Anúncio

Escritora de Guarapari desenvolve livros infantis com valores cristãos para superar impactos da pandemia

Tia Queila, como assina a autora, criou personagens com inspiração no próprio filho, de cinco anos

por Gislan Vitalino

Publicado em 27 de maio de 2022 às 11:59 / Atualizado em 27 de maio de 2022 às 12:13
Cultura Guarapari Autora Escritora Livros Infantis Bíblicos Cristão Bíblia Evangelho Evangélica Literatura Educação Infantil Leitura Mãe Família Filhos Davi Lucas Tia Queila
Fotos: acervo pessoal/divulgação.

Durante o período da pandemia da Covid-19, as restrições de circulação e distanciamento social acabaram por afastar a população do convívio social, o que se torna ainda mais impactante para as crianças. Incomodada pelo uso excessivo de smartphones e pelo tempo de exposição a telas do filho, uma mãe de Guarapari teve a ideia de criar uma história ilustrada, em conjunto com o filho, reforçando os valores cristãos e familiares em que acreditam.

O resultado são as três edições dos livrinhos da Turminha do Tinoco, personagem criado pela Queila Gama de Andrade, a Tia Queila, inspirado no filho Davi Lucas, na época com cinco anos. Nas histórias, o herói enfrenta vilões do cotidiano dos pequenos, como o Robô da Preguiça e o Grande Mentiroso.

“Como a proposta surgiu durante a pandemia e meu marido tinha precisado fechar o estabelecimento dele, nós não tínhamos recursos para pagar pela ilustração das histórias. Então, fui desenhando os personagens, ouvia as dicas do meu filho que me ajudou a cria-los e caracterizá-los, e depois pedi ajuda apenas para a digitalização”,contou Tia Queila.

Anúncio

As histórias, segundo ela, são fruto da experiência que viveu como educadora cristã. “São histórias com fundamentos bíblicos, ensinando valores e lições que as crianças precisam muito, principalmente hoje em dia. Além disso, o hábito da leitura aproxima as famílias. É algo que percebo como importante não só por conta da minha experiência familiar, mas por acompanhar diversas crianças e famílias, no trabalho que desenvolvemos com a educação bíblica”, explica a autora.

Os livros foram disponibilizados pela primeira vez em formato virtual (e-book) em julho de 2021, e lançados em formato físico em dois momentos, na igreja em que Queila congrega e no Espaço Cultural Tzion, ambos em setembro de 2021.

Agora, Queila se organiza para viver da arte que desenvolve. Recentemente, deixou o local em que trabalhava e se prepara para focar na produção de novas edições e atividades em torno dos livros e dos personagens. “Já estamos recebendo diversos convites para eventos, convites contar histórias, atividades em igrejas. Além disso, estamos integrando o time de artistas plásticos e literários do Iá – Movimento Cultural e, em breve teremos uma nova edição da Turminha do Tinoco disponível. Vamos focar nesse trabalho e, se Deus quiser, em breve vamos realizar mais um lançamento”, afirma Tia Queila.

Os livros estão disponíveis para venda em formato virtual na loja da Amazon.com e foram lançados de forma independente (sem editora), contando com o apoio da doutora em Letras, Poliana Calazans e com a diagramação de Mackele Nascimento. Para mais informações sobre os livros e consulta sobre os livros em formato físico, é possível entrar em contato diretamente com a Queila pelo telefone (27) 99874.0553.

Anúncio

Veja também

20240419_162717245_iOS

Pra te ver sorrir: Redescubra seu sorriso com Prótese Protocolo

A solução fixa para a perda total dos dentes

398268436_7033590039987151_7030942099758835422_n

Drinks e coquetéis que fazem do evento uma verdadeira festa

IMG_4079

14 anos de sucesso com sabor de qualidade

Lanchonete em Santa Mônica se destaca no segmento

Danilo-e-Nina

Loja física agrega facilidade e novas opções às delícias da Nina Fit Food

image

Sicoob Sul Litorâneo celebra 35 anos de fundação do Sicoob ES

composition-with-delicious-brazilian-food-close-up

Bom Apetite: Feijoada

Anúncio

Anúncio