Anúncio

ESPECIAL SAÚDE: boca saudável para um corpo idem

por Carolina Brasil

Publicado em 9 de julho de 2021 às 09:00
Atualizado em 13 de julho de 2021 às 08:26
Anúncio
Capa Sou 38ª edição: juntos em defesa da sua saúde! Fotos: HM Comunicação

A edição mais recente da Revista Sou reuniu um verdadeiro exército de profissionais para mostrar como cada área tem papel fundamental na qualidade de vida, na saúde física e mental, no bem-estar e, principalmente, no enfrentamento de uma situação emergencial como está sendo a atual pandemia por Covid-19.

Se alimentar bem, praticar atividades físicas e de lazer, exercitar a mente e o espírito, cuidar da saúde como um todo e de forma setorial, trabalhar com qualidade e descansar regularmente; tudo isso feito de forma periódica e combinada pode evitar doenças e garantir uma vida saudável e o equilíbrio emocional. Mas você sabia que também pode ser o escudo que você precisa para que o seu corpo responda bem ao inesperado? 

Pois é. A seguir, como a saúde bucal pode contribuir nesse sentido e também para o cotidiano de uma vida longa e satisfatória. 

Boca saudável para um corpo idem 

Imagem ilustrativa | Reprodução Freepik

A frase “a saúde começa pela boca” é tão comum quanto verdadeira e, por esta razão, é fundamental reforçá-la a todo momento, ainda mais em uma situação de emergência em saúde trazida pela pandemia do novo coronavírus. 

Existem estudos que apontam algumas infecções bucais silenciosas como fatores de risco e agravamento para a Covi-19, ressaltando a importância da prevenção e do tratamento de problemas que possam surgir na cavidade bucal. “Tanto as questões mais simples como cáries, dente siso inflamado, gengivite, quanto as mais complexas como canais que não foram bem-sucedidos, dentes destruídos que precisam ser extraídos e doença periodontal (doença da gengiva), precisam de uma atenção especial para não se agravarem; essas condições quando não tratadas e em caso de internação em UTI, por exemplo, podem piorar um quadro de pneumonia, infecção e até mesmo endocardite bacteriana”, ressaltou Dra. Gabriella Rocio, cirurgiã-dentista. 

Gabriella destaca que, apesar da complexidade das complicações, a prevenção é muito simples. “Através das consultas periódicas ao dentista, que têm indicação de serem a cada seis meses, assim como o tratamento adequado de qualquer anormalidade; raio-x de controle, muito importante e indicado que seja feito anualmente; e também autocuidado, que é fazer a higiene bucal diariamente com fio dental e escovação feitos de da forma correta”, acrescentou. 

Dra. Gabriella Rocio – CRO 7277/ES 

Para a especialista em saúde bucal é fundamental que qualquer alteração, como dores ou sangramentos, as pessoas procurem a consulta com um profissional; tratar o quanto antes é a ação que vai contribuir para evitar mais um risco dessa pandemia que estamos enfrentando. “O cuidado com a saúde e a higiene bucal é muito importante, basta pensar que toda nossa alimentação ela se inicia pela boca. Se tem bactéria ou fungo fora dos níveis aceitáveis, isso acaba chegando ao organismo. Todas as estruturas da cavidade bucal, incluindo os dentes, estão ligadas com todo nosso sistema circulatório e imunológico; o que acontece na boca reflete no corpo”, afirmou Gabriella. 

Quanto aos sintomas que podem surgir na boca dos pacientes após a infecção por Covid-19, Gabriella explicou que ainda não existem pesquisas que apontem tal comprometimento, a única consequência do novo coronavírus na região bucal é a perda do paladar, que ainda não tem um protocolo de tratamento estabelecido, mas faz um alerta: “É preciso, para as pessoas que tiveram a Covid-19, que jogue fora e substitua todo aparato utilizado na rotina de higiene bucal, escova de dentes, limpador de língua e escova ortodôntica, por exemplo, após a cura para o vírus não continue a proliferar na região”. 

Dra. Gabriella Rocio – CRO 7277/ES

  • Av. Beira Mar, 1922 | Shopping Beira Mar – Loja 28 – Praia do Morro - Guarapari/ES
  • 27 9 9996.4625 / 27 3162.1632
  • @dragabirocio
  • /Gabriella Rocio – consultório odontológico 
Anúncio

Veja também

Cachorro-gripe-Petlove

Meu cão também fica gripado?

eventos-noiva-por-um-dia

De Cerimonialista a Noiva: assessoras de eventos de Guarapari viram noivas por um dia

Anúncio
Sebastiao_Simoes_foto_zanete_dadalto

Planejamento e gestão estratégica para empresas

Convidamos Sebastião Simões para falar sobre o tema, especialmente voltado aos gestores que buscam performance de alto nível

evento-dia-de-noiva-2021-10-16-2

Cerimonialistas de Guarapari passam pela experiência de se sentirem noivas por um dia

Dra-Mara-Unilabfacil

Unilabfácil: se aprimorar em meio aos desafios da pandemia

Com a chegada da pandemia da Covid-19, setores ligados à saúde tiveram que aperfeiçoar processos e tornar atendimentos ainda mais humanos

Elisangela-Antonio-Fatima-e-Mayara

Paz Eterna 50 anos: atender bem é a chave do reconhecimento