane Taveira, Maria da Glória Lopes (Pretinha), Lisaltina Scardua, Sônia Garcia, Cerli Magnano e Elisa Santos.

Além do compromisso com a coleta das tampinhas, a escola Jesus Menino, durante anos, tem colocado em prática projetos que resultem em um espaço mais sustentável, como explicou a fundadora da instituição, Maria da Glória Lopes da Rocha, conhecida como Pretinha.

“Eu tenho o projeto impresso, pois vamos participar de um concurso promovido pelo Sinepe (Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do ES), que premia projetos que favoreçam o meio ambiente e tenham cunho social. Já existe há muitos anos e, com o tempo, a escola foi aprimorando”, conta.

Segundo ela, a escola já promove ações pontuais voltadas para o meio ambiente, como é o caso da parceria com o Sr. Amarílio, que recolhe papéis e materiais didáticos descartados para reciclar e comprar cestas básicas. Além disso, o projeto arquitetônico da sede mais recente da instituição também foi idealizado com uma caixa coletora da água da chuva para reaproveitamento e, agora, com energia solar.

Veja também

IMG_0795

Está chegando a hora! Faltam três dias para o Baile da Sou

traballhar-em-destaque

Enxergar e se reconhecer: Óticas Sara chegam com estilo e qualidade a Guarapari

USAR-ESTA-FOTO

A nutri te ensina: Mamãe em forma – é possível recuperar a boa forma após o parto?

d20b55c1-2cef-4766-928f-80d82fef7ea8

Em clima de debutante, Brilho das Noivas apresenta nova coleção

20240410_111048-1

O melhor bolo da cidade! A Minha Avó Fazia ganha espaço físico em Guarapari

usar-esta-destacada

Muquiçaba ganha uma loja completa em produtos de puericultura, enxoval e vestuário para crianças

A puericultura trata do cuidado de crianças nos primeiros anos de vida e engloba produtos que vão desde a amamentação até a higiene, passando por itens de segurança e alimentação, por exemplo