Anúncio

Estudantes entregam tampinhas recicláveis para voluntárias de 81 e 93 anos

por Pedro Henrique Oliveira

Publicado em 6 de outubro de 2023 às 16:57 / Atualizado em 6 de outubro de 2023 às 16:59
Fotos: HM Comunicação

Alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental da escola Jesus Menino, em Guarapari, realizaram no último dia 28 de setembro a entrega de tampinhas recicláveis para duas voluntárias muito especiais da causa. Dona Sônia Garcia e dona Lisaltina Scardua – de 81 e 93 anos, respectivamente, são dois exemplos de dedicação a importantes causas ambientais e sociais.

No encontro, que aconteceu no laboratório de ciências da escola, onde é armazenada a maior parte dos materiais coletados pelos próprios estudantes, os pequenos tiveram a oportunidade de ouvir um pouco sobre a importância da reciclagem e o comprometimento com a vida dos animais e o futuro do planeta.

As tampinhas são coletadas, separadas por cor e vendidas. O dinheiro da comercialização dos materiais é destinado para o projeto Guaratampinhas, que realiza castração de animais de rua.

Anúncio

“Eu acho importante as crianças participarem porque ela são o nosso futuro e têm que aprender logo cedo a cuidar da natureza, senão o que vai acontecer? Se já estamos no estado atual vendo que o meio ambiente está abandonado. E a criança absorve mais facilmente, uma ação dessa é sempre bem-vinda. Além de eles ficarem felizes, a natureza agradece”, explicou dona Sônia.

A ideia de integrar as crianças na coleta das tampinhas partiu da professora Cristiane Taveira, que leciona há 32 anos na escola. Ela explica que o cuidado com o meio ambiente surgiu em casa, com um tio que trabalhava na Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis (Asscamarg), e decidiu levar esse compromisso para os alunos.

“Ele começou a juntar o material em casa e veio essa conscientização e eu resolvi levar para a sala de aula, onde tem uma caixa, que todo o papel produzido de recorte é colocado e levado para o coletor de reciclagem”, afirma.

A professora Cristiane com alunos.

Há cerca de três anos, Cristiane tomou conhecimento do Guaratampinhas e aproveitou a prática sustentável para passar a coletar tampinhas, que são direcionadas exclusivamente para o projeto.

A professora ainda acrescenta que a adesão dos pequenos foi grande, inclusive de outras turmas. “Tem uns que juntam em casa e trazem, outros que, na hora do recreio, separam. Quando eles acabam o dever na sala, eles pegam para separar por cor, que é para ajudar nessa separação. Eles adoram.”

Impacto zero

Cristiane Taveira, Maria da Glória Lopes (Pretinha), Lisaltina Scardua, Sônia Garcia, Cerli Magnano e Elisa Santos.

Além do compromisso com a coleta das tampinhas, a escola Jesus Menino, durante anos, tem colocado em prática projetos que resultem em um espaço mais sustentável, como explicou a fundadora da instituição, Maria da Glória Lopes da Rocha, conhecida como Pretinha.

“Eu tenho o projeto impresso, pois vamos participar de um concurso promovido pelo Sinepe (Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do ES), que premia projetos que favoreçam o meio ambiente e tenham cunho social. Já existe há muitos anos e, com o tempo, a escola foi aprimorando”, conta.

Segundo ela, a escola já promove ações pontuais voltadas para o meio ambiente, como é o caso da parceria com o Sr. Amarílio, que recolhe papéis e materiais didáticos descartados para reciclar e comprar cestas básicas. Além disso, o projeto arquitetônico da sede mais recente da instituição também foi idealizado com uma caixa coletora da água da chuva para reaproveitamento e, agora, com energia solar.

Anúncio

Veja também

ZVE02560

São elas! Na linha de frente por justiça, igualdade e garantia dos direitos da mulher

Speed Festival 01 - Marcela Sampaio

Guarapari recebe 4ª edição do Speed Festival com carros e motos de alta performance

Domingos Martins

Montanhas capixabas: conheça os destinos mais procurados na temporada de inverno

WhatsApp Image 2024-08-14 at 20.06.38

Passeios de escuna para observar baleias Jubarte em Guarapari

amig

Associação Amigos do Patrimônio de Guarapari procura voluntários para ampliar ações no município

unnamed

Circuito Capixaba de Cerveja Artesanal em Domigos Martins terá mais de 40 estilos diferentes da bebida

Anúncio

Anúncio