Anúncio

ESPECIAL SAÚDE: o poder dos alimentos

por Carolina Brasil

Publicado em 6 de julho de 2021 às 09:00
Atualizado em 6 de julho de 2021 às 09:02
Anúncio
Capa Sou 38ª edição: juntos em defesa da sua saúde! Fotos: HM Comunicação

A edição mais recente da Revista Sou reuniu um verdadeiro exército de profissionais para mostrar como cada área tem papel fundamental na qualidade de vida, na saúde física e mental, no bem-estar e, principalmente, no enfrentamento de uma situação emergencial como está sendo a atual pandemia por Covid-19. 

Se alimentar bem, praticar atividades físicas e de lazer, exercitar a mente e o espírito, cuidar da saúde como um todo e de forma setorial, trabalhar com qualidade e descansar regularmente; tudo isso feito de forma periódica e combinada pode evitar doenças e garantir uma vida saudável e o equilíbrio emocional. Mas você sabia que também pode ser o escudo que você precisa para que o seu corpo responda bem ao inesperado? 

Pois é. A seguir, como a nutrição adequada pode contribuir nesse sentido e também para o cotidiano de uma vida longa e satisfatória. 

O poder dos alimentos

Imagem ilustrativa | Reprodução Freepik

Comer faz nutrir o nosso corpo e também satisfaz os desejos do paladar. Se alimentar bem não é sinônimo de privação, mas significa saúde quando acontece de forma equilibrada. 

Isso porque, a função dos alimentos vai muito além de simplesmente nos manter saciados; uma alimentação saudável garante o funcionamento adequado de todo o corpo, além de ser primordial para o fortalecimento e a manutenção do sistema imunológico, impactando diretamente a saúde. 

Contudo, para se alimentar da forma correta é preciso disciplina e, muitas vezes, ajuda profissional; além de não ser uma tarefa fácil em meio à pandemia por Covid-19. “Cabe ao nutricionista, difundir hábitos alimentares saudáveis e facilitar a adoção por parte dos beneficiários no dia a dia e principalmente em tempos de pandemia, orientando sobre as escolhas e as quantidades corretas dos alimentos, procurando conhecer as necessidades do indivíduo e prescrever ou recomendar uma alimentação equilibrada e saudável, rica em nutrientes (vitaminas, minerais e fibras), com reduzidos valores de gorduras saturadas, açúcares e sódio. A má ou inadequada alimentação e a falta de atividade física contribuem para quadros de sobrepeso e obesidade, aumento das taxas sanguíneas, e o surgimento de doenças coronarianas, diabetes, hipertensão arterial e complicações para Covid-19 e outras doenças”, explicou a nutricionista Dra. Alcione de Jesus Moreira. 

Dra. Alcione de Jesus Moreira, nutricionista – CRN ES 10100766

A profissional destacou que a prática de bons hábitos alimentares conciliada aos exercícios físicos é essencial para manutenção da saúde como um todo, além de reforçar o sistema imunológico, protegendo o corpo das infecções.  “Devemos priorizar diariamente uma alimentação rica em frutas, verduras e outras substâncias que são fontes de vitamina, minerais e fibras alimentares, que proporcionam o funcionamento adequado do organismo. Os antioxidantes encontrados nestes alimentos combatem os radicais livres e acelerando a cicatrização do corpo; já os vegetais verdes escuros ajudam na formação dos glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo; os alimentos ricos em zinco, combatem de resfriados, gripes e outras doenças do sistema imunológico e auxiliam as artérias na prevenção de inflamações e infecções”, elencou Dra. Alcione de Jesus Moreira, especialista em Nutrição Clínica e Metabolismo, Nutrição Clínica Aplicada a Estética e MBA em Gestão de Negócios em Alimentos. 

A nutricionista lembra ainda que além de manter a capacidade adequada do organismo se defender de invasores como vírus, bactérias ou fungos que podem causar doenças, a boa alimentação tem outros benefícios como o aumento da disposição no dia a dia, funcionamento regular do intestino, melhora nas taxas sanguíneas e dores corporais, muitas das vezes causadas por excesso de toxinas liberadas pela má alimentação, falta de atividade física ou deficiência das vitaminas e minerais. 

Dra. Alcione de Jesus Moreira – CRN ES 10100766 | @nutriestetica.oficial

  • Av. Beira Mar, 208 – loja 02 – Praia do Morro: (27) 99665-8215 
  • MedicMais – Muquiçaba: (27) 3362-8173 / 99796-8064
Anúncio

Veja também

TRE-ES-

TRE-ES lança programa contra desinformação no processo eleitoral

A iniciativa servirá para combater notícias falsas

Geak-sede-1

Campanha para arrecadar roupas e alimentos é realizada por grupo espírita em Guarapari

Grupo está arrecadando também cestas básicas e cobertores

Anúncio
Lançamento do livro o jardineiro

Obra infantil tem ilustração de jovem autista de Guarapari

Nilton-Leite

Alerta: cuidados e observação são importantes mesmo após recuperação da Covid-19

Conversamos sobre o tema com o médico especialista em clínica médica, Dr Nilton Santos Leite

alimentacao_animal-obesidade_canina

Obesidade canina: dois passos para manter o peso saudável do animal

qiabo-gigapixel-6_00x

Receita: Frango com quiabo