Anúncio

Escola Rui Barbosa: tradição e excelência

por Redação Revista Sou

Publicado em 19 de dezembro de 2023 às 11:00 / Atualizado em 19 de dezembro de 2023 às 11:31

Corpo docente, funcionários, alunos e toda diretoria são reflexos do que representa a Escola Rui Barbosa, interna e externamente. Com espaço físico privilegiado, arborizado, amplo, confortável e acolhedor, as atividades em sala e o convívio social é algo prazeroso e fundamental no rendimento escolar. E quando isso se soma a um ensino de alta qua­lidade, o resultado só pode ser o de alunos totalmente capazes de transformarem desafios em grandes conquistas.

A partir da sua fundação e até os dias atuais, a Escola Rui Barbosa fincou raízes, se consolidou e tornou-se referência para todos que desejam uma educação de alto nível e que respeita o ser humano.

66 anos de história

Fundada exatamente no dia em 31 de maio de 1958, em 2024 a Escola Rui Barbosa completará 66 anos de fundação em Guarapari. Nessa trajetória, fez parte da vida acadêmica de muitos profissionais dedicados e pessoas de bem que ajudou a formar. Enquanto segue evoluindo, mantém viva a essência de ensinar com amor, seriedade e maestria.

Em 2009 a Escola Rui Barbosa adotou o formato atual, com turmas do Ensino Fundamental I e II, do 1º ano ao 9º ano. Porém, em todos esses anos de existência, mantém a preocupação com uma educação de qualidade, que corresponda às expectativas de pais e estudantes, se modernizando e acompanhando as inovações tecnológicas, sendo exemplo de uma instituição que abrange, não apenas o conhecimento cognitivo, mas também a ética, o respeito, a disciplina, o convívio social e a formação de cidadãos conscientes do papel que exercem na sociedade.

Tamanha GRANDEZA só poderia existir a partir de um lindo SONHO. Quando jovem e com o curso de Normalista recém-concluído, Dona Dulcy Granja de Lima, fundadora da instituição, tinha o desejo de ensinar. A transformação em realidade veio por esforços próprios e com a ajuda do pai, se materializando na construção do chamado “Barracão de Aprendizagem”, conhecido assim, pelas características da estrutura na época.

Linha do tempo

1958 – Inicialmente, a escola funcionava em um barracão, chamado de “Barracão de Aprendizagem”.

1964 – A escola muda de local, com Jardim de Infância e Curso Primário e passa a funcionar no endereço em que se encontra até hoje.

1968 – A instituição passa a oferecer o curso Ginasial para moças e rapazes e o Normal só para moças, com a última turma de normalistas formada em 1975.

1974 – O curso de Assistente Administrativo é incluído na grade curricular da escola e, em seguida, o de Secretariado também.

1975 – O nome da escola muda para Colégio de Primeiro Grau Rui Barbosa, com cursos de pré-escola, primário e ginasial.

1994 – O Ensino Médio é implantado na Escola.

2008 – O Ensino Médio é extinto.

2009 a 2023 – Segue os parâmetros curriculares, adotando o Ensino Fundamental de 9 Anos.

Uniforme que marcou época

Marca registrada da Escola Rui Barbosa, o tradicional uniforme – saia plissada com blusa social para as meninas e calça e camisa social para os meninos – foi o mesmo durante 59 anos. Em 2018 ele foi modificado com intuito de modernizar-se e não gerar altos custos aos pais, já que a cada ano era mais difícil encontrar os tecidos e profissionais para a confecção das peças.

Veja também

argeoneherbst_parquepedraazul_domingosmartins_es_40733020655_o

Conheça cinco passeios apaixonantes para fazer no Espírito Santo

WhatsApp-Image-2024-04-19-at-09.33.19

ES Gás investirá R$ 50 milhões na implantação de rede de gás em Guarapari

mulher-lendo

Dia Mundial do Livro: confira 8 obras sobre saúde feminina para melhorar a relação com seu corpo

Moqueca-servida-em-Anchieta_9070

Rota dos Sabores: Espírito Santo tem diversidade gastronômica para todos os gostos

doações RB capa

Escola Rui Barbosa une solidariedade e carinho em forma de doações

Campanha para arrecadar roupas e calçados ganhou traço marcante da escola

meaipe-nova-orla-projeto

Meaípe vai ganhar nova orla e Festival de Frutos do Mar para atrair mais turistas