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ESPECIAL SAÚDE: corpo saudável é corpo em movimento

por Carolina Brasil

Publicado em 5 de julho de 2021 às 09:00
Atualizado em 5 de julho de 2021 às 09:01
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Capa Sou 38ª edição: juntos em defesa da sua saúde! Fotos: HM Comunicação

A edição mais recente da Revista Sou reuniu um verdadeiro exército de profissionais para mostrar como cada área tem papel fundamental na qualidade de vida, na saúde física e mental, no bem-estar e, principalmente, no enfrentamento de uma situação emergencial como está sendo a atual pandemia por Covid-19.

Se alimentar bem, praticar atividades físicas e de lazer, exercitar a mente e o espírito, cuidar da saúde como um todo e de forma setorial, trabalhar com qualidade e descansar regularmente; tudo isso feito de forma periódica e combinada pode evitar doenças e garantir uma vida saudável e o equilíbrio emocional. Mas você sabia que também pode ser o escudo que você precisa para que o seu corpo responda bem ao inesperado? 

Pois é. A seguir, como a atividade física pode contribuir nesse sentido e também para o cotidiano de uma vida longa e satisfatória. 

Corpo saudável é corpo em movimento 

Imagem ilustrativa | Reprodução Pixabay

A lista de benefícios da prática regular de atividades físicas é extensa. Podemos citar, por exemplo, o auxílio na perda e na manutenção do peso; melhora no metabolismo e da imunidade; redução dos riscos de desenvolver doenças cardiovasculares e outras patologias; ganho de força e flexibilidade muscular; elevação da qualidade de vida e da autoestima.

Seja no dia a dia ou em situações atípicas como a dessa pandemia do novo coronavírus, o exercício físico é um aliado fundamental para evitar e/ou combater as infecções. Para os educadores físicos Leonardo Oliveira de Almeida e Jônatas Oliveira de Almeida, a atividade física fortalece o sistema imunológico que lida com problemas diários, combatendo vírus e bactérias. “Já é comprovado que a prática regular do exercício físico em ritmo moderado diminui as chances de infecções, fortalece o organismo e o sistema de defesa, além de contribuir para reduzir o risco de mortalidade de todas as causas e auxiliando no combate de várias doenças”, explicaram.

Leonardo chama a atenção sobre a regularidade e a intensidade dos exercícios para que sejam, de fato, eficazes e promovam os benefícios esperados. “Existem parâmetros mínimos estabelecidos pelos órgãos de saúde: para combater o sedentarismo em adultos, a recomendação semanal é de 150 a 300 minutos de atividade física aeróbica de moderada intensidade, em caso de atividade vigorosa, o tempo seria de 75 a 150 minutos por semana”, descreveu o profissional pós-graduado em Nutrição e Suplementação Esportiva.

Leonardo Oliveira de Almeida – CREF 008922-G/ES e Jônatas Oliveira de Almeida – CREF 004833-G/ES

Porém, não é para fazer a atividade de qualquer jeito, é preciso buscar algo que desperte interesse e suporte profissional. “Treinos realizados de forma intensa e sem recuperação/descanso adequado podem fazer efeito contrário, tornando o sistema imunológico mais fraco e deixando o corpo mais propício a infecções. O exercício feito de forma errada e o excesso de treino, conhecido como ‘overtraining’, podem trazer problemas graves. Somente um bom profissional pode orientar e prescrever de forma correta a agenda de treino de cada pessoa”, destacou Jônatas com pós-graduação em Fisiologia e Prescrição do Exercício.

Mas aqueles que não podem buscar um serviço especializado ou ainda, neste momento, preferem não frequentar espaços fechados e evitar contato com terceiros, existem alternativas de se manter ativo, especialmente com as atividades ao ar livre, com todos os cuidados de distanciamento, higiene e uso de máscara, claro! Caminhadas, passeios de bicicleta, corrida – desde que ciente de como fazer, salientaram os responsáveis pelo Essence Studio Personal, em Muquiçaba. “Separar 30 minutos por dia já vai ajudar a sair do sedentarismo e se manter ativo. As pessoas podem fazer também exercícios tradicionais: abdominal, flexão de braço e agachamento. Mas, na dúvida, o ideal é procurar a ajuda de um profissional de Educação Física para montar um plano de exercícios adequado”.

Essence Studio | Rua Heitor Lugon, 360 – Prainha de Muquiçaba – Guarapari/ES | (27) 3262-0667 

  • @essence.studiopersonal 
  • /essence.studiopersonal 
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