Anúncio

Empresários associados recebem capacitação do Sicoob

por Carolina Brasil

Publicado em 21 de dezembro de 2020 às 11:50
Atualizado em 21 de dezembro de 2020 às 11:51
Anúncio
Em 2019, 95 empresários foram capacitados pelo Sicoob Sul-Litorâneo. Fotos: Divulgação

Com o objetivo de promover a capacitação dos associados Pessoa Jurídica (PJ), oferecendo apoio para que potencialize os próprios negócios, o Sicoob desenvolve o programa Associado ao Negócio.

O programa Associado ao Negócio é feito em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Espírito Santo – Sescoop ES para ampliar a atuação das cooperativas junto às Micro e Pequenas Empresas sócias do Sicoob ES, promovendo ainda o desenvolvimento socioeconômico. Em 2019, por exemplo, o Sicoob Sul-Litorânea – que abrange as cidades de Alfredo Chaves, Iconha, Piúma, Guarapari, Anchieta, Itaipava, Itapemirim e Viana – capacitou 95 empresários associados, em um investimento de aproximadamente R$ 20 mil via FATES – Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social, previsto no estatuto da cooperativa e composto por um percentual das sobras apuradas no exercício daquele ano.

Para Fábio Antônio Novaes, presidente do Sicoob Sul-Litorâneo, essa é uma via de mão dupla. “A medida em que damos a oportunidade ao nosso sócio PJ que, inclusive, vem crescendo substancialmente dentro da cooperativa, vemos o crescimento desse empresário e dessa empresa que também passa a realizar mais tratativas. Além disso, essa promoção de conhecimento traz mais assertividade na gestão do negócio, aumentando a produtividade. Não podemos esquecer que, diferente de outras instituições, aqui o associado é dono”, explicou.

Em cinco anos, mais de 400 pessoas foram capacitadas.

O programa é composto de duas fases – I, focada no negócio, e II, voltada para gestão e liderança. São quatro módulos presenciais, onde os principais temas abordados são: as características do comportamento empreendedor, quando o empresário tem a oportunidade de fazer uma reflexão sobre o papel dele a frente ao negócio; gestão financeira, que compreende dois módulos, oportunizando ao participante aprender sobre controles financeiros e indicadores de eficiência para sua empresa; e marketing e mercado, onde o conteúdo apresentado foca no posicionamento estratégico do negócio e no relacionamento com os clientes.

Em cinco anos, de 2014 a 2019, 401 pessoas foram capacitadas dentro do Sicoob Sul-Litorâneo. Em razão da pandemia, o programa não aconteceu em 2020, mas tem expectativa de retorno para o próximo ano; há estudos para viabilizar e aplicar uma versão virtual para alcançar um número maior de associados. As turmas são compostas por empreendedores convidados, mas os associados que tiverem interesse, podem procurar o Gerente na Agência e verificar a disponibilidade de vagas.

*matéria produzida para o folhaonline.es

Tags:

Anúncio

Veja também

Fotos Marcos (1)

Tratamento com ventosas: alternativa de saúde e bem-estar

valendo -jesus-menino-guarapari-revista-sou-capa

Uma história, muitos capítulos…

Anúncio
Materia-autismo

Reaprendendo a ser mãe

Três moradoras de Guarapari contam os desafios e aprendizados da maternidade de crianças autistas

Sarau Cultural Rui Barbosa (11)

Sarau Cultural homenageia as mães e encerra trimestre letivo da Escola Rui Barbosa

A atividade interdisciplinar foi realizada com alunos dos 6º e 7º anos da instituição

oral clean 2

Clínica Studio Oral Clean: tecnologia e cuidado

tagarelas editada

De loja virtual à física: Tagarela’s Kids & teens

A loja infantojuvenil está consolidada no mundo virtual há seis anos, e chega ao universo presencial, atraindo clientes de todos os perfis