Anúncio

Empresários associados recebem capacitação do Sicoob

por Carolina Brasil

Publicado em 21 de dezembro de 2020 às 11:50
Atualizado em 21 de dezembro de 2020 às 11:51
Anúncio
Em 2019, 95 empresários foram capacitados pelo Sicoob Sul-Litorâneo. Fotos: Divulgação

Com o objetivo de promover a capacitação dos associados Pessoa Jurídica (PJ), oferecendo apoio para que potencialize os próprios negócios, o Sicoob desenvolve o programa Associado ao Negócio.

O programa Associado ao Negócio é feito em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Espírito Santo – Sescoop ES para ampliar a atuação das cooperativas junto às Micro e Pequenas Empresas sócias do Sicoob ES, promovendo ainda o desenvolvimento socioeconômico. Em 2019, por exemplo, o Sicoob Sul-Litorânea – que abrange as cidades de Alfredo Chaves, Iconha, Piúma, Guarapari, Anchieta, Itaipava, Itapemirim e Viana – capacitou 95 empresários associados, em um investimento de aproximadamente R$ 20 mil via FATES – Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social, previsto no estatuto da cooperativa e composto por um percentual das sobras apuradas no exercício daquele ano.

Para Fábio Antônio Novaes, presidente do Sicoob Sul-Litorâneo, essa é uma via de mão dupla. “A medida em que damos a oportunidade ao nosso sócio PJ que, inclusive, vem crescendo substancialmente dentro da cooperativa, vemos o crescimento desse empresário e dessa empresa que também passa a realizar mais tratativas. Além disso, essa promoção de conhecimento traz mais assertividade na gestão do negócio, aumentando a produtividade. Não podemos esquecer que, diferente de outras instituições, aqui o associado é dono”, explicou.

Em cinco anos, mais de 400 pessoas foram capacitadas.

O programa é composto de duas fases – I, focada no negócio, e II, voltada para gestão e liderança. São quatro módulos presenciais, onde os principais temas abordados são: as características do comportamento empreendedor, quando o empresário tem a oportunidade de fazer uma reflexão sobre o papel dele a frente ao negócio; gestão financeira, que compreende dois módulos, oportunizando ao participante aprender sobre controles financeiros e indicadores de eficiência para sua empresa; e marketing e mercado, onde o conteúdo apresentado foca no posicionamento estratégico do negócio e no relacionamento com os clientes.

Em cinco anos, de 2014 a 2019, 401 pessoas foram capacitadas dentro do Sicoob Sul-Litorâneo. Em razão da pandemia, o programa não aconteceu em 2020, mas tem expectativa de retorno para o próximo ano; há estudos para viabilizar e aplicar uma versão virtual para alcançar um número maior de associados. As turmas são compostas por empreendedores convidados, mas os associados que tiverem interesse, podem procurar o Gerente na Agência e verificar a disponibilidade de vagas.

*matéria produzida para o folhaonline.es

Tags:

Anúncio

Veja também

Costela-com-barbecue

Costela suína ao molho barbecue

Korpus-2020 filme

Filme descortina Guarapari e celebra 30 anos de escola de dança

Anúncio
Portrait beautiful young asian woman happy smile with floating breakfast in tray on swimming pool

Cinco doenças comuns no verão que você pode evitar

Com cuidados básicos é possível se prevenir contra doenças como intoxicação alimentar, conjuntivite, otite, micose e dengue

marcos-massoterapeuta

Duas mãos pelo seu bem-estar geral

Sabores-Espaco-Buffet-5

Sabores e estrutura alinhados

Montagem - Toninha - Helaine - Adriana (capa)

Máscaras faciais: proteção e ferramenta para superar a crise